Mais de 17 mil peixes já foram soltos em Projeto Repovoamento de Peixes no Rio Itamarandiba

Fev 13, 2020 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Nascidos e criados na beira do Rio Itamarandiba, os irmãos Dilson e Hélio Gomes, convivendo com uma natureza vasta e um Rio cheio de peixes , foram vendo com o passar do tempo uma redução significativa de peixes no rio , vendo o Rio se acabando,e os peixes sumindo , resultado da pesca predatória.

Incomodados com aquela situação, os irmãos se juntaram para tentar amenizar o problema, então começaram a pedir a família para ajudá-los a repovoar o Rio Itamarandiba, daí então o pai , os irmãos, primos e tios se juntaram com eles e conseguiram arrecadar o valor para a compra de mais de 7 mil peixes, divididos em primeira e segunda remessas soltas no Rio Itamarandiba na região de Santa Quitéria, nos dias quinze de Janeiro e primeiro de Fevereiro de 2020, acompanhados pelos ribeirinhos e familiares. 

O Projeto Repovoamento de Peixe no Rio Itamarandiba, tem com o objetivo de recuperar e preservar a fauna do município e de proporcionar peixes para atender a pesca legal , trazendo a sustentabilidade aos ribeirinhos e evitando a extinção das espécies. Segundo aos idealizadores o projeto visa repovoar o Rio Itamarandiba com espécies nativas da região seguindo a legislação vigente. 

Participam do projeto ribeirinhos do Rio Itamarandiba ( Santa Quitéria, Contrato e Ilha) , população de Itamarandiba, entidades e comércio local, pessoas que gostam da pescaria legal e que protegem o meio ambiente , pessoas que enxergaram a oportunidade de devolver , em parte o que o meio ambiente já proporcionou. 

Com a divulgação do projeto as contribuições começaram a chegar, a arrecadação em dinheiro, produtos como ração para peixes , etc . Após arrecadação os doadores são chamados para acompanhar a soltura dos peixes, as famílias que possuem casas próximo ao Rio são convidados para fiscalizar o desenvolvimento dos peixes e para combater a pesca predatória. Vale ressaltar que todo valor arrecadado é contabilizado e divulgados em redes sociais de forma clara e objetiva. 

Na terceira remessa o número de doação teve um aumento significativo somando 10.000 peixes , esses soltos na região da Ilha e Contrato , no dia nove de fevereiro de 2020, acompanhado pelos doadores e ribeirinhos da região. 

Com a criação e divulgação do projeto já foram arrecadadas três remessas de peixes somando mais de 17 mil soltos no Rio.  

“Precisamos fazer nossa parte com o meio ambiente, principalmente cuidar dos nossos rios para que em um futuro próximo não soframos as consequências “. Afirmaram os idealizadores do projeto.  

Os idealizadores do projeto são Dilson Gomes de Melo e Hélio Gomes de Melo e contam com a parceria de ribeirinhos da região, população de Itamarandiba, entidades e comércio local.

Contato para doações ao projeto (038) 9 9961-0056

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da Região