Dica Kining & Léo: Saiba mais sobre a HERPES

Mai 27, 2016 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

1- O QUE É HERPES?

É uma doença contagiosa, causada pelo vírus herpes simples, que com exceção das viroses respiratórias é a mais comum.

Muitos pacientes chegam ao consultório com as feridas herpéticas e não sabem o que são. Pensam que são causadas por aranhas, por isso não tomam os devidos cuidados e não realizam o tratamento adequado.

2. COMO OCORRE A TRANSMISSÃO?

O vírus Herpes Simples acomete somente humanos.

A sua transmissão se dá por contato com a saliva, lábios ou pele contaminados. Quando as lesões são visíveis a quantidade de vírus na cavidade oral aumenta cerca de 1000 vezes, o que torna a transmissão nesta fase muito mais provável de ocorrer. O vírus permanece na saliva por um período de até 15 dias.

Adultos se contaminam através do beijo, de objetos contaminados ou adquirem o vírus na infância.

3- QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Nem todas as pessoas desenvolverão a doença logo após a contaminação.

As lesões primárias são dolorosas e podem gerar febre, mal estar, e perda de apetite. Nas crianças é comum haver gengivite (inflamação da gengiva). O quadro costuma durar 15 dias e desaparece, sendo que ocorre por uma baixa de imunidade.

4. QUAIS SÃO OS SINAIS DE REATIVAÇÃO DO VÍRUS?

O paciente recebe sinais de 6 a 48 horas antes do surgimento das lesões, que vem em forma de formigamento, dor ou coceira nos lábios. Depois surgem pequenas elevações avermelhadas e dolorosas que se transformam em bolhas agrupadas. Estas bolhas viram pequenas vesículas (bolhas com líquido no interior) que estouram e se transformam em úlceras, sendo que esta a última fase da lesão ativa, cicatrizando alguns dias depois, sob a forma de crostas.

5. EXISTE TRATAMENTO PARA O HERPES?

O herpes labial não tem cura. O tratamento visa amenizar os sintomas, diminuir o ciclo, acelerando a cicatrização. O ideal é procurar um cirurgião-dentista, para avaliar as recorrências e a intensidade dos sintomas para escolher o melhor tratamento, que pode ser pelo uso de antivirais, em forma de comprimidos ou pomadas, e também há o tratamento a laser, com excelentes resultados.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeNotícias da RegiãoQuais os critérios utilizados pela Justiça para pensão alimentícia? Advogado Thiago Andrade responde