E. E. Coronel Jonas Câmara, é destaque no Estado de Minas, com 8,5 no IDEB de 2019, sendo 1º lugar em Itamarandiba e na regional

Set 16, 2020 Escrito por 
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O IDEB, índice da educação básica é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice registrado nos anos iniciais  no país passou de 5,8, em 2017, para 5,9, em 2019, superando a meta nacional de 5,7 considerando tanto as escolas públicas quanto as particulares. Nesse cenário, a Escola Estadual Coronel Jonas Câmara de Itamarandiba, tem se destacado enquanto instituição de excelência no cenário educacional. Desde a 1ª edição em 2005, os anos iniciais têm alcançado índices superiores ao da média nacional e em 2009 já superava a meta proposta pelo Ministério da Educação para 2021.

Na edição de 2019, cujos resultados foram divulgados no último dia 15/09, os anos iniciais do ensino fundamental obteve no IDEB a nota de 8,5, provavelmente uma das maiores do estado de Minas Gerais, em uma escala que vai de 0 a 10 segundo os padrões de qualidade elegidos pelo MEC, reforçando o nível de excelência educacional da referida instituição.

Nos anos finais do ensino fundamental, a escola também é destaque. Obteve 6,5 superando a média nacional e estadual para esse segmento de ensino. Resultados dessa magnitude reforçam o compromisso e o empenho de toda a comunidade escolar na oferta da educação pública de qualidade ao seus alunos desde 2005. É possível perceber pela análise dos dados, que a referida escola tem se mantido com níveis elevados no IDEB desde a sua primeira edição, melhorando significativamente os resultados e reafirmando a qualidade do trabalho que é gerenciado por todos os envolvidos nesse processo.

Segundo a supervisora pedagógica, Jakeline Leal Costa, a escola possui um contingente de fatores positivos que permitem o alcance desses resultados; “A escola conta com uma proposta pedagógica assertiva desde 2002, que é amplamente incorporada por todos os docentes que a difunde em sala de aula. Associado ao trabalho de qualidade, está o apoio da gestão, a parceria dos pais e o empenho dos alunos.” Disse.

“Toda a equipe sente-se imensamente honrada e orgulhosa com esses resultados. O compromisso de todos os envolvidos se converge para a concretização de uma prática social mais ampla, que é a formação dos nossos alunos. A crença e a certeza de que a escola publica pode de fato ser qualitativa, são elementos norteadores do trabalho dos envolvidos no processo educacional, que percebem a educação como fator de emancipação social dos alunos. Espera-se que resultados desse nível sejam mantidos e ou superados para que se fortaleça e se valorize a escola pública e para que mais alunos possam ser contemplados em sua formação, com o modelo de educação que valoriza o conhecimento, a ética, a justiça social, ou seja, a plena formação nossos educandos.”Disse Jakeline Leal Especialista em Educação da Escola Estadual Coronel Jonas Câmara, dos anos iniciais.

Redação

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