Prefeitura e Instituto Estadual de Florestas - IEF promovem reunião com representantes do setor florestal de Itamarandiba e região

Mar 01, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Na última 27 (terça-feira), foi realizada no plenário da Câmara Municipal, reunião entre a Prefeitura, a Coordenação Regional do IEF e representantes do setor florestal madeireiro de Itamarandiba e região.

Na pauta da reunião, esteve a apresentação da reestruturação que passa o Instituto Estadual de Florestas em todo o estado, a transformação da agência avançada de Itamarandiba em Núcleo do IEF; a análise das demandas represadas e da necessidade do serviço na região de Itamarandiba.

De acordo com os técnicos do órgão, o Instituto Estadual de Florestas passa por um momento de reestruturação, sendo importante ouvir os usuários para identificar as principais demandas, a fim de que sejam assimiladas e gradativamente atendidas, especialmente num momento de transição que passa a instituição.  A previsão é que a agência avançada de Itamarandiba, cuja circunscrição alcança ao menos 09 (nove) municípios da região, seja transformada em Núcleo, sendo que novas atribuições ficarão a cargo da unidade.

Já a Prefeitura, por meio do Prefeito Luiz Fernando, destacou que o Município faz o possível para o bom funcionamento dos serviços do IEF na cidade e cobrou maior apoio, seja do Estado ou de Municípios vizinhos atendidos para garantir um serviço tempestivo e eficiente na agência e futuro Núcleo do IEF de Itamarandiba.  A Prefeitura é parceira de diversas instituições na cidade e com o IEF não é diferente, mas é preciso compreender que Itamarandiba é o epicentro da atividade florestal não só na região, mas também com prospecção nacional, razão disso é preciso que o Estado reconheça a importância que tem nosso Município e sua região, principalmente no campo da silvicultura, para dispensar a atenção e investimentos devidos, destacou o Prefeito. 

Dentre os apontamentos realizados por diferentes empreendedores e profissionais do setor florestal de Itamarandiba e da região, destacou-se a demora, em alguns casos, no encaminhamento de alguns procedimentos e, principalmente, a escassez de recursos humanos na agência e a falta esporádica de alguns materiais e formulários a cargo do Instituto Estadual de Florestas.  Para os contribuintes/usuários do serviço, a escassez de recursos humanos, especialmente de servidores efetivos do Estado, é um dos principais problemas observados, já que a unidade conta com poucos servidores e todos eles disponibilizados apenas pela Prefeitura de Itamarandiba.

A Supervisora Regional da URFBIO Jequitinhonha, com sede em Diamantina, a Sra. Eliana Piedade Alvez, em contrapartida, informou que será preciso adotar estratégias de gestão, sobretudo num momento de transição que passa o órgão, para atender primeiramente a demanda represada da unidade, tendo considerado os apontamentos para posterior análise da Instituição.

O Prefeito Municipal, por sua vez, disse que buscará junto à Administração Municipal de Carbonita, cujo município responde conjuntamente com Itamarandiba pela maior demanda dos serviços dentre os diversos municípios atendidos pela agência, o apoio necessário para mitigar o déficit de servidores na agência de Itamarandiba, porém ressaltou a necessidade de o IEF também buscar a lotação de servidores do órgão ou de contratados por meio da empresa MGS na agência de Itamarandiba, haja vista a grande demanda da região reflorestadora de Itamarandiba.  A nossa preocupação, enquanto Município, é ainda maior com os pequenos produtores que dependem da agilidade dos serviços do órgão para terem resolvidos os seus procedimentos, pois dependem disso para o sustento de suas famílias, lembrou.

No fechamento desta matéria, a Prefeitura Municipal informou ao Itamarandiba Hoje que já expediu ofício ao Prefeito de Carbonita requerendo a cessão de um servidor para atuar no IEF em Itamarandiba, bem como já disponibilizou mais uma impressora para auxiliar nos trabalhos.

A reunião contou com a presença do Prefeito Luiz Fernando Alves, do Procurador do Município Pedro Afonso; da Presidente da Câmara Municipal Lourdes Gomes Vieira e dos vereadores Douglas Gandra, Juvenal Dias e Vicente Andrade; do Coordenador de Conservação e Preservação de Ecossistema, Sr. Celso Roberto Bezerra; representando a Unidade Regional do IEF em Diamantina estiveram o Coordenador Regional de Controle, Monitoramento e Geotecnologia, Sr. Silvio Henrique Cruz; a Supervisora Regional da URFBIO Jequitinhonha,  Sra. Eliana Piedade Alves Machado e Francielle Aparecida Oliveira, Coordenadora Técnica da Agência IEF em Itamarandiba, além da presença de vários profissionais e empreendedores do setor agroflorestal de Itamarandiba e região.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomePolíticaPrefeitura e Instituto Estadual de Florestas - IEF promovem reunião com representantes do setor florestal de Itamarandiba e região