Após chuvas em Padre João Afonso, esgoto retorna para as casas e população denuncia serviço prestado pela COPANOR

Nov 17, 2014 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

O problema constrange a população, que espera das autoridades locais uma solução definitiva

 


A COPANOR é uma empresa subsidiária da COPASA, que presta serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em comunidades rurais das regiões norte e nordeste de Minas Gerais. Em Itamarandiba presta os serviços nos distritos do município. Entretanto, os moradores de Padre João Afonso têm sofrido com o descaso da empresa, enfrentando problemas como esgoto a céu aberto e retornando nas caixas de esgoto das casas na localidade.

Esse problema já vem ocorrendo há, aproximadamente, 30 dias e, com a chegada das chuvas, o problema se agrava ainda mais. Os moradores da localidade procuraram nossa reportagem e denunciaram a irresponsabilidade da empresa que está cobrando por um serviço que não executa com a devida qualidade e eficiência.

“O problema é o odor, mau cheiro que afeta todas as famílias que vivem na localidade, causando doenças em nossas crianças, que ficam com muita dor de cabeça e febre. Pedimos para que alguém olhe por nós, pois estamos sem saber o que fazer”, disse Sr. Antônio, morador de Padre João Afonso.

No distrito residem dois senhores, que não conseguem sair de casa pelo fato do esgoto tomar conta de toda a rua onde moram. Criações, como galinhas, gato e cachorro, ficam em meio ao esgoto a céu aberto.

Segundo os moradores Vanderlei e Antônio, que ligaram para a sede da COPANOR em Diamantina, a resposta para essa situação foi que eles procurassem as autoridades da cidade para devidas providências e os orientaram a fazer o Boletim de Ocorrência. Entretanto, para os moradores a resposta da COPANOR não foi satisfatória. A redação do Jornal O Vale Hoje, entrou em contato com a empresa e aguarda seu posicionamento.

A cobrança da taxa de tratamento do esgoto está sendo realizada, mas segundo moradores, o serviço está sendo mal prestado e diversos problemas foram identificados. A empresa fez, por exemplo, a canalização da rede de esgoto e a direcionou para o Rio Itamarandiba. Com isso, as chuvas aumentaram o nível do rio e a água volta juntamente com o esgoto para as ruas, afetando diretamente algumas residências. Os moradores continuam pagando suas contas da COPANOR, e continua a ser cobrada a taxa de esgoto, mesmo sem os moradores receberem um serviço minimamente satisfatório.

Os moradores já procuraram a empresa e nada foi resolvido. Diante da situação, foram feitos dois abaixo-assinados, que foram entregues ao Ministério Público para devidas providências. Os moradores também pediram a intercessão do Prefeito Municipal para que cobre da COPANOR a resolução das questões apresentadas. “Já liguei para todos os representantes da COPANOR e vou cobrar insistentemente até haver uma solução definitiva para este problema. Não aceito que essa empresa deixe nossa população tão desamparada, como tem feito nos últimos anos. O descaso deles é enorme, e devemos começar com uma lei municipal que puna a empresa pelos serviços mal feitos e irregularidades praticadas por tal empresa. Para isso, conto com todos os vereadores para que essa punição se torne realidade”. Disse o Prefeito Erildo Gomes.
 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeCotidianoApós chuvas em Padre João Afonso, esgoto retorna para as casas e população denuncia serviço prestado pela COPANOR