Imprimir esta página

Secretaria de Saúde de Itamarandiba divulga balanço dos testes de Covid-19 realizados pelo comércio local

Ago 03, 2020 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Em reunião, ocorrida na última quinta-feira (30), com membros do Comitê Municipal de Enfrentamento e Contingenciamento em Saúde Covid-19, a Secretaria de Saúde de Itamarandiba apresentou o balanço dos testes realizados pelos estabelecimentos comerciais do município para rastreio da incidência de contágios da Covid-19 no âmbito dos estabelecimentos comerciais. Tal estratégia foi sugerida, no início do mês, pelo Comitê e acolhida pela Prefeitura que estabeleceu, por meio de decreto, a realização de testes pela iniciativa privada, cabendo cada estabelecimento comercial encaminhar a realização de testes para a Covid-19 de seus funcionários, conforme critérios percentuais previamente estabelecidos. “Foi recomendado, de maneira estratégica, a ampliação da testagem de rastreio da incidência/prevalência do novo coronavírus no nosso município. A sugestão teve por objetivo subsidiar informações epidemiológicas para as ações de enfrentamento e assim garantir maior segurança para as decisões relativas ao funcionamento das atividades comerciais ante a pandemia do coronavírus; sendo assim a sugestão se estendeu especialmente ao comércio local.”, explicou a coordenadora de Atenção Básica, enfermeira Ana Paula Campos.

De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica do Município foram totalizados 225 (duzentos e vinte e cinco) testes, sendo que apenas um foi testado como positivo. Entretanto, vale destacar que o funcionário, apesar de pertencer a uma empresa de Itamarandiba, tem domicílio em outra municipalidade e lá se manteve em isolamento.

O secretário municipal de saúde, Sr. Antônio Afonso de Andrade, mencionou que o comércio local atendeu satisfatoriamente o objetivo da medida, visto que a sugestão proposta teve adesão satisfatória; comprovando assim, mais uma vez, o comprometimento das empresas com a saúde da população itamarandibana. “Agradecemos a cooperação de todos! A quantidade de testes realizados nos permite concluir a baixa prevalência e circulação do novo coronavírus nos estabelecimentos do nosso município. Mais de cinquenta empresas promoveram a testagem de seus funcionários e felizmente praticamente todos os exames deram negativos. Isso demonstra, também, que o comércio local, em grande escala, vem cumprindo com as medidas preventivas, restritivas e sanitárias estabelecidas.”, diz.

Apesar do bom resultado junto aos colaboradores do comércio local, o secretário lembrou que o país se encontra em estado de transmissão comunitária, estando o vírus presente em praticamente todos os lugares. Nesse sentido, ele explicou que todos estão extremamente vulneráveis à importação de contágios. “O momento ainda requer muitos cuidados e não podemos deixar de adotar as medidas de prevenção! Esse vírus tem a capacidade de se propagar rapidamente e devemos lembrar que a maior parte dos casos relatados no município são ligados diretamente a pessoas que circularam por áreas que estão com surtos da doença.”, advertiu Andrade.

Durante a reunião, representantes da Secretaria de Saúde informaram que não se renovará a exigência de realização de novos testes junto ao comércio local.  Além disso, ao destacarem que os testes, até então adquiridos pelo município, possuem protocolos de aplicação definidos pelo Ministério da Saúde, dificultando a realização de rastreios diretamente pela municipalidade, os representantes informaram que a Prefeitura tem trabalhado com afinco para buscar e garantir meios que viabilizem a realização de testes em investigações da prevalência/incidência do vírus no âmbito dos estabelecimentos comerciais, ao passo que nesse sentido negociações seguem avançadas para aquisição de novos testes.

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde destacou como satisfatório, também, o acolhimento, por boa parte dos estabelecimentos, da realização periódica das autoavaliações dos funcionários; atitude essa que contribui para o monitoramento de sintomas e à procura tempestiva ao serviço de atenção de saúde, permitindo assim uma atuação mais rápida e eficiente aos pacientes contribuindo para mitigar a transmissibilidade do vírus no município itamarandibano.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação