Imprimir esta página

Prefeitura de Itamarandiba municipaliza Corporação Musical São João Batista

Dez 30, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Lei Municipal sancionada, ainda em novembro, pelo prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, garante criação da banda de música Corporação Musical São João Batista no âmbito da administração municipal. A banda, até então, estava constituída como uma associação privada e passava por grandes dificuldades financeiras e operacionais para manter-se ativa.

De acordo com o prefeito Luiz Fernando, a decisão de municipalizar a Corporação partiu do Poder Executivo e contou com grande apoio da Câmara Municipal, visto que o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Ao explicar os motivos que levaram o Executivo a propor tal iniciativa, o prefeito Luiz Fernando destacou que o município tem por obrigação estimular a cultura local e a incorporação da Corporação Musical era uma medida urgente e necessária: “Nossos jovens são carentes de espaços culturais e seguiremos firmes no propósito de somar todos os esforços para que a banda de música receba a atenção devida e nossas crianças e adolescentes encontrem na banda um espaço de lazer e cultura. Precisamos investir na formação humana de nossa juventude que é extremamente talentosa. E tenho plena convicção de que a banda é um solo fértil para despertar vocações.”.

 O procurador municipal, Pedro Afonso Fernandes, argumentou que tão logo o município propôs a iniciativa, a associação mantenedora da banda se mostrou complacente a ideia, inclusive reconhecendo a impossibilidade de seguirem com o brilhante trabalho que há anos era por eles desenvolvido. “Diretores da Banda nos confidenciaram que pelo fato de serem uma entidade privada as dificuldades eram muitas, principalmente pela escassez de recursos financeiros e pela burocracia em se formalizar parcerias. Agora tudo será diferente!”, garantiu Fernandes.

Com a incorporação da banda à Secretaria Municipal de Cultura, o município poderá realizar investimentos diretos, por exemplo, na aquisição de instrumentos e disponibilização de regente; além disso, poderá participar de editais públicos e privados para captação de recursos.

A gerente de Cultura, Sra. Leda Rabelo também comemorou a decisão. Segundo ela, as bandas de música compõe a identidade cultural de Minas e em Itamarandiba não é diferente. “Não podíamos jamais deixar que nossos instrumentos se silenciassem. Isso ocorreu no passado e não podíamos incorrer no mesmo erro. A história da Corporação Musical, com cerca de cem anos, se confunde com a própria história do Município e pensar que estava por ser encerrada era algo inconcebível para a administração. Agimos rápido e, por isso, parabenizo também aos nobres vereadores que, prontamente, aprovaram a criação da banda.”

Rabelo destaca ainda a importância da música para o desenvolvimento dos alunos e já faz planos. “A música proporciona uma experiência extraordinária aos alunos auxiliando-os no desenvolvimento pessoal ao mesmo tempo em que oferece espaços e momentos de entretenimento para a população. Além disso, assim como outros projetos que temos desenvolvido na Secretaria, apostamos fortemente na cultura como uma ferramenta de integração regional. E com a banda não será diferente! Voltaremos a participar de encontros em outros municípios e também receberemos outras bandas aqui. Esse é um momento marcante para a Corporação e ficamos todos extremamente felizes com o sucesso da iniciativa.”. 

Além da municipalização da banda, foi instituída, no mês de dezembro, a oficialização do Coral de Flautas Pássaros Canoros que passa a integrar a estrutura da entidade. O que representa um ganho inestimável para Itamarandiba, principalmente por garantir a inserção de crianças e adolescentes na cultura musical.

Fonte: Prefeitura de Itamarandiba 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação