Aperam BioEnergia | 46 anos fortalecendo elos

Jun 06, 2020 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

No próximo domingo, (07), a empresa celebra mais um ano de sua fundação, e o momento é oportuno para relembrar toda trajetória, orientada por processos que privilegiam a sustentabilidade

 

Ninguém escreve uma história sozinho. São necessários muitos personagens para que, ao longo de uma jornada, bons frutos surjam e frutifiquem. Assim, a Aperam BioEnergia celebra seus 46 anos de trajetória firmada em parcerias. 

 

Após sua chegada na região do Vale do Jequitinhonha, na década de 70, muitos elos foram sendo construídos, para que a empresa se desenvolvesse e trabalhasse para o crescimento local. São mais de 75 mil pessoas fazendo parte dessa história, direta e indiretamente. Empregados, voluntários, parceiros e comunidade escrevem juntos as linhas dessa jornada. 

 

Atuando nas cidades de Capelinha, Turmalina, Veredinha, Minas Novas, Itamarandiba e comunidades rurais no entorno de suas florestas, a Aperam BioEnergia, subsidiária da Aperam South America, produz carvão vegetal para os alto-fornos da Usina, mudas, sementes e tecnologia de ponta para o setor florestal. Sendo sua produção uma etapa importante para o processo de produção do aço inox, a Aperam sempre esteve atenta a sua forma de trabalho, pensando em alternativas para que seu sucesso se desse em sintonia com a sustentabilidade.

 

Com isso, a Aperam desenvolveu o Aço Verde. A partir do uso exclusivo do carvão vegetal, produzido internamente, o processo gera um ganho positivo para o ambiente, devido à manutenção das florestas que absorvem CO2 e liberam O2 na atmosfera. “Pra gente, é um grande orgulho poder carregar o título de sermos a única produtora mundial de aços especiais, utilizando 100% do carvão vegetal proveniente de florestas renováveis de eucalipto. São 46 anos de uma intensa busca para deixar o nosso processo de produção o mais viável sustentavelmente falando”, considera o Diretor de Operações da Aperam BioEnergia, Edimar de Melo Cardoso. 

 

Inovação e tecnologia - Presente, passado e futuro

 

O Aço Verde Aperam abriu caminhos para que a inovação e a tecnologia se tornassem ainda mais presentes na agenda da Empresa. Sua atuação, por meio de processos inovadores e tecnologia de ponta, aplicados ao melhoramento genético e ao controle biológico de pragas das florestas de eucalipto, é a grande aliada da qualidade do ar e do meio ambiente. “Fruto do nosso trabalho em prol da sustentabilidade em nossos processos está o FAP 2000, maior forno do mundo para a produção do carvão vegetal; e o novo queimador de gases, capaz de reduzir a emissão de fumaça na atmosfera. Por essas iniciativas, nos colocamos no ranking de tecnologias inovadoras, sofisticadas e sustentáveis”, destaca Edimar. 

 

Orgulho de pertencer

 

Investir em pessoas é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa, o que motivou a Aperam BioEnergia ter sido eleita em 2019 como uma das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar, segundo pesquisa do Guia VOCÊ S/A. 

 

A publicação Guia VOCÊ S/A é o principal anuário nacional, que tem como objetivo avaliar e divulgar as melhores práticas em gestão de pessoas e bom ambiente organizacional como forma de reconhecimento das eleitas.

 

Desenvolvimento integrado

 

A BioEnergia mantém um compromisso com o desenvolvimento integrado e sustentável da comunidade. O trabalho é encabeçado pela Fundação Aperam Acesita, que também está à frente das ações promovidas no âmbito da Aperam South America. Geração de renda; Melhoria na Qualidade do Ensino; Meio Ambiente; Lazer e Cultura; e Desenvolvimento comunitário, são as frentes trabalhadas. 

 

De acordo com o Presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, a integração das esferas principais de atuação fortalece as demais áreas da empresa. “Na história da Aperam BioEnergia, trazemos para todas as nossas iniciativas uma responsabilidade social com o compromisso firmado da empresa junto a comunidade. Essas frentes fortalecem o objetivo de gerarmos um desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades onde a Aperam South America e Aperam BioEnergia mantêm suas atividades”, pontua.

 

Geração de renda

 

A Aperam BioEnergia desenvolve por meio do programa de geração de renda o Projeto Apicultura. A empresa fomenta essa parceria disponibilizando florestas de eucalipto para a criação de abelhas, promovendo uma fonte de trabalho e renda direta para uma população de aproximadamente 100 apicultores e suas famílias. 

 

Caique Willian de Oliveira tem 25 anos e trabalha na apicultura. Vindo de uma família onde o pai é apicultor, o jovem ajudava o pai desde cedo no ofício, e assim surgiu o interesse em ingressar na profissão. “Hoje a apicultura é a nossa principal fonte de renda. Ficamos muito agradecidos, pois a parceria com a Aperam BioEnergia tem oportunizado o fortalecimento da nossa área, e é uma troca diária entre a Associação Apícola de Itamarandiba – Apita e a empresa”, conta Caique, que também é presidente da Apita.

 

Outra forma de fomentar a economia local é o apoio e suporte que a empresa concede às artesãs. O fortalecimento do artesanato local é uma forma de preservar a memória e história do Vale do Jequitinhonha.

 

Terezinha Lopes dos Santos é moradora da comunidade Campo Buriti, e é integrante da Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo. Artesã há 18 anos, ela faz dessa habilidade o complemento da sua renda. “Eu amo o que faço. Além de ser um extra na minha renda, posso trabalhar em casa, perto da minha família e dos meus filhos”, destaca.

 

A artesã Georgina Gomes Pereira, faz parte da Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre, que também é apoiada pela Aperam BioEnergia. “Aprendi o artesanato assim que me casei que foi quando eu me mudei para a comunidade. A técnica foi fundamental para que eu pudesse ter uma renda. A Aperam BioEnergia tem nos auxiliado com embalagens, etiquetas e com a lenha, que nos auxilia num processo muito importante que é a queima do artesanato ”, conclui. 

 

 

Georgina também destacou a participação do grupo de artesãs todos os anos na exposição que a Fundação Aperam Acesita realiza. A mostra tem como objetivo valorizar a cultura das comunidades de Campo Alegre e Coqueiro Campo, além de contribuir para geração de renda das famílias produtoras do artesanato. “A exposição em Timóteo nos ajuda a divulgar o nosso trabalho. Além disso, a empresa sempre abre as portas para que a gente deixe nossos produtos nos escritórios, colaborando para a venda”, relata a artesã de Campo Alegre. 

 

 

 

 

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da RegiãoAperam BioEnergia | 46 anos fortalecendo elos