Itamarandibano Antônio Meira leva sua arte aos palcos e brilha em São Paulo

Jan 08, 2021 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Antônio Meira é um artista Itamarandibano em ascensão profissional. Nascido e criado em Itamarandiba, mudou-se com a família para São Paulo aos 15 anos de idade.

De família tradicional itamarandibana, é filho de Maria de Lourdes Meira Fernandes, conhecida como “Piu”, e de Sebastião de Fátima Fernandes, conhecido como “Tião Russo” ou “Bastiãozão”

Na infância, morou no bairro São Geraldo com os pais e os dois irmãos e estudou em escolas tradicionais da cidade, como Escola Mestre João Silvério e Escola Estadual São João Batista. De família religiosa, foi coroinha e participava com orgulho da tradicional Folia de Reis, marca registrada de sua família em Itamarandiba.

Da tradição da Folia de Reis, Antônio notou seu interesse pelas artes. Quando ia para a roça do padrinho José Levi usava o capinzal como arena e cantava, dançava, sonhando que um dia seria um grande artista. Assim, ainda durante a adolescência, tornou-se professor de dança de uma academia d

Após se mudar para São Paulo, onde possui familiares, com o incentivo dos pais fez muitos cursos, trabalhou com várias companhias e, em paralelo a isso, começou a construir a carreira solo, que se iniciou em Itamarandiba. Com muito empenho, sempre conseguiu contribuir em casa por meio do seu trabalho, provando que era possível viver de sua arte.

Segundo Antônio, hoje sua carreia se baseia em quatro pilares. O primeiro pilar é o Grupo Tuia, equipe teatral mineira residente em São Paulo, formada por Antônio e pela atriz mineira Ariã Santana, já há sete anos alcançando grandes voos no cenário nacional, sobretudo em Minas Gerais, sendo que arde o desejo de levar o trabalho do grupo para Itamarandiba. O segundo é o próprio Antônio Meira, na realização de espetáculos solos, já tendo sido premiado em são Paulo, seguindo no processo da constante pesquisa e aprofundamento das tradições populares.

O terceiro pilar é o Instituto brincante, principal espaço de referência em estudos e reflexão das diversas tradições populares do brasil, a nível nacional, responsável por fazê-lo transitar em vários projetos no por todo o Brasil, há onze anos. Por fim, o quarto pilar corresponde a Antônio Nóbrega, grande artista, figura expressiva, considerado o “Ariano Suassuna da atualidade”, que tanto contribuiu e contribui com sua carreira, por meio do estudo e trabalho das tradições artísticas a nível nacional, mas, sobretudo, do nordeste.

“Me sinto privilegiado por ter nascido em Itamarandiba e por hoje ser um comunicador em âmbito nacional, poder falar de nossa cidade e mostrar nossas tradições em releituras artísticas, seja no teatro ou na dança. Me orgulho em fazer parte da família Meira e Fernandes de Itamarandiba e agradeço a todos meus familiares, amigos e conterrâneos, por todo o apoio recebido.”

 

 

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeBelezas da Terra