Imprimir esta página

Gincana Ambiental da BioEnergia arrecada mais de 20 mil garrafas PET

Jun 11, 2019 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A Semana do Meio Ambiente, entre 3 e 7 de junho, foi movimentada para a Aperam BioEnergia e Escolas da Rede Estadual de Ensino de Itamarandiba e Capelinha. Isso porque marcou o encerramento da Gincana Ambiental, iniciada em abril.

Cinco escolas participaram da gincana, que teve por objetivo a arrecadação de garrafas PET, que serão utilizadas na fabricação de vassouras, em projetos apoiados pela BioEnergia, com envolvimento da comunidade e instituições parceiras

Organizada pelas áreas de Meio Ambiente e Responsabilidade Social, o resultado da gincana  foi muito positivo. No total, foram coletadas 20.164 garrafas plásticas de tamanhos variados. “Uma quantidade impressionante de plástico foi retirada do meio ambiente, o maior ganhador dessa Gincana. Nosso muito obrigado a todas as escolas que participaram. Juntos, construiremos um mundo cada vez mais sustentável”, afirmou o gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima.

Envolvimento

O evento contou com a participação das escolas, que atuaram na Gincana, envolvendo-as em um Quiz Ambiental. Cerca de 1300 pessoas, participaram da programação da Semana. As ações serviram para reforçar os conhecimentos sobre preservação do meio ambiente, bem como das iniciativas adotadas pela Aperam BioEnergia em prol da sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental das comunidades das regiões onde atua.

As ações da Semana de Meio Ambiente da BioEnergia também contemplaram os empregados, que receberam informativo DSMS Especial (Diálogo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde). As equipes de trabalho puderam conhecer mais os projetos sustentáveis da Empresa e que envolvem escolas, comunidade e empregados.

Juntos por um mundo melhor

A garrafa PET é um produto 100% reciclável, mas seu descarte inadequado representa um enorme perigo para o meio ambiente. Ao participar da campanha, além de incentivar o fomento ao trabalho e à geração de renda, as escolas deram demonstrações do exercício prático da cidadania e da preservação ambiental.

Participação coletiva

Confira depoimentos de escolas participantes:

“Tanto para a escola quanto para os alunos foi muito prazeroso. Além de contribuir com o meio ambiente e a causa da Gincana, foi gratificante ver a empolgação dos alunos. Para nós, enquanto instituição, é importante ajudar em causas como essa.”

Érica Pires, especialista da Educação e supervisora dos anos iniciais da E. E. Mestre João Silvério.

“As turmas do turno da tarde foram divididas em equipes. Sempre uma turma dos anos iniciais com uma dos anos finais, para proporcionar uma melhor participação dos dois níveis de ensino. Os alunos fizeram um belo trabalho em equipe, duas turmas tornando-se uma só. Os maiores sempre cuidando e ajudando os menores.”

César Sampaio, diretor da E. E. Domingos Pimenta de Figueiredo

“Para nós da Escola Maria Raimunda, participar de uma Gincana com objetivos tão nobres quanto este, deixa-nos lisonjeados pelo fato de contribuir com a diminuição do lixo, fornecendo matéria prima para confecção de vassouras e, por fim, melhorar a renda de muitas famílias.”

Marcos Cordeiro, professor na E. E. Maria Raimunda Andrade Neves

“Foi muito importante e gratificante participar dessa gincana ambiental e poder contribuir para a limpeza e conservação do meio ambiente, pois ao retirar estes materiais do solo contribuímos  para a sua preservação.”

Adriana Aparecida de Carvalho, especialista da Educação e supervisora pedagógica da E. E. Prof. Teodorinho Fernandes.

Na Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra, os responsáveis pela campanha aproveitaram para realizar uma Gincana Ambiental à parte na instituição, e avaliam como muito boa a participação da escola.

O maior ganhador é o meio ambiente

Conheça as turmas de cada escola que mais arrecadaram garrafas durante a Gincana:

 

  • E. E. Mestre João Silvério: 1º ano Ensino Fundamental anos iniciais;

 

  • E. E. Domingos Pimenta de Figueiredo: 4º e 7º ano Ensino Fundamental;

 

  • E. E. Mª Raimunda Andrade Neves: 9º ano Ensino Fundamental;

 

  • E. E. Mestra Bezinha Gandra: 2º ano (202) Ensino Médio;

 

  • E. E. Prof. Teodorinho Fernandes: 3º ano Ensino Fundamental.

 

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação