Escola Estadual Padre João Afonso em 1º lugar da Superintendência de Diamantina no IDEB 2019 – Ensino Médio

Set 18, 2020 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A Escola Estadual Padre João Afonso está em festa!

 

Nesse contexto de pandemia, trabalho remoto e tantas outras dificuldades que assolam a sociedade, recebemos uma notícia que aqueceu nossos corações e nos encheu de muita alegria.

 

Arrasamos no Ideb 2019! O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

 

O Ensino Médio da nossa escola ficou em 1 lugar na SRE de Diamantina. E mais: No IDEB ficamos com 5.4. Melhor nota da SRE.

Quando analisamos o universo de 3670 escolas estaduais em Minas, ocupamos o 37 lugar.

 

O que dizer a quem fez e faz parte desse processo?

A gestão escolar agradece e reconhece o trabalho e a dedicação de cada um e cada uma, em todos os segmentos. Desde os pais até os estudantes, enfatizando toda a equipe de profissionais, que não medem esforços para que o melhor se instale na nossa realidade.

 

Como escola do campo, localizada num território tão cheio de belezas, mas também com todas as dificuldades próprias desse contexto, por vezes com tantos direitos negados, percebe que esse resultado veio para regar em nós a esperança de que estamos no caminho certo. De que, entre erros e acertos, nosso caminho tem sido conduzido com seriedade e respeito, valorizando os estudantes e buscando oferecê-los o que temos de melhor. E eles, por si só, tem nos ensinado tanto, de que não há dificuldade que não possa ser vencida quando se tem esforço e disciplina para buscar os ideais.

 

São muitos os resultados bons que alcançamos!

Cada estudante que passa no vestibular do sonho, cada estudante que decide permanecer no campo e faz esse lugar melhor, cada família que vem até a escola para nos confiar seus filhos e acreditar na educação como uma possibilidade... Tudo isso nos motiva a não desistir.

 

Padre João Afonso vem mostrando que, por meio da educação, é possível que mudanças aconteçam a curto e a longo prazo. Não é o início e nem o fim, é a caminhada, o passo firme, os pés no chão. Chegaremos muito mais longe com humildade, educação, diálogo e trabalho!

 

Nossa gratidão aos concluintes do 3º Ano do Ensino Médio 2019, que marcaram nossa escola com muitas conquistas! E aos estudantes que aqui estão, saibam que somos todos responsáveis por sermos a cada dia melhores e levarmos com orgulho o nome da nossa instituição. Nossa responsabilidade agora é mantermos os bons resultados alcançados e continuarmos essa trajetória de vitórias.

 

Agradecemos e lembramos também professores e outros servidores que tenham passado por nossa escola nesses anos, à Escola Municipal Núcleo Padre João Afonso e a cada escola por onde nossos estudantes tenham passado antes de chegar até nós. Escolas são bênçãos e, sobretudo nesse cenário de pandemia e ensino remoto, temos tido essa consciência.

 

Reforçamos nosso incentivo. Estudantes: não deixem de ler bons livros e estudar de verdade! Busquem, com todos os seus esforços, alcançarem aquilo que ninguém pode tirar: o conhecimento. Nós acreditamos em vocês e nos orgulhamos em fazer parte dessa equipe e em tê-los como nossos estudantes. Vale lembrar Gilvan Santos: “Não vou sair do campo pra poder ir pra escola, Educação do Campo é direito e não esmola!” Ou ainda o refrão do nosso hino que diz: “A educação é o caminho na luta pela liberdade, na cidade ou no campo, respeito à diversidade!”

 

Paulo Freire usa o conceito de inédito viável, nomeando algo que não aconteceu ainda, mas que poderá acontecer se houver inteligência para perceber em frestas das estruturas da sociedade, oportunidades para tal. É isso o que nossa escola está vivendo, o inédito viável por meio de estudantes, profissionais e famílias que levam a educação a sério. Uma escola que não para nas limitações, mas consolida-se cada vez mais nos princípios da Educação do Campo, fortalecendo a vez e a voz dos sujeitos dessa comunidade. Os protagonistas somos todos nós. E, a partir dessa consciência, muitas outras possibilidades se tornarão reais.

 

Obrigada, comunidade de Padre João Afonso e EEPJA!

Gestores e equipe de servidores da EEPJA

 

Referências

 

http://portal.inep.gov.br/ideb

Redação: Ângela Rita Teixeira

 

Prof. Ciências/Biologia EPJA

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeEducaçãoFaça sua inscrição na UNOPAR Pólo Itamarandiba e ganhe 30% de desconto em todo curso