Cemig inicia serviços de terraplenagem para implantação da Subestação de Energia Elétrica de Itamarandiba

Mai 27, 2016 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Planejamento iniciado em 2014 e com previsão de conclusão para outubro de 2016, no dia 25 de maio, do corrente ano, chegou à fase mais importante, pois nessa data, deu início ao serviço de terraplenagem e obra civil da área onde será montada a Subestação de Itamarandiba.

Além da preparação do local para montagem da SE, outra etapa de grande relevância no processo é a linha de transmissão de energia elétrica que ligará a Subestação de Capelinha à Itamarandiba. Os trabalhos começaram no município vizinho e já chegaram ao território itamarandibano.

O Técnico em Montagem Eletromecânica de Subestações da Cemig, Sr. Hélio Costa, esteve no local acompanhando os trabalhos. Segundo ele, após a conclusão da obra civil será dado o início da montagem eletromecânica dos equipamentos, inclusive do transformador, um dos principais componentes da Subestação. O equipamento é responsável por receber a linha de transmissão com tensão de 69 kV (69.000 voltes) e rebaixá-la para 13,8 kV (13.800 voltes), nível de tensão das redes de distribuição da concessionária Cemig que atende aos consumidores. “A obra na SE Capelinha saída para Itamarandiba termina no início de junho, em agosto vamos concluir a montagem da Subestação em Itamarandiba. Os ramais de rede de distribuição em 13,8 kV na cidade para conectar-se à subestação estão em andamento. A linha de transmissão de Capelinha para Itamarandiba está em fase bem avançada, obra civil e montagem das estruturas metálicas, previsão para conclusão em setembro.”, informou Costa.

A construção da Subestação de Itamarandiba é uma obra complexa e tem exigido muita cautela em sua execução. Por isso mesmo, o Prefeito Erildo Gomes, tem se mostrado cada dia mais esperançoso e alegre com a evolução da obra que, segundo ele, é um marco na história do município. “Temos que entender e reconhecer que a execução de um projeto desse porte não se faz do dia para noite. Talvez aos olhos das pessoas a obra não estivesse sendo realizada, mas, desde o ano de 2014 etapas, como estudo de viabilidade, projetos da SE, desapropriações de área e instalação de linha e redes, vem sendo executadas. Por isso, quando vejo que os trabalhos estão evoluindo meu sentimento é de contentamento e de dever cumprido. A nossa satisfação está em atender o anseio da comunidade e esse projeto vai trazer melhorias para Itamarandiba e região.”, finalizou.

Para permitir a implantação deste empreendimento, será necessário construir 47,5 km de linhas de transmissão de 69 kV, e 35 km de rede de distribuição de 13,8 kV entre área urbana e rural. A Subestação de Itamarandiba terá uma área de 1.246m², situada aproximadamente dois quilômetros do centro da cidade, na estrada que dá acesso ao distrito de Contrato.

Fonte: Ernane Frois ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

 

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeNotícias da RegiãoAgricultores retomam produção de abacaxi em Itamarandiba