Imprimir esta página

CMS realiza Conferência com intuito de debater melhorias na saúde pública

Abr 08, 2019 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

O Conselho Municipal de Saúde (CMS), em parceria com a Prefeitura de Itamarandiba e Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no dia 05 de abril, a VI Conferência Municipal da Saúde, a qual com palestras e debates abordou com afinco o tema: “Democracia e saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”.

Realizado no Plenário da Câmara Municipal, o evento contou com a presença do prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, vice-prefeito, Lete Monteiro, secretário municipal de saúde, Antônio Andrade, presidente da Câmara Municipal, Heli Nunes, vice-presidente do CMS, Jacinto Roque, servidores municipais, vereadores, sociedade civil e representantes de entidades ligadas a área da saúde, sindicatos, associações comunitárias e conselhos.

Durante a abertura do evento, o Coral de Flautas “Pássaros Canoros”, acompanhado pelo maestro Arnaldo Victor e do violonista José Paulo Alves, fez belíssima apresentação de clássicos da música brasileira e internacional, a exemplo “Asa Branca” e “Hallelujah”.

As palestras foram ministradas pelo enfermeiro da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina, Sr. Kesley Duarte, e pelo mestre em Ensino em Saúde da UFVJM, Sr. Juliano Pedro da Silva; os quais explanaram acerca dos desafios enfrentados para se conquistar uma saúde igualitária e acessível a todos.  “É preciso que se desperte nos usuários do SUS o desejo de ser coautor em decisões que refletem no cotidiano da população e comunidades. Isso pode ser feito e vai resultar na elaboração de projetos essenciais à manutenção e melhorias da saúde pública.”, argumentou Silva.

O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, fez questão de demonstrar sua preocupação com a área da saúde e na oportunidade expôs aos presentes o que a gestão municipal tem desenvolvido em prol da saúde no município itamarandibano. Alves, agradeceu o envolvimento dos servidores da secretaria de saúde e o apoio recebido pelos vereadores da base aliada.  “Vivemos momentos difíceis! Os cortes na área da saúde tem sido uma constância. Entretanto, temos conseguido levar ao povo de Itamarandiba uma saúde de qualidade; e isso se deve ao empenho dos profissionais da saúde e a conscientização de alguns vereadores entendedores de que independente do idealismo político o mais importante é o povo de Itamarandiba.”, diz.

Em uma segunda etapa do encontro, promovida após o almoço, os participantes se reuniram e discutiram propostas voltadas a esclarecimentos, conscientização e melhorias da saúde pública. Foi feita, ainda, eleição dos delegados; esses foram nomeados no decorrer das Pré-Conferências e representarão Itamarandiba em Conferências Estaduais e Nacionais.  Foram eleitos representantes: 02 usuários do SUS, 01 trabalhador da saúde e 01 do Poder Executivo Municipal.    

Para ver as fotos do evento clique AQUI

Fonte: Ernane Fróis Ascom – Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação