Oportunidade, educação e emprego: Programa pioneiro da Prefeitura de Itamarandiba admite mais 32 estudantes itamarandibanos

Mai 11, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Em solenidade realizada no dia 09 de maio, no Polo UAB/Itamarandiba, 32 alunos, de distintos níveis (médio, técnico e superior), assinaram o termo de compromisso de estágio e já estão executando atividades nos diferentes departamentos da Prefeitura Municipal de Itamarandiba, bem como em órgãos públicos instaladas no município, a exemplo: IEF/MG, Delegacia da Polícia Civil e Instituto Municipal de Previdência. Tais estudantes fazem parte dos cerca de 100 beneficiados pelo Programa de Promoção ao Estágio de Estudantes (PPEE); primeiro e maior projeto de estágio oficial já realizado pela Prefeitura de Itamarandiba, que somente no ano de 2017 contemplou mais de 60 jovens.

Os estagiários admitidos foram previamente aprovados em processo de seleção pública aplicado em 2017. A previsão é que outra seleção pública seja realizada em breve. Estagiários de nível médio/técnico são contemplados com bolsa equivalente a R$ 420,00 (quatrocentos e vinte reais) mensais e estagiários de nível superior com bolsa equivalente a R$ 470,00 (quatrocentos e setenta reais) mensais, ambos para uma carga horária de atividades de até 06h/dia. Para participar, o estudante deve ter 16 (dezesseis) anos ou mais.

Ao destacar o papel dos Poderes Executivo e Legislativo na elaboração e aprovação da Lei que possibilitou a implantação de importante programa no âmbito da administração pública municipal, o procurador do município, Dr. Pedro Afonso, que esteve na cerimônia representando o prefeito Luiz Fernando Alves, ressaltou a importância da iniciativa de se criar normas municipais que asseguram a promoção efetiva dos direitos dos estudantes. “Aprovada no início de 2017, a Lei Municipal de Estágio revela o compromisso não só do prefeito que encaminhou o projeto de lei à Câmara de vereadores, mas também a responsabilidade do Legislativo Municipal que a aprovou. Isto demonstra que os dois Poderes estão atentos às demandas legítimas de nossa juventude. Em razão disso, parabenizo a presidente da Câmara, Sra. Lourdes Gomes e demais vereadores aqui presentes.”, diz.

Já o secretário de administração, Sr. Gabriel de Fátima Santos, lembrou que o prefeito Luiz Fernando tem se empenhado ao máximo na concretização de políticas públicas de valorização dos jovens e fez questão de destacar algumas ações realizadas em prol da juventude itamarandibana. “O programa de estágio, a expansão da oferta de cursos técnicos profissionalizantes e de nível superior, a revitalização em curso dos equipamentos desportivos do município, o resgate e valorização do esporte são alguns exemplos indicadores de que a Administração Municipal acredita veemente que o futuro e desenvolvimento do município passa pelo investimento em nossos jovens.”.

Para a secretária municipal de educação, Sra. Lourdes Monteiro, o Executivo Municipal foi extremamente feliz ao pensar e implementar um programa com as dimensões do PPEE. Ela afirma ser gratificante ver o empenho e a dedicação dos estagiários que, hoje, prestam atividades relevantes ao aperfeiçoamento do serviço público municipal. “Ao mesmo tempo em que eles têm a oportunidade de acessar uma bolsa de estágio remunerada, também estão a promover o direito de outros cidadãos, especialmente aqueles que prestam as atividades de estágio em sala de aula ajudando na inclusão de outros estudantes.”, finalizou.

Os novos estagiários aproveitaram o momento para realizarem uma visita técnica às novas instalações da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Polo Itamarandiba, recentemente inauguradas em amplo espaço no bairro Florestal. Os jovens foram conduzidos pela coordenadora da instituição, Glaucia Santos; que demonstrou grande alegria ao saber que muitos dos estagiários já são alunos do Polo em cursos de nível técnico e superior. Santos ratificou, ainda, quão surpresos ficaram alguns estudantes ao comprovarem a vasta quantidade de cursos disponibilizados pelo Polo UAB/Itamarandiba, em especial de cursos técnicos. Nesse contexto, a coordenadora enalteceu a relevância da visita técnica e explicou que a instituição está apta a receber a todos. “Essa grata constatação prova que estamos no caminho certo! Saber que são bolsistas do programa de estágio remunerado da Prefeitura e, ao mesmo tempo, beneficiários de cursos gratuitos e de qualidade no Polo UAB é extremamente motivante. Mais que isso! É a garantia de que estamos fazendo de maneira correta o nosso para casa.”, diz.  

Fonte: Ernane Frois Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba   

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomePolítica