Mestra Bezinha Gandra promove conscientização na semana do Meio Ambiente

Jun 12, 2022
Avalie este item
(0 votos)

Meio Ambiente na Escola

O dia 5 de junho foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas ) como sendo o dia do meio ambiente, uma forma encontrada para chamar a atenção das pessoas sobre a importância da conscientização acerca dos problemas ambientais. A data é lembrada todos os anos para  conscientização das pessoas sobre do uso sustentável das riquezas naturais.

E foi pensando em difundir maior conhecimento e senso crítico sobre o tema, que foram propostas atividades que mesclaram a prática à teoria, buscando parcerias entre instituições públicas e privadas, alunos e toda a comunidade Escolar Mestra Bezinha Gandra. Abaixo você saberá um pouco do que foi desenvolvido durante  essa semana especial para todos, através de material produzido pelos próprios alunos.

1-      Visita ao Parque Estadual Serra Negra

Foi iniciado o projeto com alunos do ensino médio de tempo integral ( EMTI ) da Escola Mestra Bezinha ,  que fizeram uma visita  e pesquisa de forma prática no Parque Estadual Serra Negra, onde alunos e professores foram recebidos pelos guias locais com todo suporte necessário para a exploração das riquezas naturais do Parque.

Alunos Mestra Bezinha

O local é de grande beleza e de uma biodiversidade impressionante, importância que vai muito além que a preservação da fauna e flora; onde inclusive são encontradas espécies ameaças de extinção. O parque, como patrimônio natural, também é imprescindível para a manutenção dos recursos hídricos de todo alto Jequitinhonha, assim sendo, o Parque Estadual Serra Negra, por causa de suas características naturais, é considerado a “Caixa d’água” de Itamarandiba e cidades vizinhas.

 

 

2-      Plantando árvores

 

 

Os alunos dos 6° e 7° anos tiveram a oportunidade de também sair da sala de aula e ir para as práticas, e desta vez foi plantando árvores de espécies nativas em algumas praças da cidade. Na oportunidade os alunos aprenderam o modo correto de se fazer tal procedimento, passando desde o planejamento do local mais adequado , seguindo o alinhamento de árvores ali já existentes, abertura de cova, mistura do adubo, plantio e irrigação, tudo supervisionado pelos profissionais da escola.

Essa ação foi com o objetivo de trazer mais conhecimento sobre o desenvolvimento da vida vegetal e uma maior consciência ecológicas nos alunos.

 

 

 

 

 

 

3-      Prevenção de Incêndios Florestais ( Aperam Bioenergia )

Outro dia de muito conhecimento e aprendizado foi marcado por palestra ministrada pelos engenheiros florestais Maria Eduarda e Felipe, ambos da equipe de relacionamento e treinamento da empresa Aperam Bionergia que instruíram os alunos sobre prevenção de incêndios florestais.  A palestra ocorreu para todos os alunos da escola Mestra Bezinha Gandra, visto o impacto e a importância para toda a sociedade Itamarandibana que o tema possui.

 

 Aperam e Mestra Bezinha

Lembrando também que  além de termos a maior área de floresta de eucalipto plantada do Brasil, a maioria dos alunos da escola são alunos de  comunidades  rurais e por isso são diretamente afetados todos os anos, seja por incêndios florestais naturais ou seja de forma criminosa. Na palestra foram abordados os riscos dos incêndios florestais bem com preveni-los além, é claro, de como proceder e se proteger caso se depare com algum foco. Foi explicado também sobre os prejuízos causados à fauna e flora e que acaba afetando a todos de forma geral.

 

4-      Usina de Triagem, Compostagem e  Reciclagem do Município de Itamarandiba.

Em continuação do projeto Meio Ambiente na Escola, foi feito também uma visita com alunos do ensino médio à futura Usina de Triagem, Compostagem e Reciclagem de Itamarandiba. Acompanhados pelo Secretário de Meio Ambiente Sr° Erculano, no local alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer a real situação de como o lixo é tratado atualmente e como será após a usina entrar em total funcionamento.

O Secretário ainda explicou que, por se tratar também de um projeto social em conjunto com o ambiental, a usina trará empregos e rentabilidade para as pessoas, principalmente as mais carentes, que poderão trabalhar de forma adequada e assim tirar seu sustento e de sua família de forma digna. Para isso conta com a criação de uma cooperativa onde toda a renda será revertida para as pessoas que ali farão o trabalho de separação do lixo sólido reaproveitáveis, como o papel, plástico, alumínio e outros. Já os materiais como os orgânicos serão transformados através de compostagem em adubos e também revendidos para empresas, setor público e interessados, fomentando assim o agronegócio na região.

Questionado em qual data a usina estará em total funcionamento e desenvolvendo todas as ações acima citadas, o Secretário ressaltou que será em um futuro bem próximo, visto que dependia da liberação de energia para as máquinas e que nos próximos meses vai ser iniciado todo o processo, mas que será um processo em etapas visto a que objetivo é também o social.

 

5-      Gincana Ambiental na Escola Mestra Bezinha Gandra.

 

Depois de todas as informações recebidas durante esses dias, os profissionais da escola promoveram um dia de lazer em que todos alunos puderam participar e demonstrar efetivamente o que aprenderam e repassar para os colegas através de apresentações teatrais, musicais, vídeos e uma gincana educativa para fechar a semana. Vale ressaltar que maioria dos jogos utilizados foram de materiais que seriam jogados no lixo e posteriormente descartados, mas com criatividade foram transformados em jogos pedagógicos que serão úteis em todo ano letivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Redes Sociais da Escola Mestra Bezinha Gandra

INSTAGRAM : https://www.instagram.com/mestrabezinha/

FACEBOOK:  https://fb.me/MESTRABEZINHA

TELEFONE: (38) 3521 1370

 

 

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeEducação