Sustentabilidade é prioridade na Aperam BioEnergia

Jun 05, 2021 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A empresa promoverá diversas ações durante o mês para celebrar o Dia do Meio Ambiente

 

Um dos pilares da Aperam BioEnergia é estar sempre alinhada aos princípios da Sustentabilidade. Subsidiária da Aperam South America, localizada na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, a empresa investe constantemente em tecnologias inovadoras para minimizar os impactos causados ao meio ambiente.

Recentemente, a Aperam BioEnergia foi contemplada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) no selo “Semad Recomenda 2020”. Esse reconhecimento confirma as ações que a empresa realiza em prol do meio ambiente. “Ações como essas são muito importantes para fomentar o conhecimento da população sobre práticas adotadas por empresas como a Aperam BioEnergia, e que são fundamentais para a conservação do meio ambiente.”, declara Vanessa Marques, Coordenadora de Meio Ambiente da Aperam BioEnergia.

Para celebrar o dia do meio ambiente, a empresa promoverá diversas ações junto às comunidades dos municípios onde atua com o foco em educação ambiental. Nas escolas, serão entregues kits ambientais para cada aluno, onde professores poderão trabalhar o tema durante o mês de junho. Em parceria com o Senar-MG, serão feitos seminários e cursos online. A empresa realizará também, em parceria com o IEF- Parque Estadual do Serra Negra, a disponibilização de mudas nativas por troca de sementes. Uma iniciativa voltada para produtores rurais. 

Recursos hídricos

A Aperam BioEnergia atua com responsabilidade no uso dos recursos naturais, pois entende que é um bem comum, necessário para a manutenção da vida. A Empresa utiliza os recursos hídricos de forma consciente, sendo que o consumo de água é regulado do início ao final do processo produtivo do carvão vegetal. Além do uso sustentável, a BioEnergia desenvolve projetos ambientais que trazem temas voltados para as boas práticas de conservação dos recursos hídricos. Dentre as ações que reforçam o compromisso da Empresa com a preservação e utilização consciente da água, destacam-se os Piscinões que captam a água das chuvas para abastecimento e suporte durante as estações de seca.

 Preservação do Solo

Para reduzir o nível de CO na atmosfera, é feito o manejo sustentável das florestas plantadas. A área de 76 mil hectares de florestas renováveis é planejada através da seleção dos melhores clones de eucalipto para que possam desenvolver todo seu potencial em solos bem manejados.  Os clones garantem menor utilização de recursos hídricos e asseguram o desenvolvimento dos eucaliptos. Além disso, a empresa também adota medidas conservacionistas para garantir o melhor aproveitamento do solo

Uso de resíduos orgânicos

Com o Programa de Recuperação de Áreas, a Aperam BioEnergia realiza uma série de processos para reaproveitar os resíduos orgânicos gerados nas unidades de produção de energia renovável . Dentre as ações, são aplicadas técnicas que vão desde a seleção das espécies nativas, passando pela recomposição e manutenção  do solo. 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da Região