Autoridades municipais se unem na busca do fortalecimento dos municípios silvicultores da região

Dez 06, 2019 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Na última quarta-feira, 04 de dezembro, aconteceu, em Turmalina, reunião para que se discutissem os problemas comuns das áreas afetadas pela silvicultura com discussão acerca dos temas ambientais, bem como a busca pela manutenção dos recursos hídricos e a questão tributária dos municipios silvicultores, em especial Itamarandiba, Carbonita, Capelinha, Turmalina, Minas Novas e Veredinha.

Fizeram-se presentes na reunião os prefeitos Luiz Fernando Alves, Carlinhos Barbosa e Edilson Nunes, respectivamente chefes dos executivos de Itamarandiba, Turmalina e Veredinha; os municípios de Carbonita, Minas Novas e Capelinha enviaram representantes. O encontro contou, ainda, com a participação do secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura dos Municípios da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (CII-Amaje), engenheiro ambiental Emerson Sales, presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba, Heli Nunes, representantes de comunidades rurais, vereadores de Turmalina, Carbonita, Veredinha e de Itamarandiba; esta sendo representada por 11 legisladores.

A reunião das várias lideranças políticas teve o propósito de discutir assuntos de grande relevância para toda a região. Dentre as pautas de discussão estava a crise hídrica, que a cada ano tem afetado drasticamente os municípios silvicultores, a má distribuição de recursos tributários e falta de investimento social das grandes empresas reflorestadoras, bem como o impacto social e ambiental nos municípios produtores de eucalipto e seus derivados.

O prefeito e presidente do CII-Amaje, Luiz Fernando Alves, ressaltou que o encontro é uma demosntração de força e união dos 06 municípios silvicultores da região que se veem na necessidade da construção de um código tributário e fiscal ambiental unificado. Nesse sentido, ele destacou a relevância da participação dos vereadores na discussão da pauta e aproveitou para convidar, os legisladores faltantes, a participarem dos próximos debates. “É hora de deixarmos ideologias políticas de lado e mostrarmos união em defesa dos interesses do povo. A pauta é extremante relevante e precisa da união de todos! É preciso entender que isoladamente os municípios silvicultores não conseguem êxito nas cobranças das demandas. A padronizaçao dos códigos tributário e ambiental de Itamarandiba, Capelinha, Minas Novas, Turmalina, Carbonita e Veredinha permitirão tratar igualmente todos nós.”, diz.

No decorrer da reunião o prefeito Luiz Fernando comentou que através do CII-Amaje será feita a contratação de consultoria especializada para se construir um projeto, abrangente a todos os códigos tributários e ambientais, a ser apresentado às Câmaras Municipais das 06 municipalidades envolvidas na iniciativa. A Casa Legisladora terá tempo para estudar tal projeto e votá-lo. “Nosso próximo passo é tentar aprovar uma legislação tributária nas Câmaras. Iremos, também, formular e trabalhar uma pauta para apresentar nossas reivindicações às empresas.”, assegurou o prefeito itamarandibano.

Anfitrião do encontro, o prefeito de Turmalina, Carlinhos Barbosa, classificou a união dos municípios como histórica e se mostrou confiante na materialização das ações, visto que, segundo ele, tanto prefeitos quanto vereadores estão sensibilizados com a causa que certamente só tende a trazer beneficios à população dos 06 municípios silvicultores. Barbosa fez questão de frisar que as empresas, detendoras de vasta floresta de eucalipto na região, possuem grande parcela de responsabilidade no que diz respeito aos problemas hídricos ambientais da região. “A empresa que tem a monocultura do eucalipto vem explorando nossas nascentes, áreas e bacias sem dar uma contrapartida devida. O que queremos é buscar na empresa uma parceria para sanarmos esses problemas que ela ajudou a causar. Com a contrapatida conseguiremos construir barragens, preservar e recuperar as nacentes. Só assim, poderemos ter um futuro farto de água e sem a escassez que vivemos em 2019.”, comentou. 

A reunião foi realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Turmalina e teve duração de aproximadamente 4 horas. Nesse período prefeitos, vereadores e demais participantes dialogaram, expuseram problemas e apresentaram sugestões para que o processo de união e defesa dos 06 municípios silvicultores se fortaleça cada vez mais. Um novo encontro será idealizado levando em conta a disponibilização da agenda das autoridades.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomePolíticaLuiz Antônio e Daniel Fernandes realizam ultimo comício no bairro São Geraldo