Educação
Avalie este item
(0 votos)
Polo Unopar Itamarandiba está fazendo aniversário, e lança matrícula grátis, mensalidade de R$149,00 reais cursos online e R$199,00 reais para cursos semipresenciais

Para você que sonha em realizar uma graduação, à hora é essa!

O polo Unopar Itamarandiba está fazendo aniversário, mas quem ganha o presente é você. Temos promoções que irão te ajudar na garantia de seu futuro.

Realizando seu vestibular conosco, você irá iniciar seus estudos imediatamente, receberá todos os nossos benefícios e ainda, com valores super acessíveis, que cabem no seu bolso.

 

          Matrícula grátis.

          Mensalidade de 149,00 para cursos 100% online.

          Mensalidade de 199,00 para cursos semipresenciais.

 

É isso mesmo, todas essas ofertas, com o empenho e dedicação que nossos alunos merecem. Mas atenção, oferta válida até 30 de Setembro.

E ai? Quer se inscrever? Entre em contato conosco. Não perca tempo.

 

Rua Turmalina, nº 155 - Florestal

Tel.: (38) 3521-1023/ (38) 992010123 / (38) 98846-7076

 

Unopar, mais perto para você ir mais longe!

Avalie este item
(0 votos)
Escola Estadual Padre João Afonso em 1º lugar da Superintendência de Diamantina no IDEB 2019 – Ensino Médio

A Escola Estadual Padre João Afonso está em festa!

 

Nesse contexto de pandemia, trabalho remoto e tantas outras dificuldades que assolam a sociedade, recebemos uma notícia que aqueceu nossos corações e nos encheu de muita alegria.

 

Arrasamos no Ideb 2019! O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

 

O Ensino Médio da nossa escola ficou em 1 lugar na SRE de Diamantina. E mais: No IDEB ficamos com 5.4. Melhor nota da SRE.

Quando analisamos o universo de 3670 escolas estaduais em Minas, ocupamos o 37 lugar.

 

O que dizer a quem fez e faz parte desse processo?

A gestão escolar agradece e reconhece o trabalho e a dedicação de cada um e cada uma, em todos os segmentos. Desde os pais até os estudantes, enfatizando toda a equipe de profissionais, que não medem esforços para que o melhor se instale na nossa realidade.

 

Como escola do campo, localizada num território tão cheio de belezas, mas também com todas as dificuldades próprias desse contexto, por vezes com tantos direitos negados, percebe que esse resultado veio para regar em nós a esperança de que estamos no caminho certo. De que, entre erros e acertos, nosso caminho tem sido conduzido com seriedade e respeito, valorizando os estudantes e buscando oferecê-los o que temos de melhor. E eles, por si só, tem nos ensinado tanto, de que não há dificuldade que não possa ser vencida quando se tem esforço e disciplina para buscar os ideais.

 

São muitos os resultados bons que alcançamos!

Cada estudante que passa no vestibular do sonho, cada estudante que decide permanecer no campo e faz esse lugar melhor, cada família que vem até a escola para nos confiar seus filhos e acreditar na educação como uma possibilidade... Tudo isso nos motiva a não desistir.

 

Padre João Afonso vem mostrando que, por meio da educação, é possível que mudanças aconteçam a curto e a longo prazo. Não é o início e nem o fim, é a caminhada, o passo firme, os pés no chão. Chegaremos muito mais longe com humildade, educação, diálogo e trabalho!

 

Nossa gratidão aos concluintes do 3º Ano do Ensino Médio 2019, que marcaram nossa escola com muitas conquistas! E aos estudantes que aqui estão, saibam que somos todos responsáveis por sermos a cada dia melhores e levarmos com orgulho o nome da nossa instituição. Nossa responsabilidade agora é mantermos os bons resultados alcançados e continuarmos essa trajetória de vitórias.

 

Agradecemos e lembramos também professores e outros servidores que tenham passado por nossa escola nesses anos, à Escola Municipal Núcleo Padre João Afonso e a cada escola por onde nossos estudantes tenham passado antes de chegar até nós. Escolas são bênçãos e, sobretudo nesse cenário de pandemia e ensino remoto, temos tido essa consciência.

 

Reforçamos nosso incentivo. Estudantes: não deixem de ler bons livros e estudar de verdade! Busquem, com todos os seus esforços, alcançarem aquilo que ninguém pode tirar: o conhecimento. Nós acreditamos em vocês e nos orgulhamos em fazer parte dessa equipe e em tê-los como nossos estudantes. Vale lembrar Gilvan Santos: “Não vou sair do campo pra poder ir pra escola, Educação do Campo é direito e não esmola!” Ou ainda o refrão do nosso hino que diz: “A educação é o caminho na luta pela liberdade, na cidade ou no campo, respeito à diversidade!”

 

Paulo Freire usa o conceito de inédito viável, nomeando algo que não aconteceu ainda, mas que poderá acontecer se houver inteligência para perceber em frestas das estruturas da sociedade, oportunidades para tal. É isso o que nossa escola está vivendo, o inédito viável por meio de estudantes, profissionais e famílias que levam a educação a sério. Uma escola que não para nas limitações, mas consolida-se cada vez mais nos princípios da Educação do Campo, fortalecendo a vez e a voz dos sujeitos dessa comunidade. Os protagonistas somos todos nós. E, a partir dessa consciência, muitas outras possibilidades se tornarão reais.

 

Obrigada, comunidade de Padre João Afonso e EEPJA!

Gestores e equipe de servidores da EEPJA

 

Referências

 

http://portal.inep.gov.br/ideb

Redação: Ângela Rita Teixeira

 

Prof. Ciências/Biologia EPJA

 

Avalie este item
(0 votos)
E. E. Coronel Jonas Câmara, é destaque no Estado de Minas, com 8,5 no IDEB de 2019, sendo 1º lugar em Itamarandiba e na regional

O IDEB, índice da educação básica é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice registrado nos anos iniciais  no país passou de 5,8, em 2017, para 5,9, em 2019, superando a meta nacional de 5,7 considerando tanto as escolas públicas quanto as particulares. Nesse cenário, a Escola Estadual Coronel Jonas Câmara de Itamarandiba, tem se destacado enquanto instituição de excelência no cenário educacional. Desde a 1ª edição em 2005, os anos iniciais têm alcançado índices superiores ao da média nacional e em 2009 já superava a meta proposta pelo Ministério da Educação para 2021.

Na edição de 2019, cujos resultados foram divulgados no último dia 15/09, os anos iniciais do ensino fundamental obteve no IDEB a nota de 8,5, provavelmente uma das maiores do estado de Minas Gerais, em uma escala que vai de 0 a 10 segundo os padrões de qualidade elegidos pelo MEC, reforçando o nível de excelência educacional da referida instituição.

Nos anos finais do ensino fundamental, a escola também é destaque. Obteve 6,5 superando a média nacional e estadual para esse segmento de ensino. Resultados dessa magnitude reforçam o compromisso e o empenho de toda a comunidade escolar na oferta da educação pública de qualidade ao seus alunos desde 2005. É possível perceber pela análise dos dados, que a referida escola tem se mantido com níveis elevados no IDEB desde a sua primeira edição, melhorando significativamente os resultados e reafirmando a qualidade do trabalho que é gerenciado por todos os envolvidos nesse processo.

Segundo a supervisora pedagógica, Jakeline Leal Costa, a escola possui um contingente de fatores positivos que permitem o alcance desses resultados; “A escola conta com uma proposta pedagógica assertiva desde 2002, que é amplamente incorporada por todos os docentes que a difunde em sala de aula. Associado ao trabalho de qualidade, está o apoio da gestão, a parceria dos pais e o empenho dos alunos.” Disse.

“Toda a equipe sente-se imensamente honrada e orgulhosa com esses resultados. O compromisso de todos os envolvidos se converge para a concretização de uma prática social mais ampla, que é a formação dos nossos alunos. A crença e a certeza de que a escola publica pode de fato ser qualitativa, são elementos norteadores do trabalho dos envolvidos no processo educacional, que percebem a educação como fator de emancipação social dos alunos. Espera-se que resultados desse nível sejam mantidos e ou superados para que se fortaleça e se valorize a escola pública e para que mais alunos possam ser contemplados em sua formação, com o modelo de educação que valoriza o conhecimento, a ética, a justiça social, ou seja, a plena formação nossos educandos.”Disse Jakeline Leal Especialista em Educação da Escola Estadual Coronel Jonas Câmara, dos anos iniciais.

Avalie este item
(0 votos)
Polo Unopar Itamarandiba realiza cerimônia de Colação de Grau dos formandos 2019/2 e 2020/1

O Polo Itamarandiba da Universidade Pitágoras Unopar realizou neste sábado, dia 05 de setembro de 2020, a colação de grau dos formandos dos cursos de graduação na modalidade a distância: 2° Licenciatura em Pedagogia; 2° Licenciatura em Educação Física; Gestão Pública; Recursos Humanos e Serviços Jurídicos, Cartorários e  Notariais.

“Com todos os cuidados que o momento requer, fomos liberados pelo setor de vigilância sanitária de Itamarandiba, recebendo menos de 30 pessoas, todos fazendo uso de máscara, higienização das mãos e dos objetos compartilhados, resultando em uma cerimônia solene com duração de 45 minutos. Na ocasião, foram entregues os 11 diplomas aos concluintes.” Polo Unopar Itamarandiba.  

O polo agradece aos formandos por terem escolhido a Unopar, acreditando em seu modelo educacional e a todos os presentes por prestigiarem o evento.

Avalie este item
(0 votos)
E.E. Padre João Afonso realiza entrega dos kits de merenda para alunos da zona rural

A Escola Estadual de Padre João Afonso através de sua equipe gestora, tem desenvolvido importante trabalho nesse período de pandemia. Além das entregas dos kits de merenda, a escola tem dado apoio aos estudantes nas atividades propostas. Confira abaixo a carta direcionada à comunidade escolar de Padre João Afonso.

Carta à comunidade escolar da Escola Estadual Padre João Afonso

     Padre João Afonso, Agosto de 2020.

    Caríssimos pais, responsáveis, estudantes, servidores e comunidade local de Padre João Afonso,

Cordial abraço a cada família, com o desejo sincero de que todos estejam com saúde e paz, reforçando nosso anseio para que tudo isso passe logo e que possamos nos reencontrar na escola, quando essa pandemia for resolvida. Até lá, vamos encontrando outras formas de continuarmos nossa comunicação.

O motivo dessa carta é para falar sobre o compromisso que a EEPJA tem tido para que nossos estudantes tenham as melhores oportunidades possíveis nesse momento. Não medimos esforços pra que os PETs fossem impressos e entregues para cada estudante. Saímos em todas as comunidades fazendo essa entrega, contando com a ajuda de alguns servidores, que tem levado e trazido esse material, contribuindo com as pessoas que moram mais longe. Outros estudantes tem pegado esse material aqui na escola, com servidores atuando no portão, seguindo normas de higiene e segurança, a fim de preservar a saúde de todos.

                Sabemos das dificuldades para a realização das atividades, mas devemos incentivar os estudantes sobre a responsabilidade que esse momento requer. Ninguém escolheu viver a pandemia, mas devemos enfrentá-la de cabeça erguida. Estudantes: Não deixem de ler e resolver as atividades, ler bons livros, pesquisar nos livros, estudar por conta própria e lembrar que lá na frente, quando retornarmos, quem mais se dedicou durante esse tempo, terá mais facilidade em acompanhar o conteúdo e participar das aulas. Não podemos nos acomodar. Precisamos dar o melhor de nós em todas as nossas ações. É isso que a EEPJA vem fazendo, e sempre se propôs a fazer, para a garantia de dias melhores.

Pensando nisso e sabendo da realidade de difícil acesso de muitas famílias à escola, para evitar aglomerações, sempre pensando no bem estar das famílias, a EEPJA firmou parceria com alguns comerciantes locais da comunidade (que ganharam a licitação para a compra dos kits) e realizou a compra e a entrega dos kits da merenda escolar para todas as comunidades que são atendidas pela escola. Não foram medidos esforços para que isso acontecesse. As escolas utilizam os recursos federais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para adquirir os kits merenda escolar. Estes recursos financeiros foram acumulados durante os meses em que as atividades escolares presenciais estão suspensas, devido à pandemia da Covid-19. No entanto, outras escolas apenas compram e deixam nos comércios para as famílias pegarem. A EEPJA, em respeito às famílias, faz questão de diminuir as distâncias e facilitar essa entrega, porque reconhece a importância dessa ação para nossa comunidade.

Sendo assim, a EEPJA agradece a cada família que tem cumprido com a responsabilidade em realizar as atividades dos PETs, reafirma a importância de não deixar acumular essas atividades, para que os estudantes deem conta e não fiquem sobrecarregados, e está sempre pronta para o diálogo e a cooperação entre comunidade e escola. Os professores estão de plantão em seus dias de trabalho para atendimento às dúvidas dos estudantes no whatsapp e no aplicativo Conexão Escola.

Vamos caminhar juntos no enfrentamento dessa pandemia.

  O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.                                                               (Madre Teresa de Calcutá)

Atenciosamente,

Equipe Gestão Escolar.

 

 

Avalie este item
(0 votos)
Escola Estadual Betina Gomes realiza Mostra Literária para alunos e moradores da comunidade em Praça do distrito de Contrato

A Escola Estadual Betina Gomes, localizada no distrito de Contrato, em Itamarandiba, atende ensino fundamental, médio e Eja.

Nesse período de pandemia, está oferendo Regime especial de atividades não presenciais, seguindo a resolução SEE 4310/2020, a escola se reinventa, procurando uma forma de aproximar os alunos da realidade escolar.

No dia 21 de agosto, a escola realizou Mostras Literárias na praça da comunidade, seguindo as recomendações da OMS, em comemoração ao dia do folclore - 22 de agosto.

Dessa forma, a escola procura manter-se viva para a comunidade escolar e resgatar as tradições folclóricas.

Pagina 1 de 49

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeEducaçãoFaça sua inscrição na UNOPAR Pólo Itamarandiba e ganhe 30% de desconto em todo curso