Tonha da Penha recebe homenagem de Érika V. Mendes assistente social

Out 05, 2022 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A assistente social Érica Vitor Mendes, endereçou uma carta aberta a Tonha da Penha, pessoa que se destaca na vida, por ajudar ao próximo ao longo de sua trajetória. Moradora do distrito de Penha de França, zona rural de Itamarandiba, Tonha já realizou diversos trabalhos, mas se destacou por realizar diversos trabalhos nas áreas culturais e sociais, ajudando ao próximo. Já atuou na Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Assistência Social de Itamarandiba. Confira a baixo a carta;

 

TONHA DA PENHA,

Uma voz que nunca se silenciou. Forte, determinada, ousada;  que sempre trouxe no olhar uma visão extraordinária dos objetivos que abraçou e lutou para vencer. Preconceitos, injustiças, não foram suficientes para lhe fazer desistir, ressignificou a dor e a transformou em amor.

Desistir, não faz parte de seu repertório, pois a cada tombo se levantava e trazia mais aprendizado, daquela tarefa sem o êxito esperado. No silêncio da noite sempre contou com seu fiel escudeiro que acolheu suas copiosas lágrimas e igualmente a confortou e acalentou com uma revigorante noite de sono.

Viveu em um mundo só seu, onde sempre ousou querer mais, exigir mais e contemplar mais, cada vitória alcançada. Vitória estas que não eram para si e sim para outrem, viveu em prol do seu semelhante, fez valer o mandamento de Cristo, “amar seu próximo como a ti mesmo”. Missão não fácil em tempos em que ter e melhor que ser.

Mas, Tonha da Penha, não veio a este mundo para seguir padrão, ela veio para desafiar o sistema, veio para mostra que sair da caixinha do comodismo e lutar pelo o que acredita vale realmente a pena. Se vestiu de amor por fora e por dentro e por isto fez resplandecer uma beleza única e que aquece o coração de tantas almas aflitas por sua luz.

Reinventou-se, quantas vezes lhe foi necessária, e a cada novo ciclo eis que, um novo brilho no olhar, um novo desafio a ser alcançando e uma nova semente de amor a ser semeada e colhida lhe dera mais força para perseguir seus sonhos.

Tonha da Penha veio para nos ensinar a perseguir nossos sonhos sem medo do resultado a ser alcançado. Parafraseando Cora Coralina foi “colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida”.

Seu maior legado neste mundo com toda certeza foi a semeadura de amor ao próximo, que para muitos poderia ser pouco demais, mas para quem recebeu sempre será lembrada pela grandiosidade da ação.

A você, nosso respeito e admiração por todos os seus ensinamentos com certeza nos inspiram há sermos cada dia melhores.

 

Érika Vitor Mendes

Assistente Social

Pós Graduada em Instrumentalidade do Serviço Social

Graduanda em Direito Previdenciário

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeBelezas da TerraTonha da Penha recebe homenagem de Érika V. Mendes assistente social