Prefeitura de Itamarandiba firma parceria e realiza Curso de Saneamento Básico Rural

Jul 25, 2014 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A Prefeitura de Itamarandiba, através das Secretarias Municipais de Agricultura e de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com a EMATER/MG, Mineração Pedra Menina, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itamarandiba e IEF (por intermédio da Estação Ecológica Mata dos Ausentes), realizou, nos dias 21,22 e 23 de julho, um curso sobre fossa séptica.

Realizado nas proximidades do Parque de Exposições de Itamarandiba, o curso faz parte do Projeto de Recuperação da Bacia do Córrego Itapirapoã, plano este que além de ensinar as técnicas de construção e manutenção de uma fossa séptica, já implantou, junto às comunidades ribeirinhas, dentre elas: Brandão, Várzea de Santo Antônio, Pinheirinho, Penha de França, Serra dos Martins, Salgadinho e Amaros, outras atividades como maneiras de cercamento de nascentes, palestras educativas à cerca da importância das APP’s, combate a incêndios florestais e prevenção a verminoses.

Um dos coordenadores do curso, o representante do IEF, Gerente da Estação Ecológica Mata dos Ausentes, Sr. Clemente Francisco de Brito, explicou que a construção de fossas sépticas traz grandes vantagens às comunidades e população, uma fez que eliminam a contaminação dos lençóis freáticos e a proliferação de doenças de veiculação hídrica. “A fossa séptica possui 03 repartições feitas de alvenaria as quais recebem separadamente os resíduos sólidos e líquidos. É importante esclarecer, ainda, que elas devem ser construídas próximas aos banheiros e longe de plantações e áreas florestais.”, informou.

O Secretário Municipal de Agricultura, Sr. João Vieira, enalteceu a parceria firmada entre Prefeitura de Itamarandiba e instituições e explicou que o objetivo do curso, dentre outras coisas, é disseminar, junto às comunidades, a importância de se instalar fossa séptica, levando em conta que esse procedimento é um dos mais vantajosos no que diz respeito ao tratamento de esgoto nas zonas rurais. “A idéia é levar o curso às comunidades do nosso município. Para isso, é necessário que façamos parcerias com moradores da região, sindicatos e/ou associações. Na oportunidade quero agradecer nossos parceiros: EMATER/MG, IEF, Mineração Pedra Menina e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itamarandiba na execução desse curso. Um agradecimento especial aos pedreiros Sr. Osmar Lemos, de Penha de França, e Sr. José Oliveira, da comunidade de Tafona, pela incondicional ajuda nesses três dias de curso.”, diz

As aulas práticas do curso de fossa séptica contaram com a participação de 15 pessoas, sendo elas dos municípios de Itamarandiba e de Senador Modestino Gonçalves, respectivamente das comunidades de Serra dos Martins, Córrego Fundo, Itamarandiba do Campo, Canela D’ema, Penha de França, Santa Joana, e Beia, Tafona, Fazenda Barreiras e Itanguá.

Fonte: Ernane Frois ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomePolítica