Aperam BioEnergia participa de debate sobre o plano de prevenção do Uso/Abuso de álcool, tabaco e outras drogas

Jul 22, 2021 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Aperam BioEnergia recebeu na última segunda-feira (19) a visita da subsecretaria de políticas sobre drogas, Soraya Romina. O Encontro, contou também com a presença de Juliano Pedro da Silva, Diretor da Sedese – Regional de Diamantina, e teve como propósito ampliar a discussão sobre o Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados/Tratamento e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas que entrou na etapa de consulta pública para aprimoramento. A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), recebe participações da sociedade até 12 de agosto.

“Minha agenda aqui nos municípios da região do Vale do Jequitinhonha tem como objetivo apresentar o Plano Mineiro Intersetorial de cuidados e tratamentos de prevenção ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas. Essas ações constituem em um instrumento de orientação e gestão para o planejamento dos municípios em relação às suas políticas sobre drogas. Esse plano se mantém em consulta pública até o dia 12 de agosto. Com isso, estamos trabalhando para fomentar o debate junto dos municípios para que eles possam nos dizer se as diretrizes e estratégias colocadas nesse plano dialogam com a realidade local”, pontua Soraya.

Soraya ainda destaca a importância da mobilização da sociedade no controle, planejamento e na execução das políticas públicas, outra abordagem que integra sua agenda de discussões promovidas ao longo de seu percurso pelo Estado.

O encontro contou com a presença de associações do Vale do Jequitinhonha, visto que a iniciativa tem como intuito fomentar o diálogo com a sociedade mineira e seus 853 municípios, promovendo debates democráticos.

“Por meio desse encontro e visita à Aperam BioEnergia, promovemos o intercâmbio de propostas na agenda. Tive a chance de conhecer o importante trabalho que a Aperam realiza, dos projetos apoiados e desenvolvidos. Também pude apresentar a iniciativa do governo do Estado, em relação às políticas sobre drogas, estabelecendo uma relação de diálogo com a empresa, fortalecendo a pauta de prevenção às drogas na região”, ressalta a subsecretária.

Entre as entidades que participaram do encontro, esteve presente a Associação Amar e Renascer – AAMAR, que desde 2005 atua como Comunidade Terapêutica, na cidade de Itamarandiba, realizando o acolhimento exclusivamente voluntário, de pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo e dependência de drogas lícitas e ilícitas.

Para Gilberto Araújo, supervisor da AAMAR, a iniciativa foi uma forma de fortalecer os laços entre a Aperam BioEnergia, governo estadual e municipal. “Além de conhecer mais de perto a forma que a Aperam BioEnergia atua dentro responsabilidade social, foi um momento oportuno para somarmos forças em prol de um único objetivo, trabalhar a prevenção uso/abuso de álcool e outras drogas”, relata.

De acordo com o Gerente Executivo da Aperam BioEnergia (representante de Itamarandiba), Ézio Santos, a visita vai  ao encontro do diálogo promovido entre a responsabilidade social da empresa entre as comunidades que integram a região. “Os diagnósticos realizados nas cidades em que Aperam BioEnergia atua indicam uma frágil realidade relacionada ao alcoolismo. Diante do plano proposto, a partir do mapeamento das comunidades, acreditamos na articulação de um bom trabalho em parceria com a Sedese, para criarmos estratégias de apoio mútuo”, finaliza.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeFestas & EventosAperam BioEnergia participa de debate sobre o plano de prevenção do Uso/Abuso de álcool, tabaco e outras drogas