Passeata em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial é realizada em Itamarandiba

Mai 18, 2016 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Foi realizada nesta quarta-feira, 18/05/2016, uma passeata em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é um movimento que teve seu inicio marcado em 1987. Ainda no mesmo ano estabeleceu-se o lema do movimento: "Por uma sociedade sem manicômios", e o dia 18 de maio foi definido para comemorar este movimento em todo o país desde então.

A passeata teve como ponto de partida a praça Tancredo Neves, às 8:00, e teve fim em um encontro com os participantes na câmara municipal, onde foram mostradas ao publico as diferenças entre o tratamento oferecido aos internos de antigamente e os que hoje fazem parte do CAPS.

O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade e a viver em sociedade, além do direito a receber cuidados e tratamentos sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

O Movimento tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta. Esta substituição implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental que deve ser aberta e competente para oferecer atendimento aos problemas de saúde mental da população de todas as faixas etárias e apoio às famílias, promovendo autonomia, descronificação e desinstitucionalização.

O Movimento caracteriza-se pelo seu caráter democrático, contando com a participação ativa e efetiva dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem por transtornos mentais.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeNotícias da RegiãoConfira os ganhadores do Show de Prêmios da Mercearia São Paulo