Moradores das Ruas Hortência e São Paulo, bairro São Geraldo, sofrem com demora de revitalização dos calçamentos após as chuvas, mas, jogam entulho e descartam água suja pelas vias

Ago 26, 2014 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Prefeito confirma recurso adquirido para obras em algumas ruas, no entanto alega esbarrar na falta de liberação total da verba

 

Com as fortes chuvas que assolaram Itamarandiba no final de 2013 e início de 2014, diversas ruas sofreram com a falta de planejamento e infraestrutura, associados à qualidade e durabilidade das pavimentações existentes. Com isso, a cada chuva que cai, prejuízos e danos às pavimentações tornam-se mais evidentes.

Após passar o período chuvoso, prefeito e vereadores uniram-se em busca de recursos para reestruturar o município, como vias e pontes que ficaram danificadas. Além de algumas pontes serem reestruturadas, muitas ruas foram revitalizadas com bloquetes, tais como: o início da Rua São Geraldo, a Rua Mercês e a Rua Independência.

Já na ponte que liga o bairro 1° de Maio ao bairro Fazendinha, conhecida como “Tubulão”, foi feita uma ponte provisória e a população espera sua reconstrução. As ruas que mais sofreram com as águas foram a rua São Paulo e a rua Hortência e, até o momento, não foram concretizadas as obras. No dia 28 de março de 2014, a Secretaria de Obras iniciou a revitalização das referidas ruas com o assentamento de bloquetes na parte inferior das vias e colocando terra na parte de cima, mais precisamente da Rua Hortência.

Os moradores reclamam dos buracos e poeira que dificultam o acesso de motoristas e pedestres, além da grande quantidade de água que é utilizada para amenizar a poeira. Porém, a situação é mais agravante com o despejo de entulhos jogados pelos próprios moradores e água suja dispensadas das casas que desce pela rua, podendo provocar doenças nas pessoas que passam pelo local.

Em conversa com nossa equipe, o Sr. Prefeito Erildo Gomes e o Secretário de Obras, Gelte Meira, informaram que as obras nas Ruas Hortência e São Paulo serão executadas em um momento próximo, tudo porque parte da verba conseguida para fazer a revitalização não foi liberada. “Como todos devem estar cientes, devido à queda no FPM e a grande dívida deixada por administradores passados, a Prefeitura de Itamarandiba tem enfrentado uma grave situação financeira. Apesar disso, estamos trabalhando assiduamente para fazer e trazer as melhorias que a população merece. Obras como as das Ruas Hortência, São Paulo e outras, são de extrema importância para nossa comunidade. Já angariamos recursos para executar a pavimentação de algumas vias. Contudo, em alguns casos, apenas 30% da verba de certos convênios foram liberados, o que nos obriga a aguardar a liberação do restante para aí, sim, começarmos a realizar as obras de revitalização”, disseram.

Vale ressaltar que devido à falta de uma rede pluvial, os transtornos são inevitáveis. Isso é resultado de obras eleitoreiras e da ausência de planejamento como recomenda o Departamento de Estradas e Rodagens – DER – que, dentre suas normas, indica que as pavimentações asfálticas devem ser recapeadas a cada cinco anos.  

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeCotidianoOperação Serra Negra é realizada em Itamarandiba e estima-se que o valor das autuações ultrapasse 1,5 milhão de reais