Prefeitura de Itamarandiba aplica multas por descarte irregular de lixo e entulhos em vários pontos da cidade

Jan 05, 2021 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Gerência Municipal de Posturas, tem intensificado a fiscalização e aplicado multas às pessoas flagradas descartando irregularmente entulhos nas imediações da cidade. No mês de dezembro, por exemplo, vários locais de rejeito irregular de entulho “bota-fora” foram identificados, tendo a Secretaria Municipal de Obras realizado a remoção de toneladas de materiais despejados às margens de estradas municipais, rodovias e outros logradouros.

O monitoramento destas áreas tem sido realizado com ampla participação da comunidade, especialmente moradores, ciclistas e pedestres que rotineiramente passam pelos locais realizando atividades físicas. Estes, além de doarem placas de advertência quanto a proibição do descarte de rejeitos em determinados lugares, têm sido verdadeiros sentinelas a favor do meio ambiente. Suas denúncias já possibilitaram a identificação e autuação de ao menos quatro indivíduos flagrados descartando lixo e entulhos de maneira irregular. Tais fatos foram registrados especialmente às margens da estrada de acesso ao distrito de Padre João Afonso, anel rodoviário e na região do trevo da cidade.

De acordo com o gerente de posturas, Sr. Claudio Alves, o envolvimento da comunidade tem sido fundamental para que os infratores sejam identificados e autuados: “Temos recebido denúncias acompanhadas de imagens de veículos abarrotados de entulhos, sendo descartados especialmente às margens de estradas e nas saídas da cidade. As pessoas que realizam o descarte nem sempre residem nessas regiões, descolando-se de um ponto a outro da cidade para descartarem lixo e entulhos. E agora está sendo possível identificá-las e autuá-las porque temos conquistado um forte controle e participação da sociedade, realizado não só pelos moradores das comunidades próximas a esses locais, mas também por pessoas que passam com frequência nos locais.”, reconheceu.

O descarte irregular de lixo e entulhos contribui para a degradação dos logradouros públicos e do meio ambiente causando não apenas um dano estético, mas agravando principalmente os riscos de acidentes com animais domésticos e silvestres em busca de alimentos, obstrução de redes pluviais, incêndios florestais, contaminação do solo e os recursos hídricos, além de provocar o aumento de animais peçonhentos que podem trazer sérios danos à população.

Qualquer cidadão pode encaminhar denúncia à Gerência de Posturas, inclusive por meio do sistema e-Ouv da Prefeitura Municipal, informando a data e o local e, se possível, contendo imagem do fato.  Para tal clique AQUI

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeCotidianoSuspeito foge da Polícia e abandona motocicleta, arma e animal abatido em Itamarandiba