Como medida de prevenção à propagação do Coronavírus, Itamarandiba decreta situação de emergência

Mar 19, 2020 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Na tarde de hoje, 19 de março, foi publicado o decreto 4625/2020, o qual discorre sobre o reconhecimento, por parte do município, da situação de emergência por conta da pandemia do Coronavírus. A medida visa garantir o incremento de ações para prevenir a propagação do Coronavírius no território itamarandibano.

O documento, em inteiro teor, pode ser acessado clicando AQUI

Dentre as regras estabelecidas no decreto estão as seguintes orientações à população:

- Distanciamento e isolamento social: a população deve manter-se em casa no período de 21h00mim as 05h00min. E, sempre que possível, a qualquer hora do dia, apenas saírem de casa quando estritamente necessário. Na rua e em estabelecimentos, deve-se observar o distanciamento entre pessoas de um metro e meio (1,5 m).

- Suspensão de atividades que impliquem em aglomeração de pessoas:

- A suspensão de toda e qualquer atividade que implique aglomeração de pessoas em estabelecimentos comerciais, a exemplo de academias, bares, restaurantes e congêneres;

- A suspensão da realização de todo e qualquer culto religioso e ou serviços eclesiásticos que impliquem em aglomeração de pessoas e ou sejam incompatíveis com as orientações gerais de distanciamento e isolamento social;

- Reforço nas medidas de higienização:

- A população deve cuidar da higienização periódica das mãos, sendo eficiente o uso de água e sabão ou a utilização de álcool em gel 70%.

- Evitar municípios com transmissão comunitária do Coronavírus e adoção de medidas preventivas em viagem.

- A população deve evitar deslocamentos a municípios com transmissão comunitária da doença, a exemplo da capital Belo Horizonte, e de municípios com casos confirmados. Já os motoristas devem sempre conduzir com as janelas abertas e higienizar as superfícies de maior contato, sobretudo nos veículos de uso coletivo.

- Reforço de cuidados em hospedagens

- Os serviços de hotelaria devem redobrar a atenção com os hóspedes, disponibilizando informações relacionadas a medidas preventivas da doença, a colocação de dispersores com álcool em gel e ou sabão líquido nos recintos, além de primar pelo registro dos dados dos hóspedes.  A quaisquer sinais suspeitos de sintomas do coronavírus devem informar o serviço de saúde.

- Controle de distanciamento social em estabelecimentos comerciais

  • Os estabelecimentos comerciais devem priorizar a organização de filas, guardando a distância entre as pessoas, preferencialmente de 1,5m, além de adotar medidas de higienização de superfícies de maior contato e toda e qualquer medida que contribua para evitar a propagação da doença.

- Rede privada de ensino

  • A orientação à rede privada de ensino é para que acompanhe o calendário municipal de educação.

O decreto estabelece ainda outras orientações à população, especialmente quanto a sinas suspeitos de coronavírus. A qualquer sinal dos sintomas frequentes (febre, tosse, aumento de secreção, dor de garganta, coriza e ou congestão nasal) deve-se permanecer em casa em isolamento contatando a Unidade de Saúde por meio de telefone, a qual prestará a assistência necessária, conforme protocolos definidos. No caso em que se apresente piora e persistência da febre e ou/falta de ar deve ser comunicado ou buscado a Unidade de Saúde mais próxima, ressaltando-se que o atendimento no hospital é reservado apenas para os casos mais graves e urgentes.

O Município também poderá rever e avaliar o estabelecimento de outras regras e orientações, conforme indicar o cenário de anormalidade para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

A Prefeitura Municipal esclarece, também, que até a presente data não há registros de casos suspeitos ou confirmados no município de Itamarandiba. ao passo que todas as informações relacionadas ao coronavírus serão divulgadas oficialmente por meio desta Assessoria de Comunicação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba  

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeCotidianoConfirmado o 6° óbito por Covid-19 em Itamarandiba, trata-se de uma senhora de 52 anos com comorbidade