Imprimir esta página

Itamarandiba avança na Saúde e inaugura Serviço Multiprofissional de Atenção Domiciliar

Nov 12, 2021 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, idealizou e inaugurou na manhã de hoje, 12 de novembro, espaço de Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD); o qual trará mais qualidade nos serviços ofertados à saúde do município.

A equipe é composta por 01 médico, 02 enfermeiras, 02 fisioterapeutas e 03 técnicas de enfermagem. Os atendimentos são feitos aos pacientes encaminhados pelos PSF’s e Hospitais do município e irão assistir, principalmente, aqueles usuários com necessidade de reabilitação motora e/ou respiratória ou pacientes com condições agudizadas sem agravamento que se encontram em estabilidade clínica, mas necessitam de cuidados com maior frequência e que podem dar continuidade ao seu tratamento clínico no conforto de casa.

Presente na inauguração, o prefeito Luiz Fernando, ressaltou que a EMAD é mais uma das iniciativas do executivo municipal para melhorar a saúde em Itamarandiba. Ele afirmou que com o início do funcionamento do programa centenas de pessoas serão beneficiadas e os fluxos dos PSF´s e Hospitais irão diminuir. “Além de serem ofertados atendimentos domiciliares humanizados e personalizados com foco aos cuidados com a saúde, a permanência do usuário em domicílio favorece a recuperação e reduz a chance do paciente de adquirir infecções.”, diz.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Antonio Afonso de Andrade “Toninho”, o serviço contribuirá para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde e os casos serão avaliados pelos profissionais de saúde envolvidos que, levando em conta a complexidade de cada paciente, definirão qual assistência a ser dada. “A equipe multiprofissional tem papel fundamental para as ações no domicílio com foco na prevenção, cura, paliação e reabilitação dos pacientes. A equipe, também, estará mais próxima dos cuidadores, no sentido de orientá-los e acompanhar o cuidado, a fim de propor ações que visam o suporte assistencial de forma ampliada e serviços de saúde de qualidade. Com isso, pretendemos aumentar a autonomia do usuário, família e cuidador.”, explicou o secretário.

A EMAD está situada à Rua Nossa Senhora de Lourdes, 21, no centro da cidade; ao lado do Centro de Especialidades Municipal (CEM), e os atendimentos são realizados de segunda a domingo das 07:00 às 19:00 horas.

Além do prefeito Luiz Fernando e secretário Toninho, a inauguração da EMAD contou com a presença da coordenadora do serviço, Luciana Piovezan, presidente da Câmara de Itamarandiba, Claudinei Fernandes “Ney Barrela”, secretários municipais, vereadores e profissionais da saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação