Orçamento participativo: Por decisão unânime, moradores decidem por construção de novo acesso ao bairro Bom Jesus

Dez 18, 2017 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Em assembleia popular realizada na noite do último 14 de dezembro, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Extração de Madeira e Lenha de Itamarandiba e Turmalina, moradores do bairro Bom Jesus decidiram, por unanimidade, que os 100 mil reais, do orçamento de 2018 destinados a investimentos no bairro, deverão ser aplicados na construção de um novo acesso ao bairro.

A decisão foi tomada após a Prefeitura Municipal de Itamarandiba apresentar três propostas de obras, previamente discutidas com representantes da Associação dos Moradores do Bairro Bom Jesus (AMBJE), sendo elas: execução de rede pluvial, urbanização da Praça da Igreja do Bom Jesus ou a construção de uma via que ligará a Rua do Contorno à Rua Capitão Paula.

O encontro teve início com o prefeito Luiz Fernando explicando aos presentes que a Administração 2017/2020 reservou, do orçamento de 2018, 01 (um) milhão de reais para se investir em melhorias nos bairros e distritos do município. Deste montante, foi esclarecido que 100 mil reais serão destinados ao bairro Bom Jesus para que se concretize a obra escolhida em votação durante a reunião participativa. 

Embora reconhecendo não ser possível melhorar tudo de uma só vez, o presidente da AMBJE, Paulo Afonso da Silva, comentou ser de suma importância o encontro, visto que há muito que se melhorar no bairro. Silva aproveitou o momento para elogiar a atual Gestão Municipal pela iniciativa de promover as plenárias participativas; as quais segundo ele, darão vez e voz aos cidadãos.  O presidente destacou, ainda, a importância do associativismo para o desenvolvimento da cidade: “O associativismo é transformador e capaz de realizar grandes obras. É importante difundir a cultura do associativismo, visto que é fundamental ao desenvolvimento de Itamarandiba. Hoje, projetos desenvolvidos por nossa associação já são exemplos para outras associações da cidade.”, diz.

O prefeito Luiz Fernando disse aos presentes que a Administração Municipal buscará realizar outras intervenções em prol do bairro, como a mudança de local da fábrica de asfalto, a conclusão da revitalização do passeio da Rua da Brígida e a construção de uma escola na comunidade. Lembrou, também, que a Prefeitura tem trabalhado incansavelmente para levar melhorias pontuais à população local. Ele, inclusive, antecipou que, muito em breve, o bairro Bom Jesus receberá novos investimentos em iluminação pública, especialmente com a colocação de braços de luminárias.  Ainda sobre esse assunto, o Gerente de Relacionamento da Cemig, Sr. Evandro Ferreira, presente na reunião, esclareceu as atribuições da Cemig e da Prefeitura, destacando a importância da parceria com o Poder Executivo para execução das extensões de rede nas áreas regularizadas do bairro. O prefeito Luiz Fernando aproveitou o momento para esclarecer que a reunião participativa com os moradores do bairro Bom Jesus é apenas a primeira de uma série de encontros que serão realizados nos bairros, distritos e comunidades do município de Itamarandiba. “É a primeira vez na história da cidade que se realiza um encontro participativo para deliberar a execução do Orçamento. Hoje, teremos uma rodada desse novo modelo de governar! Reservamos 01 milhão de reais para todo o município; a equipe do Governo Municipal discute as propostas com a sociedade civil organizada, identifica as demandas prioritárias e, em seguida, as apresenta à população local que escolhe a melhor; por fim a Prefeitura executa.”.

Promovida pela Prefeitura Municipal, em parceria com a AMBJE, a Plenária do “Orçamento Participativo” com moradores do bairro Bom Jesus contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Alves, presidente da Câmara Municipal, Lourdes Gomes Vieira, presidente da Associação local, Paulo Afonso da Silva, representante da Cemig, gerente de relacionamento com clientes especiais do poder público, Evandro Ferreira Chami, vereadores, secretários municipais e residentes do bairro.

Fonte:  Ernane Frois Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomePolítica