Educação
Avalie este item
(0 votos)
ACIAI/CDL/CMEI em parceria com o SENAC promove Projeto Capacita/2 com cursos Assistente Administrativo e Promotor de vendas

ACIAI/CDL/CMEI em parceria com o SENAC promove Projeto Capacita/2 com cursos e bolsas 100% gratuitos para qualificar os funcionários do comércio e jovens estudantes. Os cursos oferecidos no primeiro momento foram Assistente Administrativo e Promotor de vendas. 

“Profissionais bem capacitados se faz necessário para qualquer empresa. Estes profissionais potencializam os lucros e a expansão do negócio. Sobre esta ótica, a ACIAI tem desenvolvido diversas ações para que possamos formar pessoas e que estas tenham possibilidade de se destacarem no Mercado de trabalho. Temos para isto o “Programa Capacita”, que só em 2022 já ofereceu sete cursos profissionalizantes como, Operador de motosserra, soldador, gestão de empresas rurais, entre outros. Todos com parcerias com instituições renomadas como o SENAR e SENAC e também empresas da região. Neste evento em específico, contamos com o apoio do Banco do Brasil, Prefeitura de Itamarandiba e claro, o SENAC. Além disso, temos para este ano mais seis cursos a acontecer . Entrem em contato com a ACIAI e saiba mais informações”. Disse Marcone Araújo, presidente da ACIAI.

“O que mais o mercado de trabalho exige das pessoas é a qualificação. Mesmo sem experiência, as empresas olham com bons olhos aqueles que se dedicam a aperfeiçoar o currículo. Os cursos profissionalizantes do Senac capacitam, jovens e adultos, para a adesão ao mercado de trabalho, que colabora para que os estudantes adquiram várias competências aplicáveis em um ramo de atuação. Assim, eles se tornam aptos a desempenhar mais de uma função, ampliando suas possibilidades de carreira. Além disso, ele ajuda no desenvolvimento de habilidades práticas, que dificilmente são obtidas em uma sala de aula tradicional, formando assim um profissional especializado em resolver problemas e encontrar soluções com agilidade. Como instrutora, tenho uma missão que vai muito além de mostrar conhecimento aos estudantes. Também sou responsável por conduzir e incentivar o trabalho em grupo, estimular a criatividade, o pensamento crítico e dar o auxílio necessário para que os estudantes alcancem seus objetivos”. Afirma Deisielle Teixeira - Instrutora de Capacitação Profissional do Senac Minas.

Avalie este item
(0 votos)
Seminário Ecológico das turmas do 1° Ano do ensino médio CDA e LFV da E.E. São João Batista

Para encerrar as atividades pedagógicas do 1° semestre, aconteceu nesta sexta-feira, 15, o Seminário Ecológico das turmas do 1° Ano do ensino médio CDA e LFV.

Os alunos fizeram maquetes e explicaram de maneira exemplar os temas sobre: Os biomas brasileiros e os ciclos geoquímicos. Em um ano de retorno ao ensino presencial, um ano de muita adaptações e mudanças.

"A proposta é que além de obterem conhecimento sobre ecologia eles também se tornem Protagonistas de seu aprendizado. Eu enquanto professora sou uma orientadora neste caminho da vida escolar de cada um deles. E deu certo! Semestre encerrado com uma apresentação de milhões". Disse Ana Paula Coelho - Professora de biologia e orientadora do projeto, Escola Estadual São João Batista.

 

 

Avalie este item
(0 votos)
Alunos do curso FIC de Agente Cultural, realizam evento Minas Origens, na Praça do Eucalipto em Itamarandiba

Neste domingo (19/06) ocorreu no bairro Florestal na Praça do Eucalipto, um evento cultural chamado Minas Origens, onde alunos do curso FIC de Agente Cultural, realizaram uma feira voltada para o incentivo da cultura e valorização dos trabalhos de artistas locais de nossa região, o evento contou com barracas de exposições de artistas e artesões pertencentes a Associação de artesões de Itamarandiba, o grupo de artistas Origem 038, a associação Apicola de Itamarandiba, o evento também contou com apresentações artísticas de dança do grupo Dancita, citações de poesias de Zezinho, shows de Samuel Alves, Manu Pinheiro e teve encerramento com Beco do Samba.

O evento que contou com apoio da E.E. São João Batista e a Secretaria de cultura conseguiu atrair grande público, um dos organizadores diz que o evento se tratava de um projeto que tinha a intenção de ocorrer mais vezes, “por muito tempo nossos artistas locais não recebem o devido reconhecimento pelos seus trabalhos muitas vezes por não ter oportunidades de expor suas artes, atingir novos públicos, todos sabemos que Itamarandiba e uma cidade cheia de cultura, muitas vezes foi dito por aqui que o povo não valoriza, mas a verdade e que como valorizar algo que não se tem contato? Falta divulgação desses trabalhos, essa e a ideia e o objetivo dessa feira” relataram curso de Agente Cultural conta com aproximadamente 37 alunos que foram os principais realizadores desse evento.

 

 

 

Avalie este item
(0 votos)
Mestra Bezinha Gandra promove conscientização na semana do Meio Ambiente

Meio Ambiente na Escola

O dia 5 de junho foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas ) como sendo o dia do meio ambiente, uma forma encontrada para chamar a atenção das pessoas sobre a importância da conscientização acerca dos problemas ambientais. A data é lembrada todos os anos para  conscientização das pessoas sobre do uso sustentável das riquezas naturais.

E foi pensando em difundir maior conhecimento e senso crítico sobre o tema, que foram propostas atividades que mesclaram a prática à teoria, buscando parcerias entre instituições públicas e privadas, alunos e toda a comunidade Escolar Mestra Bezinha Gandra. Abaixo você saberá um pouco do que foi desenvolvido durante  essa semana especial para todos, através de material produzido pelos próprios alunos.

1-      Visita ao Parque Estadual Serra Negra

Foi iniciado o projeto com alunos do ensino médio de tempo integral ( EMTI ) da Escola Mestra Bezinha ,  que fizeram uma visita  e pesquisa de forma prática no Parque Estadual Serra Negra, onde alunos e professores foram recebidos pelos guias locais com todo suporte necessário para a exploração das riquezas naturais do Parque.

Alunos Mestra Bezinha

O local é de grande beleza e de uma biodiversidade impressionante, importância que vai muito além que a preservação da fauna e flora; onde inclusive são encontradas espécies ameaças de extinção. O parque, como patrimônio natural, também é imprescindível para a manutenção dos recursos hídricos de todo alto Jequitinhonha, assim sendo, o Parque Estadual Serra Negra, por causa de suas características naturais, é considerado a “Caixa d’água” de Itamarandiba e cidades vizinhas.

 

 

2-      Plantando árvores

 

 

Os alunos dos 6° e 7° anos tiveram a oportunidade de também sair da sala de aula e ir para as práticas, e desta vez foi plantando árvores de espécies nativas em algumas praças da cidade. Na oportunidade os alunos aprenderam o modo correto de se fazer tal procedimento, passando desde o planejamento do local mais adequado , seguindo o alinhamento de árvores ali já existentes, abertura de cova, mistura do adubo, plantio e irrigação, tudo supervisionado pelos profissionais da escola.

Essa ação foi com o objetivo de trazer mais conhecimento sobre o desenvolvimento da vida vegetal e uma maior consciência ecológicas nos alunos.

 

 

 

 

 

 

3-      Prevenção de Incêndios Florestais ( Aperam Bioenergia )

Outro dia de muito conhecimento e aprendizado foi marcado por palestra ministrada pelos engenheiros florestais Maria Eduarda e Felipe, ambos da equipe de relacionamento e treinamento da empresa Aperam Bionergia que instruíram os alunos sobre prevenção de incêndios florestais.  A palestra ocorreu para todos os alunos da escola Mestra Bezinha Gandra, visto o impacto e a importância para toda a sociedade Itamarandibana que o tema possui.

 

 Aperam e Mestra Bezinha

Lembrando também que  além de termos a maior área de floresta de eucalipto plantada do Brasil, a maioria dos alunos da escola são alunos de  comunidades  rurais e por isso são diretamente afetados todos os anos, seja por incêndios florestais naturais ou seja de forma criminosa. Na palestra foram abordados os riscos dos incêndios florestais bem com preveni-los além, é claro, de como proceder e se proteger caso se depare com algum foco. Foi explicado também sobre os prejuízos causados à fauna e flora e que acaba afetando a todos de forma geral.

 

4-      Usina de Triagem, Compostagem e  Reciclagem do Município de Itamarandiba.

Em continuação do projeto Meio Ambiente na Escola, foi feito também uma visita com alunos do ensino médio à futura Usina de Triagem, Compostagem e Reciclagem de Itamarandiba. Acompanhados pelo Secretário de Meio Ambiente Sr° Erculano, no local alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer a real situação de como o lixo é tratado atualmente e como será após a usina entrar em total funcionamento.

O Secretário ainda explicou que, por se tratar também de um projeto social em conjunto com o ambiental, a usina trará empregos e rentabilidade para as pessoas, principalmente as mais carentes, que poderão trabalhar de forma adequada e assim tirar seu sustento e de sua família de forma digna. Para isso conta com a criação de uma cooperativa onde toda a renda será revertida para as pessoas que ali farão o trabalho de separação do lixo sólido reaproveitáveis, como o papel, plástico, alumínio e outros. Já os materiais como os orgânicos serão transformados através de compostagem em adubos e também revendidos para empresas, setor público e interessados, fomentando assim o agronegócio na região.

Questionado em qual data a usina estará em total funcionamento e desenvolvendo todas as ações acima citadas, o Secretário ressaltou que será em um futuro bem próximo, visto que dependia da liberação de energia para as máquinas e que nos próximos meses vai ser iniciado todo o processo, mas que será um processo em etapas visto a que objetivo é também o social.

 

5-      Gincana Ambiental na Escola Mestra Bezinha Gandra.

 

Depois de todas as informações recebidas durante esses dias, os profissionais da escola promoveram um dia de lazer em que todos alunos puderam participar e demonstrar efetivamente o que aprenderam e repassar para os colegas através de apresentações teatrais, musicais, vídeos e uma gincana educativa para fechar a semana. Vale ressaltar que maioria dos jogos utilizados foram de materiais que seriam jogados no lixo e posteriormente descartados, mas com criatividade foram transformados em jogos pedagógicos que serão úteis em todo ano letivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Redes Sociais da Escola Mestra Bezinha Gandra

INSTAGRAM : https://www.instagram.com/mestrabezinha/

FACEBOOK:  https://fb.me/MESTRABEZINHA

TELEFONE: (38) 3521 1370

 

 

Avalie este item
(0 votos)
ART MUSIC STUDIO conta agora com aula de teclado, somando as aulas de violão, guitarra e canto (Técnicas Vocais)

Devido à grande procura no ART MUSIC STUDIO e atendendo a esses pedidos o estúdio conta agora aulas de TECLADO, aumentando assim as opções de cursos na escola.

Contando agora com mais um membro importante no estúdio. Somando três professores, e oferecendo mais variedade e qualidade em cursos para os amantes da música. 

São eles: 

Walisson Silva, Professor de Violão e Guitarra

Professor de Violão e Guitarra a quase 10 anos e fundador do ART MUSIC STUDIO.

Iniciou esse projeto com o intuito de transmitir seus conhecimentos sobre música para seus alunos. Com o tempo viu que poderia aumentar as opções de aulas, e ampliar seu público colocando assim outros integrantes para fazer parte desse projeto que visa realizar sonhos através da música e leva ao máximo de pessoas possíveis.

 

Raniel Femandes, Professor de Canto (Técnicas Vocais)

Músico com mais de 10 anos de estrada, artista reconhecido, presente em várias apresentações em casamentos, eventos religiosos e públicos, bares entre outros. Fechou recentemente uma parceria com o Art Music Studio com a proposta de ensinar sobre a arte do canto, e todas as técnicas que envolvem essa pratica.

 

Clayton Monteiro, nosso novo Instrutor de Teclado

Com uma vasta experiencia musical, tocando teclado a mais de 5 anos em eventos religiosos, apresentações púbicas entres outros, agora disposto a compartilhar toda essa experiencia e conhecimento adquirido com os anos para nossos alunos da maneira mais simples e compreensível possível para haver êxito no aprendizado de cada um.

 

Endereço: Rua Aluízio Andrade Câmara 155, telefone para contato: (38) 98812-0878 WhatsApp, Instagram @Artmusicstudio.

Avalie este item
(0 votos)
Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera - Polo Itamarandiba realiza Colação de Grau para 68 formandos

A Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera - Polo Itamarandiba, realizou no dia 26 de março a cerimônia de Colação de Grau para 68 novos profissionais formandos nos cursos de graduação da modalidade a distância.

A outorga de grau universitário foi concedida aos concluintes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Licenciatura em Educação Física, Pedagogia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Hospitalar e Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais. 

O Polo agradece aos novos profissionais e seus familiares por terem escolhido a Unopar para ser parte desta etapa tão importante de suas vidas e os parabenizamos pelo grande feito. Desejamos que todos os formandos tenham êxito e prosperem na vida pessoal e profissional.

Pagina 1 de 59

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeEducaçãoAlunos e professores da E.E. Mestre João Silvério, realizam II Feira de Ciências e Mostra de Trabalhos com o tema “Sustentabilidade e Meio Ambiente”