Na semana do Meio Ambiente, a Aperam BioEnergia apresenta as iniciativas da empresa em prol da preservação e recuperação ambiental

Jun 02, 2020 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Na semana do Meio Ambiente, a Aperam BioEnergia apresenta as iniciativas da empresa em prol da preservação e recuperação ambiental como construção de piscinões para acúmulo de água da chuva, plantio de mudas realizado no período chuvoso entre outras ações

 

 

A preocupação com os processos que respeitam o meio ambiente é uma das frentes abraçadas pela Aperam BioEnergia. A empresa, ao longo de seu desenvolvimento integrado, tem realizado ações em prol de um futuro mais sustentável. Adotar práticas sustentáveis diárias que colaboram com a preservação dos recursos naturais e contribuem para um futuro melhor são agendas da empresa que se tornou referência na adoção de modelos de gestão sustentável. A Aperam BioEnergia tem a certificação internacional FSC® – Forest Stewardship Council®, que preconiza o manejo florestal economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. Também é certificada na norma ISO 14001 de Gestão Ambiental e tem todas as licenças ambientais necessárias à execução das atividades produtivas expedidas pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, inclusive com vistorias regulares dos órgãos ambientais.

 

Viabilizando a sustentabilidade por meio do Aço Verde Aperam 

 

Preservar o meio ambiente é uma premissa para a produção do aço inox Aperam. Antes mesmo de se pensar na qualidade do produto, a empresa tem se empenhado em tornar sua linha de produção o mais sustentável possível. 

 

O eucalipto, matéria-prima plantada pela Aperam BioEnergia, é utilizado para a produção de carvão vegetal, assim formando as florestas renováveis que colaboram para o processo de produção do aço inox, tornando-se uma linha de fabricação por meio de uma fonte de energia 100% limpa e renovável. Esse processo, realizado desde 2011, gera benefícios na produção, quando se trata de meio ambiente. Um deles é a absorção de grande quantidade de CO2 da atmosfera, contribuindo no combate ao efeito dos gases estufa e conseqüentemente ao aquecimento global. 

 

A Aperam BioEnergia atua também com responsabilidade social no uso dos recursos naturais, pois entende que é um bem comum, necessário à manutenção da vida. A Empresa utiliza os recursos hídricos de forma consciente, sendo que o consumo de água é regulado do início ao final do processo produtivo do carvão vegetal. 

 

Diversas ações integram o planejamento da empresa em prol de um consumo hídrico mais consciente, como: plantio de mudas realizado no período chuvoso; Construção de caixas de contenção nas florestas, a fim de de contribuir para a infiltração de água das chuvas e evitar erosões nas estradas; Recirculação e otimização de água no viveiro de mudas; Construção de piscinões para acúmulo de água da chuva e utilização nos processos; Desenvolvimento de cursos com parceiros para capacitação em construção de fossa séptica, recuperação de áreas degradadas e recuperação e proteção de nascentes.

 

Como parte das ações em favor do meio ambiente, a Aperam BioEnergia vem realizando o trabalho de monitoramento de fauna e flora. A iniciativa consiste em realizar estudos de classificação e monitoramento da flora, bem como diagnóstico e monitoramento da fauna. Desde 2006, o monitoramento de fauna possibilitou o registro de diversas espécies. Já foram identificadas 250 espécies de aves, sendo três ameacadas de extincao e 21 endêmicas; 33 espécies de mamíferos de médio e grande porte, sendo sete ameacadas de extincao e duas endêmicas. 

 

Referência na realização do resíduo orgânico 

 

A gestão sustentável perpassa pelo projeto Recuperação de Áreas. Há 15 anos, a empresa desenvolve a iniciativa que prevê a realização de novos plantios com o objetivo de recuperar o solo, aproveitando, para isso, resíduos orgânicos tais como casca de madeira proveniente do processo de produção do carvão vegetal. 

 

O resultado dessa iniciativa foi reconhecido por meio do III Prêmio Boas Práticas Ambientais. “Receber esse reconhecimento do estado de Minas Gerais, fortalece todas as nossas ações, coroa o nosso trabalho e também nosso propósito de produtores de aço verde, nos enche de orgulho e aumenta nossa responsabilidade para continuarmos e avançarmos em nosso manejo sustentável”, pontua a Engenheira Ambiental da Aperam BioEnergia, Vanessa Marques da Silva. 

 

Educação Ambiental - Criando uma consciência coletiva

 

Para atingir os resultados necessários, atividades de conscientização também são realizadas no âmbito educacional. Formações, campanhas, gincanas, entre outras atividades são realizadas juntamente com a comunidade. Afinal, a luta em prol do meio ambiente é de todos. 

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR Minas), em parceria com a Aperam BioEnergia, oferece cursos para a comunidade, capacitando profissionais e produtores rurais. 

 

Seu Salvador Meira, de 67 anos, conhecido como Dodô, é morador da zona rural de Bonfim, no município de Itamarandiba. O produtor rural, que também é Presidente da Associação do Bonfim, já realizou diversos cursos pelo Senar. O último, foi a capacitação de Recuperação de Áreas Degradadas. Por meio do curso, os participantes tiveram acesso às normas ambientais e conceitos sobre áreas degradadas, além do diagnóstico da área, identificação de espécies arbóreas da região, seleção de mudas para plantio, bem como recursos e o transporte de materiais. Para Salvador, os novos aprendizados são sempre bem-vindos. “Agradecemos a Aperam BioEnergia, que sempre nos oferece esses cursos como forma de nos atualizar. Nesse curso, nós aprendemos mais sobre o plantio de árvores, recurso hídrico, adubação, entre outros conteúdos que acrescentam muito ao nosso conhecimento sobre o campo”, observa.

 

Aperam Bem Maior no Mês do Meio Ambiente 

 

O Dia do Meio Ambiente é celebrado no próximo dia 5 de junho (sexta-feira). Com isso, o projeto Aperam Bem Maior desenvolveu diversos conteúdos virtuais voltados ao tema. Durante todo o mês, as redes sociais da Aperam irá apresentar ações desenvolvidas pela empresa e destinadas à comunidade. 

 

“A questão ambiental permeia vários setores da sociedade. Vimos trabalhando com um viés coletivo envolvendo a população do Vale do Aço e do Vale do Jequitinhonha em programas de educação ambiental que sejam efetivos e que estejam próximos do contexto de cada comunidade”, destaca a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome. 

 

Para acompanhar o programa, basta acompanhar as redes sociais da Aperam: Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube @aperamnobrasil

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeNotícias da Região