Notícias da Região
Avalie este item
(0 votos)
Câmara Municipal de Itamarandiba comunica suspensão da aplicação das provas do Concurso Público

Diante do atual cenário da pandemia do Covid-19, a Câmara Municipal por meio da portaria de nº009/2020, resolveu suspender por tempo indeterminado, o concurso público para provimento de vagas no quadro da Câmara Municipal.

Os motivos para suspensão do concurso se baseiam na necessidade de medidas de prevenção de disseminação da doença e preservação da saúde da população itamarandibana.

O concurso possui um elevado numero de candidatos inscritos, o que inevitavelmente geraria aglomeração de pessoas, tendo a comissão organizadora entendido pela necessidade de aguardar um momento mais oportuno para garantir a segurança de todos.

Diante disso, o Presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba vem a público pedir desculpas pelo inconveniente, pois sabe que muitos estão se esforçando e dedicando para a realização da prova. No entanto espera a compreensão da população tendo em vista que os fundamentos para tal decisão são necessários e fundamentais neste cenário de pandemia.

Por fim, esclarecemos que aqueles que não possuírem mais o desejo de fazer a prova podem e devem pedir a restituição da taxa de inscrição. O candidato possui o prazo de 30 (trinta) dias a contar da publicação da portaria e através do site: https://www.exameconsultores.com.br/v3/ ele poderá preencher o formulário de restituição de taxa da inscrição.

Todas as informações necessárias estão previstas no capitulo VII do edital do concurso.

Avalie este item
(0 votos)
Prefeitura de Itamarandiba comunica suspensão da aplicação das provas do Concurso Público

A Prefeitura Municipal de Itamarandiba-MG vem a público informar que, em razão da pandemia de Covid-19, foi suspensa a aplicação das provas do Edital de Concurso Público nº 001/2020 - Prefeitura Municipal de Itamarandiba/MG. As provas seriam aplicadas no dia 31 de janeiro de 2021. 

Oportunamente uma nova data de realização das provas será definida, sempre visando a maior biossegurança a todos, ao passo que todas as formalidades para a publicidade da suspensão do certame seguem encaminhadas pela Prefeitura Municipal e pela banca examinadora do Concurso.

O Decreto 4780/2021 que discorre sobre a suspensão por prazo indeterminado do Concurso Público 001/2020 da Prefeitura itamarandibana pode ser visualizado e ou baixado acessando o link: https://drive.google.com/file/d/1U_klDeycmvAZfCvyy8NwGmVbZgQ_ta8_/view?usp=sharing

 

Itamarandiba/MG, 12 de janeiro de 2021

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Avalie este item
(0 votos)
Produtores de abacaxi comemoram recorde na produção da fruta no município de Itamarandiba

Itamarandiba deverá colher mais de mil toneladas de abacaxis na safra 2020/2021, sendo aproximadamente 600 toneladas a mais na comparação com a temporada de 2019/2020. A colheita, iniciada em novembro passado, vai até o final do mês de março. A expectativa é de que seja colhidos cerca de 800 mil frutos neste período.

O crescimento na produção e na qualidade do fruto são motivos de muita comemoração por parte dos fruticultores itamarandibanos, visto que esta é uma safra recorde. Além disso, na primeira semana do ano o preço do abacaxi teve aumento significativo na Central de Abastecimento de Minas Gerais (CEASA/MINAS). A dúzia da fruta chegou a ser comercializada a R$ 80,00.    

A região de Areião, nas proximidades do distrito de Contrato, é uma das principais produtoras de abacaxi no município de Itamarandiba; é de lá que no último final de semana (09 e 10 de janeiro) cerca de 70 toneladas da fruta foram colhidas e transportadas para a CEASA. Natural da localidade e um dos pioneiros na produção de abacaxi no município, o fruticultor Pedro Francisco Rodrigues Pinto, que possui 04 hectares coberto com o plantio da fruta, viu sua produção triplicar na última safra. Ele argumenta que esse aumento se deve ao preço atrativo e ao controle da doença fusariose. “Ficamos uns 15 anos sem fazer o cultivo do abacaxi. Esse tempo foi determinante para que se diminuísse a infestação pela fusariose. Tivemos na Prefeitura e EMATER parcerias de orientação e combate; com a baixa produção abaixa-se a transmissão!”, explicou. Rodrigues ressaltou, ainda, que o abacaxi local possui um fator decisivo para que seja comercializado com preços vantajosos. “O clima da nossa região é favorável e a safra é prolongada. O abacaxi daqui tem colheita na entressafra; ou seja: quando a produção de outras regiões está no fim é que começa a nossa.”, diz.

Além de Areião, outras comunidades itamarandibanas se destacam na produção de abacaxi, dentre elas: Contrato, Canjuru, Bom Jardim e Martins. O engenheiro agrônomo da Emater-MG do município, João Batista Araújo, tem acompanhado de perto a evolução da produção do fruto na região. Ele enfatiza que Itamarandiba possui condições climáticas e solo adequado para o cultivo da fruta. Tais fatores, segundo ele, são essenciais e fazem com que o abacaxi itamarandibano tenha algumas peculiaridades que o torna disputado no mercado. “O abacaxi produzido aqui é o da espécie Jupi. Com  massa firme, cor amarelo, muito doce e a safra não coincide com outras regiões produtoras do país, fazendo com que os agricultores consigam maior preço.”.

Ao destacar que a Prefeitura de Itamarandiba sempre esteve atenta aos interesses dos fruticultores do município, o secretário municipal de agricultura, Dirceu Pires, lembrou que sua pasta tem apoiado e incentivado a produção local, inclusive promovendo ações como o 1º Dia de Campo do Abacaxi. Realizado em meados de 2019, o evento abordou temas relevantes quanto a escolha e preparo do solo, conjunto de técnicas de cultivos recomendadas para exploração comercial do abacaxi, incluindo o controle das principais pragas e doenças. “É com grande alegria que recebemos a notícia da safra recorde de abacaxi no nosso município. Temos ciência que a região possui predicados para tal cultivo e por isso nunca deixamos de promover ações que ofertem oportunidades de diálogo e troca de experiências acerca da cultura do fruto.”, comentou..

Já o prefeito itamarandibano, Luiz Fernando Alves, ressaltou a importância da atividade na geração de renda e emprego no município.  De acordo com ele, Itamarandiba possui grandes produtores da fruta que utilizam boas práticas desde o plantio até a colheita e empregam mais de mil pessoas durante toda a cadeia de produção; nesta destaca-se a mão de obra feminina. “Sabemos que o investimento da tecnologia nas lavouras de abacaxi é fundamental para alcançar bons resultados na produção. Contudo, destaco o comprometimento dos fruticultores na geração de empregos para nossa população. São muitas famílias que trabalham no plantio, manejo, capina e proteção do fruto.”, reconheceu. 

 

Levantamentos da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a EMATER/MG, apontam que os fruticultores de Itamarandiba conseguem produzir abacaxi com alta qualidade com menos custos e maior renda; isso permite a exportação do fruto para grandes centros do Estado; garantindo assim geração de renda e emprego na região produtora.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba

Avalie este item
(0 votos)
Direito em Destaque: Como funciona a guarda compartilhada

O Estatuto da Criança e do Adolescente, prevê que a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes, sem prejuízo da proteção integral, assegurando-lhes "todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e igualdade".

Assim, é necessário assegurar aos menores as condições para que possam crescer inseridos no melhor contexto familiar, que lhes garanta o hígido desenvolvimento material, moral e intelectual, em condições de liberdade e de dignidade, sendo certo que a situação deve ser analisada com zelo e prudência, de forma a propiciar o melhor desenvolvimento mental e psicológico à criança, visando que seu crescimento e sua infância não sejam maculados.

Pensando nisso o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, encontrando-se ambos os genitores aptos a exercer o poder familiar, será aplicada a guarda compartilhada, salvo se um dos genitores declarar ao magistrado que não deseja a guarda do menor.

Portanto, a guarda compartilhada passou a ser regra no direito brasileiro e, a guarda unilateral, que é aquela exercida por apenas um dos conjugues, passou a ser exceção.

Assim, não é preciso que entre os genitores exista uma relação de amizade, cordialidade ou convivência. É preciso, tão somente, tolerância e maturidade mútua para que se respeite a convivência do outro com a criança ou adolescente, bem como seus direitos de participar ativamente em sua criação e em sua educação.

É dever dos pais que optaram por não mais conviver entre si, a realização de concessões e adaptações em busca de um consenso minimamente civilizado, consonante com os interesses da criança.

Bom salientar que a guarda compartilhada não desobriga o genitor com as melhores condições financeiras de prestar alimentos para os filhos, uma vez que este deve desfrutar da condição de vida semelhante na residência de ambos os guardiões, pouco importando o regime de guarda para a quantificação dos alimentos.

 

Thiago Andrade

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Avalie este item
(0 votos)
Leydiane Thais trancista, sua opção para belas tranças em Itamarandiba

Pensou em mudar um pouco o visual, e ter aquelas belas tranças? Em Itamarandiba a opção é com Leydiane Thais trancista. Com lindos modelos e diversas opções de tranças. Também conta com serviço de escova, manicure e pedicure e progressiva.

 

Leydiane Thais trancista, venha conhecer os trabalhos e ficar ainda mais linda com nossos serviços

 

 

* TRANÇAS BOX BRAIDS (MASCULINA E FEMININA)

* ESCOVAS

* MANICURE E PEDICURE

* PROGRESSIVA

(038988124474)

INSTAGRAM: @LEYDIANE.THAIS134

Rua Amazonas 485 bairro São Geraldo

SERÁ UM PRAZER ATENDER VOCÊ

 

Avalie este item
(0 votos)
Rádio Câmara de Itamarandiba completa 2 anos e comemora sucesso de audiência

A Rádio Câmara, 95,9 FM, inaugurada oficialmente em 27 de Dezembro de 2018, completa hoje dois anos no ar, e tem muito o que comemorar. Itamarandiba é a segunda cidade do Estado de Minas Gerais e a primeira cidade do Vale do Jequitinhonha a ter uma emissora oficial da Rede Legislativa de Rádio. Um projeto iniciado em 2016 e que hoje é referência para as cidades de toda região,  transmitindo o trabalho da Câmara Municipal e da Câmara Federal;

Em um ano onde a informação foi essencial para os cidadãos, a Rádio Câmara foi um dos principais meios de comunicação para que a informação chegasse aos quatro cantos do município e também cidades vizinhas.  Com uma programação de qualidade, e quadros voltados para a informação, a Rádio Câmara se destacou quando se trata de Informação e música.

Durante o ano de 2020, a Pandemia foi o principal assunto, com dezenas de entrevistas, boletins e informativos, deixando o ouvinte sempre bem informado. E nas Eleições Municipais, em parceria com o Itamarandiba Hoje, com uma cobertura completa desde entrevistas, debates, apuração até a entrevista exclusiva com o prefeito eleito, com uma audiência de quase 100% em todo município.

O presidente da Câmara Heli Nunes falou da importância da Rádio para Itamarandiba: “ A Rádio Câmara é uma das maiores conquistas para Itamarandiba nos últimos anos, hoje todos podem acompanhar os trabalhos do Legislativo, de cada vereador, além de muita música e informação. Hoje nosso povo fica sabendo em tempo real o que acontece no municipio através da Rádio e espero que o nosso povo continue acompanhando os nossos trabalhos.”

O diretor de Comunicação da Câmara de Itamarandiba e responsável pela programação da Rádio Câmara Wallysson Alves sobre esses dois anos de trabalho na Rádio Câmara:” Agradeço ao Presidente Heli e aos demais vereadores por me confiarem a missão de estar a frente desse projeto que pra mim foi um presente. Chegamos a dois anos de trabalho com a sensação de dever cumprido, hoje a Rádio Câmara  é líder em audiência e referência quando se trata de informação. E daqui pra frente tenho a certeza que vamos ser cada vez melhores, pois o povo de Itamarandiba merece. Obrigado a cada ouvinte que fez com que chegássemos a esses dois anos de muito trabalho, e que é recompensado com a audiência e o reconhecimento de todos.”

Pagina 1 de 163

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeNotícias da Região