Prefeitura de Itamarandiba implanta ESF nos distritos de Penha de França e Santa Joana

Set 30, 2014 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A saúde pública de Itamarandiba recebeu, nos dias 19 e 26 de setembro, um relevante acréscimo com a implantação do modelo da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nos distritos de Penha França e Santa Joana, respectivamente. Isso significa que ambas as comunidades passaram a ter médicos e enfermeiros fixos e os postos de saúde transformaram-se em PSF, trazendo assim, atendimento diário e de qualidade para a população dos dois distritos e de toda a região.

As cerimônias de inauguração foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos distritos e contaram com a presença do Prefeito Erildo Gomes, Primeira-dama, Arlete Bonfim, Secretária Municipal de Saúde, Aida Santos Gandra, coordenadora da atenção primária, Thalita Oliveira, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e participação dos moradores locais e de comunidades circunvizinhas.

Durante as solenidades, o Prefeito Erildo, ressaltou que a chegada da ESF às duas regiões, dentre outras vantagens, vai trazer maior e melhor acesso aos serviços de saúde, bem como possibilitará o estabelecimento de vínculos entre as equipes de saúde e os pacientes. “Estamos vivenciando momento histórico na saúde de Itamarandiba. A população dos distritos de Penha de França e Santa Joana, por exemplo, até pouco tempo não contavam com médicos. Essa realidade já faz parte do passado. Hoje contam com médicos e enfermeiros que residem na localidade e atendem diariamente moradores de toda a região. São grandes conquistas para um novo tempo.”, diz Gomes.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde ofertou, aos penhenses, santajoanenses e demais moradores das duas regiões, inúmeras ações que objetivam o bem estar e saúde da população, tais como: consultas médicas, avaliação do nível de massa corporal, aferição da pressão arterial e glicemia, distribuição de preservativos, palestras de conscientização à cerca das “Doenças Sexualmente Transmissíveis”, atualização do cartão de vacinas, atendimento ginecológico, escovação supervisionada com distribuição de kits limpeza odontológica, dentre outras.

Fonte: Ernane Frois / ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomePolítica