Notícias da Região
Avalie este item
(0 votos)
Brasil registra 5.717 casos confirmados de coronavírus e 201 mortes, mas há vários casos de pessoas curadas da doença

Subiu para 5.717 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Foram 1.138 novas confirmações em 24 horas. O número de óbitos também aumentou, agora são 201. A maior parte está em São Paulo, que concentra 136 mortes e lidera a lista nacional com 2.339 casos confirmados da doença. Os números estão consolidados com as informações que foram repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde até as 15h desta terça-feira (31).

De acordo com reportagem publicada pelo gauchazh, hoje (31/03), dos 143 pacientes confirmados na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 24 estão recuperados.

No dia 25, na Bahia, 14 pacientes foram curados do coronavírus, número de infectados no estado era de 91, hoje (31/03) já são 217 casos confirmados, com 02 óbitos.

Já o estado mais afetando até o momento é São Paulo, com 113 mortos por coronavírus e 1.517 casos confirmados.

Em Minas Gerais foram divulgadas duas mortes e 275 casos confirmados. No dia (27/03), a primeira paciente confirmada com a doença em Minas, foi curada e liberada do isolamento.

Apesar dos números divulgados até o momento, os pesquisadores acreditam que os números apresentados oficialmente não refletem a realidade do panorama atual, já que não há testes suficientes para todos. Outro fator que não ajuda a mostrar a realidade da atual situação, são os números de pacientes curados do coronavírus no Brasil, já que não são divulgados de forma oficial.

Avalie este item
(0 votos)
Itamarandiba permanece com 08 casos suspeitos de Coronavírus

O novo boletim epidemiológico sobre a situação do Coronavírus foi divulgado pelo Comitê Municipal de Prevenção e Contingenciamento de Saúde da Covid-19 em Itamarandiba. Os números permanecem os mesmo com 08 casos suspeitos, até o momento. Veja a baixo o boletim divulgado.  

 

O Comitê Municipal de Prevenção e Contingenciamento de Saúde da Covid-19 torna público o Boletim Epidemiológico do dia 29/03/20, domingo. 

Itamarandiba/MG: 

Casos confirmados = 0 (zero)

Casos suspeitos = 08 (oito)

Casos descartados = 0 (zero)

Obs: Por determinações da Secretaria de Estado de Saúde agora TODOS os pacientes com febre mais sintomas gripais serão notificados como suspeitos, independentemente de terem tido ou não contato com pacientes sob suspeita, ou virem de cidades com casos confirmados. Com isso, as notificações de casos sob suspeita de coronavírus apresentarão aumento. 

Vale destacar: Aos primeiros sinais suspeitos de Covid-19 ligue: (38) 9.8826-5046. Os principais sintomas são: febre acima de 37.8ºC, tosse e dificuldade para respirar.

Lembre-se:  As medidas de prevenção ao Coronavírus estão ligadas a hábitos de higiene como lavar as mãos com frequência, cobrir o rosto ao tossir, não compartilhar objetos pessoais, fugir de aglomerações, evitar tocar os olhos, nariz e boca.

Lar doce lar! Essa luta é de todos...Fique em casa!

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Avalie este item
(0 votos)
Brasil tem 111 mortes e 3.904 casos confirmados de coronavírus, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (28) o mais recente balanço dos casos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os principais números são:

111 mortes

3.904 casos confirmados

2,8% é a taxa de letalidade

São Paulo concentra 1.406 casos, e o Rio, 558

O balanço acrescentou 19 mortes e 487 casos confirmados ao total. No balanço anterior, da sexta-feira (27), o Brasil tinha 92 mortes e 3.417 casos confirmados.

Das 19 mortes acrescentadas ao total no país neste sábado, o estado de São Paulo teve 16 mortes. Já são 84 mortes em SP.

De acordo com o Ministério da Saúde, até as 15h, havia 569 pessoas internadas com confirmação para Covid-19 no país. O números consideram as pessoas cujos resultados dos testes já foram apresentaram e testaram positivo. O número não considera casos suspeitos.

Este é o segundo maior aumento diário de casos confirmados no Brasil até agora. Na sexta-feira, foram 503 novos casos.

Durante seu pronunciamento na apresentação dos dados, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que não tem covid-19. Ele afirmou que faz o teste com frequência e até agora todos deram negativo.

Isolamento social

O ministro defendeu novamente o isolamento social para evitar o avanço da doença e também para evitar sobrecarregar os hospitais com outros tipos de atendimento.

"Quando a gente manda parar diminuem acidentes, traumas e aumentam leitos de UTI quando precisamos", disse o ministro. "Ou seja, mais um benefício quando manda parar, além de diminuir a transmissão".

Mandetta ressaltou o alto número de acidentes automobilísticos no Brasil, que leva a internações em hospitais por traumatismos.

"Há informações que nós estamos tendo de queda de até 30%, 40% até 50% do nível de taxa de ocupação dos leitos que antes estavam sendo utilizados para pessoas politraumatizadas. Mais uma razão pra gente gente diminuir bastante a circulação de pessoas", ele afirmou.

Avalie este item
(0 votos)
Governador Zema anuncia estudo para avaliar reabertura do comércio em Minas Gerais

O governador Romeu Zema afirmou, nesta sexta-feira, (27/03), que a prioridade do Governo de Minas continua sendo a prevenção da saúde e da vida de todos: crianças, jovens e idosos. A declaração foi feita durante pronunciamento do governador, transmitido ao vivo pelas redes sociais, sobre as medidas de combate ao Covid-19 coronavírus. Zema também anunciou o início de um estudo para avaliar a possibilidade de liberar o funcionamento de alguns empreendimentos. E lembrou que as ações iniciais do governo foram essenciais para evitar que o coronavírus se espalhasse rapidamente.


 “Vamos ver o que será possível fazer no sentido de começarmos a reativar alguns setores. Tudo será feito com o maior critério”, disse. O governador explicou que as medidas, tomadas após ampla avaliação, estarão sujeitas a alterações, caso o monitoramento realizado 24 horas pelo governo aponte a necessidade de determinar novamente o fechamento de empresas, para evitar riscos à população.

“Estamos otimistas de que será possível liberar algumas atividades em algumas áreas. As regiões têm realidades distintas. E, por isso, o coronavírus se espalhou de forma desigual”, ressaltou. O governador ainda esclareceu que a análise levará em conta especificidades de cada município. E garantiu que as considerações dos prefeitos serão parte da tomada de decisão, após o estudo.

Zema deixou claro que não está determinando a reabertura do comércio, mas garantindo que a situação de cada setor seja analisada com responsabilidade.

Caso a avaliação indique abertura de determinados estabelecimentos, os sindicatos deverão assegurar medidas que garantam a segurança dos trabalhadores. Havendo a possibilidade de retomada das atividades, as empresas deverão adotar práticas sanitárias, escala de revezamento, alteração de jornada, além de evitar o contato de clientes, de funcionários e oferecer atendimento e assistência ao grupo de risco, como idosos, pessoas com doença crônica e gestantes.

Fonte: SEGOV 

 

Avalie este item
(0 votos)
Com novo protocolo do Coronavírus em MG, febre e mais outro sintoma respiratório, Itamarandiba passa para 08 casos suspeitos

O Comitê Municipal de Prevenção e Contingenciamento de Saúde da Covid-19 de Itamarandiba e Secretaria municipal de Saúde divulgaram uma nota de esclarecimento sobre a nova ordem do Governo do Estado de Minas Gerais, para que todas as pessoas que apresentarem febre e mais outro sintoma respiratório, que sejam todas colocadas como caso suspeito de Coronavíris, sendo assim, a partir de agora, os números aumentarão na cidade os casos suspeitos.

Esses pacientes deverão ficar em quarentena e não farão teste e ficarão como suspeitos no sistema, até que se faça o teste, apenas pacientes internados e com estado de saúde mais graves farão o teste mais rápido.

Já as orientações seguem da mesma forma, sendo o isolamento social a melhor forma de prevenção. Devido ao SUS por não suportar toda a demanda, caso apareça pessoas confirmadas com doença, podendo gerar um colapso no sistema de Saúde e muitos podendo até não receberem atendimento médico. Vale ressaltar que nos casos mais graves é necessário respiradores, em Itamarandiba conta com apenas 02 aparelhos.

Com o novo protocolo e os números atualizados nesta sexta-feira, 27, Itamarandiba passa para 08 casos suspeitos e nenhum confirmado de Covid-19.

Prevenção:

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não compartilhe objetos pessoais.

Avalie este item
(0 votos)
ACIAI/CDL não solicitou abertura do comércio que continuará fechado por prazo indeterminado, leia o Decreto Municipal nº 4628, de 2020

 

Confira a baixo a nota divulgada pela ACIAI/CDL em virtude a atualização do Decreto sobre as normas de restrição ao funcionamento do comércio, indústria e setor agropecuário em Itamarandiba.

ACIAI/CDL 

Na tarde de hoje, dia 26 de março de 2020, foi publicado o Decreto Municipal nº 4628, de 2020 que atualiza as normas de restrição ao funcionamento do comercio, indústria e setor agropecuário.

O Decreto atualizou a pedido da ACIAI/CDL as normas de controle sanitário do coronavirus em nossa cidade para adequá-lo as normas estadual e federal, sem contudo torna-lo menos rígido.

O Decreto Municipal nº 4628, de 2020, apenas atualiza as normas municipais a Deliberação COVID-19 nº. 17 do Governo do Estado de Minas Gerais e Decretos Federais que estipulam as atividades consideradas essenciais como serviços de borracharia, mecânicas, serviços postais, bancários, telecomunicações, internet bem como esclarece a possibilidade de trabalho interno em situações restritas e observadas as normas sanitárias como, por exemplo, manter distanciamento mínimo de 1,5 entre colaboradores.

As normas devem guardar com as normas estaduais e federais e observando-se a realidade local. 

O trabalho interno passou a ser permitido apenas para alguns segmentos cujas atividades possuem natureza administrativa como, por exemplo, contabilidades que são responsáveis por fazer fechamentos contáveis em geral, gerar folhas de pagamento, férias e afastamentos previdenciários, guias para pagamento de impostos e demais rotinas internas indispensáveis para manutenção de empregos.

Lembramos que as empresas estão impossibilidades de funcionar, mas encontram-se com seus CNPJs ativos e necessitam ficar em dia com suas obrigações fiscais, inclusive com a Prefeitura de Itamarandiba, no que se refere a impostos municipais.

Os estabelecimentos considerados não essenciais, cujas atividades são consideradas adiáveis continuarão fechados por prazo indeterminado, salvo exceções consideradas imprescindíveis, sujeitando os infratores a multas pesadas.

O texto do Decreto também esclarece duvidas relativas às restrições já existentes de segmentos que se encontram em atividade.

As medidas adotadas preservam o isolamento social e não comprometem a parcela da população com maior risco que continuam acauteladas com rigor.

Leiam o Decreto disponível em:

https://drive.google.com/file/d/1gZHbwswSRzWsq_OxibWfCSeejHFhglMP/view?usp=sharing

 

POR FAVOR FIQUEM EM CASA.

ACIAI/CDL

Pagina 1 de 132

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeNotícias da Região