Programa Jovem Aprendiz: Jovens de Itamarandiba e Capelinha obtêm formação em curso teórico-prático, do ramo florestal, viabilizado por meio de parceria entre Aperam, Senai e Fiemg

Set 08, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Para alcançar o status de profissional com experiência em sua área de formação, os jovens de Capelinha e Itamarandiba contam com o Programa Jovem Aprendiz, promovido pela Aperam BioEnergia, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Realizado há quatro anos, o programa já formou 109 profissionais, dos quais 10 foram contratados por empresas na área da Manutenção Mecânica de Máquinas Florestais.

Recém-formado pelo curso de Aprendizagem Industrial em Manutenção de Máquinas Florestais, Gustavo Oliveira Costa, de 20 anos, de Itamarandiba, teve a alegria de receber o seu diploma na noite da última quinta-feira (30/08). Ele é um dos 20 jovens profissionais preparados pelo curso teórico-prático realizado dentro da Aperam BioEnergia, que formaram durante cerimônia realizada no Clube Florae de Itamarandiba.

“Sem dúvidas, esse curso vai abrir muitas portas para mim. De fato, esse é um programa excelente, que nos proporciona aprendizado que não encontramos em qualquer lugar. Aprendi e, posso dizer que, tenho vocação para trabalhar na área florestal. Não imaginava como era a Aperam BioEnergia e me surpreendi com tamanha organização da Empresa, que desenvolve um trabalho tão legal”, diz Gustavo, que está em busca de oportunidade no mercado de trabalho.

Oportunidades

O diretor de Recursos Humanos da Aperam South America, Luiz Otávio, por sua vez, reforça que o curso do Senai é um passo importante para que mais jovens alcancem oportunidades no mercado de trabalho. “Empresas do mundo inteiro querem profissionais qualificados e com vivência prática em sua área de formação. A exemplo do Grupo Aperam, que para áreas específicas, prioriza a contratação de profissionais com experiência em seu ramo de atuação”, enfatiza o diretor.

Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, os formandos do Programa Jovem Aprendiz podem vislumbrar uma carreira promissora. “Os jovens que passam pelo curso do Senai são profissionais que aprendem a teoria e a prática em uma empresa de referência no mercado florestal. Quando o profissional tem no currículo uma empresa reconhecida internacionalmente, como a Aperam BioEnergia, há mais possibilidades”, defende Venilson.

Segundo o gerente do Senai Turmalina, Carlo Tenaglia, o curso Aprendizagem Industrial em Manutenção de Máquinas Florestais foi formatado para atender as demandas técnicas da área metalmecânica, aliado à metodologia de Educação Profissional. “Com foco na solução de problemas e análises processuais, os aprendizes são desafiados com situações práticas durante o processo de ensino/aprendizagem. Desta forma, desenvolvem capacidades técnicas e conhecimentos específicos da área da manutenção mecânica de máquinas florestais”, frisa Carlo.

De olho no mercado

A Karine Martins Ribeiro, de 19 anos, já começou a trilhar o caminho do sucesso e tem as melhores expectativas quanto ao mercado de trabalho. A estudante é uma dos 25 aprendizes da nova turma do Programa Jovem Aprendiz, cujas aulas iniciaram na última segunda-feira (03/09), em Capelinha.

“Aproveito todas as oportunidades. Como nossa região é carente de cursos profissionalizantes, poder fazer um curso do Senai e ainda dentro da Aperam BioEnergia é uma oportunidade imperdível. Há uma demanda de profissionais com conhecimento e experiência em Manutenção Mecânica de Máquinas Florestais aqui, por ser uma região com muitas fazendas, além da própria BioEnergia, que precisa de profissionais especializados”, considera Karine, que também cursa Ciências Contábeis na Faculdade Unopar.

Formação profissional

Além dos estudantes que cursam Aprendizagem Industrial em Manutenção de Máquinas Florestais na Aperam BioEnergia, outros jovens têm a oportunidade de estudar e obter uma profissão no Senai de Turmalina, com o custeio da Empresa. Os cursos são ofertados na unidade, conforme disponibilidade do Senai, nas áreas: Marcenaria, Corte e Costura, Instalação Elétrica e Técnico em Segurança.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeEducação