Clínica Odontológica Karine Chaves: O que são lesões bucais?

Jul 31, 2022 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

São alterações como inchaços, manchas ou feridas na boca, nos lábios ou na língua. Há vários tipos de feridas e de enfermidades bucais. As mais comuns são: as aftas, o herpes simples, a leucoplasia (placa branca) e a candidíase (sapinho).

 

Abaixo, vamos falar de cada um desses problemas da boca . Mas se você encontrar uma ferida em sua boca, não se preocupe.

 

Cerca de um terço de toda a população sofre ou sofrerá com isso em algum momento da vida. A questão é que as irritações e inflamações bucais podem ser muito dolorosas e interferir na fala e na mastigação.

 

Qualquer ferida que persista durante uma semana ou mais deve ser examinada pelo seu (ua) dentista. Às vezes, é até recomendável fazer uma biópsia (retirada de tecido para ser examinado) para que se possa detectar a causa da ferida e para eliminar a possibilidade de doenças sérias, como o câncer e Aids. 

 

Como saber se tenho uma ferida ou lesão bucal?

 

Os seguintes sinais podem indicar a existência de uma ferida ou lesão bucal: 

 

•✓ Aftas: são inflamações pequenas e brancas cercadas por uma área avermelhada. Elas são comuns e recorrentes, mas não são contagiosas. Mas muitas vezes, são confundidas com herpes, causadas por um vírus contagioso. As aftas ocorrem dentro da boca, principalmente em mucosa, enquanto o herpes aparece no lado de fora da boca (por exemplo, no canto dos lábios).

 

As aftas podem sumir e reaparecer, também podem ser pequenas ou grandes, além de aparecer agrupadas ou isoladas. Embora sua causa seja incerta (vejas alguns fatores de risco), alguns especialistas acreditam que estão ligadas a problemas do sistema imunológico, a bactérias ou a vírus. Fatores como o estresse, trauma, alergias, cigarro, deficiências de ferro ou vitaminas e tendências genéticas também tornam a pessoa mais susceptível às aftas.

 

•✓ Herpes simples ou herpes labial: se apresenta em grupos de bolhas dolorosas que aparecem ao redor dos lábios. Às vezes, debaixo do nariz e ao redor do queixo. Essas bolhas são causadas por um tipo de vírus e são altamente contagiosas.  

 

A primeira infecção aparece muitas vezes em crianças, motivo pelo qual os sintomas podem ser confundidos com os de um resfriado ou de uma gripe. Quando a pessoa é infectada, o vírus permanece no corpo, causando, de tempos em tempos, ataques recorrentes. Mas em algumas pessoas, no entanto, o vírus permanece inativo.

 

•✓ Leucoplasia: o tratamento começa com a eliminação dos fatores que causam as lesões, como deixar de fumar ou deixar de lado as dentaduras mal ajustadas e substituí-las por dentaduras apropriadas. Seu (ua) dentista fará o acompanhamento do tratamento com exames em intervalos de três a seis meses, dependendo do tipo, local e tamanho da lesão.

 

•✓ Candidíase: o tratamento consiste em controlar as condições que causam o seu aparecimento. É importante limpar as dentaduras para evitar os problemas que elas podem causar. Remover as dentaduras antes de dormir também pode ajudar. Se a causa for um antibiótico ou um anticoncepcional oral, a redução da dose ou a mudança do tratamento pode ajudar. Produtos que substituem a saliva deixam a boca mais úmida. Medicamentos contra fungos podem ser usados quando a causa principal é inevitável ou incurável. 

 

Em todos os casos, a boa higiene bucal é essencial.

 

Saiba mais na Clínica Odontológica Karine Chaves, localizada na Praça Santa Cecília, 226, bairro São Geraldo, em Itamarandiba. Para agendar seu horário basta ligar nos telefones (38) 3521-2343 ou (38) 9.9997-4743.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeNotícias da RegiãoCamila Modas está atendendo na Praça dos Agricultores, Centro de Itamarandiba, com grande variedade, qualidade e preço baixo