Alunos da Escola Municipal Paraíso Infantil visitam Biblioteca Municipal Paulo Pavie

Ago 09, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Na última terça-feira, 07 de agosto, a Biblioteca Pública Municipal Paulo Pavie recebeu a visita dos alunos do 2º Ano da Escola Municipal Paraíso Infantil (EMPI).  O passeio faz parte do projeto “Literatura na Escola” que tem por objetivo despertar nos alunos o gosto pela leitura e ampliar o vocabulário dos infantojuvenis, bem como demonstrar a eles a logística de funcionamento de uma Biblioteca Pública.  

A visita foi coordenada e acompanhada pela diretora da Escola, Marilene Oliveira, professora regente, Simone Campos, bibliotecária, Maria Monteiro, e pela professora do “Mais Alfabetização”, Shirley Alves. Ao registrar seu contentamento com o projeto, a diretora Marilene afirmou que a visita surtiu o efeito esperado, visto que, segundo ela, a atividade serviu para aguçar nos alunos o hábito da leitura, preceito de grande relevância ao desenvolvimento de uma sociedade. “Fizemos um ‘tour’ pelas dependências da Biblioteca Paulo Pavie e sentimos em cada gesto o desejo de nossos estudantes em aprofundar, cada vez mais, no mundo da leitura. Agradecemos as funcionárias da instituição pela dedicação do tempo e recomendamos para que outras escolas também venham conhecer esse espaço do saber.”, comentou Oliveira. 

O grupo foi recepcionado pelas servidoras, Glória Costa e Marta Campos, que com muita alegria e prontidão apresentaram aos visitantes as instalações do local e o vasto acervo existente na Biblioteca Municipal. Tanto alunos quanto corpo docente conheceram e se familiarizaram com exemplares da literatura brasileira, estrangeira, romance, infantojuvenil, poesias, e outros.

Na oportunidade Glória Costa, que é a responsável pela coordenação do espaço, explicou que a Biblioteca Pública Municipal surgiu com a finalidade de despertar na população de Itamarandiba o gosto pela leitura e saber; para tanto o local conta com cerca de sete mil livros, inúmeras revistas, vários DVD’s, CD’s e outros materiais de pesquisa. Entretanto, Costa ressalta que, apesar desse rico e amplo acervo, a instituição necessita de renovação constante; sendo assim a coordenadora enfatiza que doações sempre são bem-vindas e aceitas. “Antes de 2007, ano de inauguração da Biblioteca, o professor não tinha outro recurso se não o livro adotado. Hoje os educadores têm a consciência de que gravuras, jornais, filmes, discos, gravações, livros e etc são formas de aquisição de conhecimento. Deste modo, é notório a necessidade de ter uma Biblioteca Pública que atenda toda a comunidade escolar com um processo contínuo e participativo.”, diz. 

Caso queira saber mais ou ser um colaborador da Biblioteca Pública Municipal Paulo Pavie visite-a! Ela está situada ao lado da agência dos Correios, na Rua Capitão Paula, Nº 09, centro, e funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Ernane Frois ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeEducação