Além do preço do leite: a profunda crise dos produtores mineiros

Abr 24, 2024 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A recente mobilização conhecida como "Minas Grita pelo Leite", organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), trouxe à tona as adversidades enfrentadas pelo setor, culminando no anúncio do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, sobre a repactuação das dívidas dos produtores de leite.

Em um Estado onde o cenário é composto por 216,5 mil produtores, com uma produção diária média de 200 a 250 litros por propriedade, a realidade é dura, especialmente para os pequenos e médios produtores. Com o preço médio do litro de leite vendido a R$ 2,00 a falta de escala se transforma em um empecilho significativo para a redução de custos e a obtenção de lucros. Porém, a questão do preço é apenas a ponta do iceberg de uma crise multifacetada que assola o setor há anos.

Além da desvalorização do preço do leite, os produtores rurais enfrentam rigorosas leis ambientais, altos custos de taxas de expediente impostas pelo estado, a escassez de mão de obra no campo e um quadro crônico de endividamento. Um levantamento realizado pela Serasa Experian em julho deste ano apontou que 28% dos produtores rurais brasileiros estavam inadimplentes, evidenciando a profundidade e a complexidade da crise que envolve o setor.

Este cenário demanda um debate amplo e a adoção de medidas eficazes que vão além da repactuação das dívidas. É necessário que o governo federal apresente propostas abrangentes, capazes de atender às necessidades dos produtores e garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor leiteiro no longo prazo.

A mobilização e a luta devem continuar, com a exigência de políticas públicas que reconheçam a importância do setor para a economia e para a sociedade brasileira. A união e a persistência são fundamentais na busca por soluções justas e efetivas que possam reverter o quadro atual de crise e incerteza.

Através de uma mobilização constante e uma pressão bem fundamentada sobre o governo e outras instâncias decisórias, é possível assegurar a implementação de medidas jurídicas que proporcionem alívio e respostas duradouras aos desafios enfrentados pelos produtores. Agora é o momento de consolidar alianças, amplificar nossa voz e lutar incansavelmente pela justa valorização do leite e pelo reconhecimento do papel indispensável dos produtores rurais em nossa sociedade e economia.

CELSO ABDALA

Advogado - OAB/DF 63.442 e OAB/MG 204.533, Sócio da Abdala e Carvalho Sociedade de Advogados.

(38) 998125575

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da RegiãoAlém do preço do leite: a profunda crise dos produtores mineiros