Programa Aperam Raízes do Vale inicia atividades de plantios em oito comunidades no Vale do Jequitinhonha

Jan 09, 2024 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

No final do ano 2023, o Programa Aperam Raízes do Vale, uma iniciativa da Aperam BioEnergia, deu início aos plantios que irão propiciar o cultivo de diversas culturas agrícolas de agricultura familiar nas áreas produtivas da empresa. Novas comunidades aderiram a essa parceria, expandindo as atividades para Bonfim e Setúbal no município de Itamarandiba, Forquilha,  Lagoa Grande e Bem Posta de Minas Novas e Cisqueiro em Capelinha. Cabe ressaltar que Vendinhas em Veredinha e Ribeirão dos Santos de Minas Novas, já vem participando desde 2022, no projeto piloto que gerou bons frutos.  

O programa visa atender comunidades rurais que possuem aptidão para a agricultura familiar no Vale do Jequitinhonha, permitindo que produtores cultivem culturas tradicionais, como mandioca, milho, feijão, entre outras, nas terras da empresa. Os objetivos incluem proporcionar geração de renda e segurança alimentar, apoiar a economia dos municípios, promover o associativismo para o desenvolvimento das comunidades e fortalecer a relação entre a Aperam e as comunidades do Jequitinhonha.

Todos os integrantes das associações que estão participando do projeto, receberam treinamento de segurança no trabalho, assim como os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) relativos às atividades de manejo. Desde sua implementação em 2022, o programa foi baseado em um diagnóstico realizado nas 30 comunidades de influência da Aperam BioEnergia. Isso culminou em um contrato de comodato entre a Aperam e as associações para áreas de até 5 hectares.

Maria Aparecida Ferreira Xavier, produtora rural beneficiada pelo programa, expressou sua gratidão: " Quero falar da minha alegria e pelo apoio que recebi. Estou emocionada com o programa que beneficiou minha atividade. Muito obrigada! A terra está pronta, e plantar se tornou uma experiência incrível. Quero agradecer a todos os envolvidos nesse projeto e à Aperam principalmente. Essa oportunidade não apenas fortaleceu minha produção, mas também reforçou a importância de parcerias entre empresas e comunidade’. 

O Coordenador de Meio Ambiente da Aperam BioEnergia, Daniel Coelho, destacou a importância do projeto: "Esse projeto tem dado muito prazer para todos nós, foi construído por várias mãos, diversas áreas da empresa que estão atuando aqui. Buscamos as associações rurais próximas, que têm aptidão para a agricultura. Buscamos apoios também em órgãos públicos, como a Emater e outras parcerias no entorno. E aí chegamos ao Programa Aperam Raízes do Vale, que a gente tem uma satisfação muito grande de apresentar. Porque transforma a vida de pessoas que moram aqui, fomentando a geração de renda, além de estreitar a relação da empresa com as comunidades."

O Programa Aperam Raízes do Vale conta com parcerias estratégicas da Emater, que presta assistência técnica nos plantios, das prefeituras municipais por meio de suas secretarias de agricultura e das associações comunitárias, que desempenham papel fundamental como verdadeiras protagonistas do programa. A iniciativa destaca-se como um exemplo bem-sucedido de sinergia entre setores privado, associações e poder público em prol do desenvolvimento local sustentável e da promoção da agricultura familiar.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da RegiãoDia D da Campanha Novembro Azul mobiliza população itamarandibana