Servidores da Saúde de Itamarandiba participam de palestra sobre doença rara

Jun 10, 2016 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Aconteceu na tarde do dia 08 de junho, na Câmara Municipal de Itamarandiba, evento voltado a promover o conhecimento acerca da mucopolissacaridose. Doença rara que tem prevalência mundial de 01 para cada 20 mil nascimentos; sendo que a incidência é maior em municípios menos populosos devido o casamento entre parentes.

Apesar de o diagnóstico ser médico, a mucopolissacaridose é passível de ser identificada por qualquer pessoa, por isso mesmo, o encontro teve como público alvo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e recepcionistas; todos servidores locados na Secretaria Municipal de Saúde.

A Palestra foi ministrada pelo médico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP), geneticista especialista em doenças raras, Dr. Carlos Henrique Grangeiro, o qual esteve em Itamarandiba a convite da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e Laboratório Biomarin.

Nas explanações o especialista esclareceu dúvidas e explicou que a mucopolissacaridose atinge todo o organismo; podendo afetar o cérebro, olhos, ouvidos, coração, fígado, ossos e articulações.

Ao fim da palestra uma jovem, moradora do distrito de Contrato, foi atendida pelo Dr. Carlos Grangeiro. Após criteriosa avaliação o médico disse ter a convicção de que a paciente é portadora da mucopolissacaridose. Contudo, ele ressaltou que o diagnóstico final só poderá ser dado depois da realização de exames laboratoriais específicos para a doença. Com a confirmação, a jovem terá todo o tratamento custeado pelo Ministério da Saúde.

O médico alertou, ainda, que em caso de identificação de pessoas com perfil característico da doença e que não possuem diagnóstico, seus familiares devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para que seja averiguada a possibilidade de ser portadora da doença. Sendo assim, fique atento aos sinais e sintomas característicos da mucopolissacaridose; tais como: retardamento mental, turvação corneal (problema visual), cardiomiopatia, macroglossia (crescimento anormal da língua), atraso no desenvolvimento, disfunção motora, hiperatividade severa, baixa estatura, cifose (corcunda) e outras. Importante salientar que não é necessário a pessoa ter todas essas características.

Fonte: Ernane Frois ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da Região