Itamarandiba é contemplada com projeto de recuperação de nascentes, no valor de 300 mil reais

Fev 27, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

O valor de 300 mil reais destinados para Itamarandiba é uma emenda parlamentar do Deputado Federal Zé Silva 

 

O município de Itamarandiba está localizado no alto Jequitinhonha, na região nordeste de minas gerais, apresenta uma grande extensão territorial, com área de 2.736 km, sendo que um terço da população reside na zona rural, caracterizado pela predominância de unidades familiares rurais que combinam lavoura, extrativismo e pecuária. Nesta região, as famílias convivem com um fator limitante para a produção, criação de animais e consumo doméstico: a frequente escassez de água em determinadas épocas do ano.

A área a ser beneficiada por este Projeto é situada na sub-bacia do Itacarambi e na micro-bacia do Mandiocuçu e Tijucuçu, que é de grande importância para a sobrevivência dos agricultores desta região e fundamental para a manutenção e a preservação da sub-bacia do Araçuaí.

Em virtude do grande período de estiagem, da considerável diminuição da vazão do córrego e da falta de ações efetivas para combater o agravamento da escassez de recursos hídricos, a população destas comunidades, vem enfrentando graves problemas como: diminuição da produção agrícola e pecuária, diminuição dos cursos de água, seca das nascentes e degradação ambiental, provocado assim o êxodo rural.

Nesta região da sub-bacia do Itacarambi, encontra-se cerca de 50 famílias de produtores rurais, que vivem do cultivo de cana-de-açúcar para produção de rapadura, cultivo de mandioca para produção de farinha, fruticultura, cultivo de hortaliças para comercialização no mercado municipal e pecuária, sendo que a maioria são Pronafianos e vivem da produção do campo para sua subsistência.

Para apresentar o projeto, o Subsecretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Marcelo Martins esteve na cidade de Itamarandiba e participou de uma reunião com as seguintes lideranças: Prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando, Jean Pavie – Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal de Itamarandiba, Herculano Gusmão – Gestor de Agropecuária do Município de Itamarandiba, Gilmar Pinto - Técnico em Agropecuária,  Vandeil Geraldo (Nem Biruta) - Presidente da Associação Rural do Ribeirão de Areia, Elismácio Borges- Assessor de gabinete da CEAD, David Cláudio- Técnico Agrícola da Secretaria de Agricultura, Valdenir Siqueira - Vice-presidente da Associação ACODEF do bairro Fazendinha e Juvenal Aparecido - Presidente da Associação Itamarandiba e Região Abair.

Vale ressaltar que a prefeitura de Itamarandiba estará disponibilizando equipamentos e máquinas para apoiar o projeto, tais como: Retroescavadeira, Motoniveladoras, Pá carregadeira, caminhão pipa, caminhões basculantes, trator de pneu e implementos e também disponibilizar operadores.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomePolíticaItamarandiba é contemplada com projeto de recuperação de nascentes, no valor de 300 mil reais