Contabilidade Barroso: Saiba o que é Lucro Real

Jan 23, 2020 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A CONTABILIDADE BARROSO, com mais de 22 anos de prestação de serviços de contabilidade , e a 15 anos, trabalha com a tributação do Lucro Real sendo a pioneira em Itamarandiba e região fala um pouco sobre esse assunto.

Uma grande dúvida que os empresários teem é a escolha do regime de tributação no qual se enquadrar. Simples Nacional? Lucro Presumido? Lucro Real?

Entender a forma de tributação da empresa é essencial para a saúde financeira da empresa. Afinal, ninguém quer pagar tributos a mais nem ter problemas com a Receita Federal ou os ouros órgãos como Receita Estadual, Municipal e demais, .

Para as empresas que planejam ou já possuem um lucro líquido menor do que 32% da receita, uma boa opção de regime tributário é o Lucro Real.

Lucro Real é um regime de tributação no qual o cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) é feito com base no lucro real da empresa sendo as receitas menos despesas, com ajustes previstos em lei.

O IRPJ quanto a CSLL são tributos sobre o lucro, Já os tributos sobre o faturamento (como PIS e Cofins) e dos tributos sobre consumo (como ICMS, IPI e ISS).

Para as empresas e os empresários que optam por este regime, é essencial ter um controle preciso, correto sobre as rendas e as despesas do negócio.  Nas empresas que possui esse controle preciso, é possível calcular com precisão o lucro e os tributos a serem pagos.

Temos vários pontos importantes na tributação do Lucro Real e uma delas é que os encargos aumentam ou diminuem de acordo com o lucro registrado e apurado no final do trimestre ou mensalmente, sendo assim, se a empresa apresentar Prejuizo Fiscal na apuração tributável, ela não precisa pagar os tributos sobre o lucro.

Temos abaixo algumas vantagens no Lucro Real:

  • Compensação de prejuízos fiscais;
  • Possibilidade de aproveitar créditos do PIS e do Cofins;
  • O Lucro pode ser apurado em diferentes períodos fiscais, seja trimestral ou anualmente;
  • Desobrigação de pagar os tributos sobre o lucro quando a empresa apresenta prejuízo fiscal.
  • Tributação mais justa de acordo com o lucro real do negócio;
  • Controle correto da empresa;
  • Aproveitar crédito de ICMS;

A empresa tem que possuir um excelente controle das finanças da empresa, caso contrário, a empresa que apresenta dados sem clareza, com informações fictícias ou sem informações, poderá pagar mais impostos, assim como no ato de apurar os tributos, pode receber multas que variam de 0,25% a 3% do Lucro Líquido, portanto para ter os benefícios, as empresas têm que ter exatidão na apuração do imposto.

 

Hianne Barroso 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da RegiãoACIAI/CDL entrega premiação do 27° Show de Prêmios