Política
Avalie este item
(0 votos)
Prefeitura de Itamarandiba decreta situação de Emergência Pública em virtude da paralisação dos caminhoneiros

O prefeito municipal de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, assinou, na tarde de hoje (24/05), o Decreto de Nº 4230 que declara Situação de Emergência Pública no município itamarandibano em razão da situação de anormalidade ocasionada pela paralisação dos caminhoneiros em mobilização contra a política de reajuste de preços dos combustíveis. Protesto este que teve massiva adesão dos caminhoneiros de Itamarandiba.

O documento explica que a paralisação afetou drasticamente o transporte e o fornecimento dos postos de combustíveis do município, consequentemente comprometeu o abastecimento da frota de veículos da Prefeitura Municipal para o atendimento dos serviços essenciais nas áreas da saúde, educação, segurança e limpeza pública. Sendo assim, a instituição se viu na obrigação de suspender, até que se normalize a situação, todos os serviços públicos municipais que necessitam do uso de veículos e maquinários para a sua realização,

Entretanto, o Decreto garante priorizar o atendimento aos serviços essenciais de saúde, principalmente nos casos de urgências e emergências e que o serviço de coleta de lixo será realizado em dias alternados.

Quanto ao Transporte Escolar, o Decreto explica que haverá a paralisação gradativa do serviço devido a falta de combustível; ficando, a partir de amanhã, sexta-feira (25/05), suspensas as aulas nas escolas da rede pública municipal de ensino localizadas na zona rural do município. Contudo, vale destacar que tal decisão será avaliada pela Secretaria Municipal de Educação.

Visualize o Decreto na íntegra acessando o link: https://drive.google.com/…/1Yx3BF0ksYMHpoGvfpT77LxC__…/view…

Fonte: Ernane Frois ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Avalie este item
(0 votos)
Parlamento jovem de Itamarandiba participa de mobilização dos caminhoneiros

Hoje, dia 24/05, às 14:00, os alunos do Parlamento Jovem de Itamarandiba, estiveram fazendo uma oficina de campo, onde entrevistaram alguns caminhoneiros participantes da greve. E, em ajuda solicitada pelos caminhoneiros, o Parlamento Jovem gravou um vídeo onde está acontecendo o movimento grevista, afim de manifestar o apoio ao movimento. Os alunos estiveram acompanhados da Presidente da Câmara, Sra. Lourdes Gomes Vieira, a coordenadora do Parlamento Jovem, Sra. Bethânia Salermo, o monitor do Parlamento Jovem, Jhonatan Vieira, além de Ana Eliza Oliveira e Wallysson Alves da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal. As escolas ficaram cientes da participação dos jovens assim como também os pais, de tal oficina do Parlamento Jovem.Todos os alunos que vieram, estavam em conformidade com a autorização dos pais ou responsáveis.

Avalie este item
(0 votos)
Deputado estadual André Quintão, investe na iluminação do campo de Contrato, destina emenda para o Centro Social Mali Martin e 350 mil para a instalação do Olho Vivo em Itamarandiba

Na tarde desta sexta-feira, 18 de maio, o deputado estadual André Quintão esteve na cidade de Itamarandiba para cumprir agenda,  passando por vários lugares, juntamente com o deputado federal Adelmo Leão, o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando, a vereadora e presidente da Câmara Lourdes e o vereador Juvenal.

O primeiro lugar a ser visitado foi o Centro Social Mali Martin, para onde o deputado André Quintão destinou uma emenda parlamentar e graças ao recurso destinado, nesse ano de 2018, mantém algumas oficinas em atividade.

“Visitei no início da tarde desta sexta-feira, com muita alegria, o Centro Social da Juventude Mali Martin, que atende 760 crianças em Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha. Nosso mandato é parceiro da entidade já há alguns anos e foi muito bom ver de perto os inúmeros avanços e melhorias no dia a dia das crianças, proporcionados pelas emendas e investimentos feitos. Essa é a prova de que ainda é possível praticar a boa política e seguir acreditando nos nossos sonhos. A educação é o caminho certo! “ Disse o deputado.

Em seguida, o deputado esteve na ACIAI, se encontrou com comerciantes locais, e enfatizou a implantação do programa Olho Vivo, que visa diminuir e inibir a criminalidade na cidade.

“Segurança pública é um tema da maior importância, sobretudo em tempos de propagação do ódio e do crescente aumento da violência em nossa sociedade. Por isso, a implementação do Olho Vivo, projeto que prevê o monitoramento e controle permanente da violência, que se concretizou na tarde de hoje na Câmara Municipal de Itamarandiba, é mais um passo dado rumo a uma cidade mais segura para todos. A instalação do aparato foi indicação do nosso mandato, através de emenda parlamentar, atendendo uma demanda da Associação Comercial da cidade, em parceria com a Prefeitura Municipal.” Enfatizou o deputado.

Para encerrar sua agenda do dia, o deputado participou de um evento no distrito de Contrato, onde foi inaugurada a iluminação no campo do Contrato, em cerimônia realizada pela CEMIG. 

“Esperamos que essa iniciativa - feita a partir de indicação do nosso mandato, em parceria com o Governo de Minas e a Cemig - venha para iluminar a vida das pessoas através da prática esportiva, gerando convivência e bem-estar social.” Relatou André Quintão.

Já na manhã de sábado, 19, o deputado fez questão de visitar o Mercado Municipal, onde pode conversar com as pessoas, principalmente os homens do campo que, segundo o deputado, alimentam a todos os brasileiros.

“Hoje logo cedo, tive a alegria de visitar o famoso Mercado de Itamarandiba, lugar cheio de histórias de vida e de lutas das mais variadas. Caminhar pelo local repleto de cores, aromas, sabores e saberes foi uma experiência única e prazerosa. O mercado é um lugar de resistência, onde são comercializados produtos da agricultura familiar, sem veneno, que além de gerar renda para o pequeno produtor rural, engrandece o nosso povo e nossa cultura. Vida longa ao Mercado de Itamarandiba!” Finalizou.

 

Avalie este item
(0 votos)
Oportunidade, educação e emprego: Programa pioneiro da Prefeitura de Itamarandiba admite mais 32 estudantes itamarandibanos

Em solenidade realizada no dia 09 de maio, no Polo UAB/Itamarandiba, 32 alunos, de distintos níveis (médio, técnico e superior), assinaram o termo de compromisso de estágio e já estão executando atividades nos diferentes departamentos da Prefeitura Municipal de Itamarandiba, bem como em órgãos públicos instaladas no município, a exemplo: IEF/MG, Delegacia da Polícia Civil e Instituto Municipal de Previdência. Tais estudantes fazem parte dos cerca de 100 beneficiados pelo Programa de Promoção ao Estágio de Estudantes (PPEE); primeiro e maior projeto de estágio oficial já realizado pela Prefeitura de Itamarandiba, que somente no ano de 2017 contemplou mais de 60 jovens.

Os estagiários admitidos foram previamente aprovados em processo de seleção pública aplicado em 2017. A previsão é que outra seleção pública seja realizada em breve. Estagiários de nível médio/técnico são contemplados com bolsa equivalente a R$ 420,00 (quatrocentos e vinte reais) mensais e estagiários de nível superior com bolsa equivalente a R$ 470,00 (quatrocentos e setenta reais) mensais, ambos para uma carga horária de atividades de até 06h/dia. Para participar, o estudante deve ter 16 (dezesseis) anos ou mais.

Ao destacar o papel dos Poderes Executivo e Legislativo na elaboração e aprovação da Lei que possibilitou a implantação de importante programa no âmbito da administração pública municipal, o procurador do município, Dr. Pedro Afonso, que esteve na cerimônia representando o prefeito Luiz Fernando Alves, ressaltou a importância da iniciativa de se criar normas municipais que asseguram a promoção efetiva dos direitos dos estudantes. “Aprovada no início de 2017, a Lei Municipal de Estágio revela o compromisso não só do prefeito que encaminhou o projeto de lei à Câmara de vereadores, mas também a responsabilidade do Legislativo Municipal que a aprovou. Isto demonstra que os dois Poderes estão atentos às demandas legítimas de nossa juventude. Em razão disso, parabenizo a presidente da Câmara, Sra. Lourdes Gomes e demais vereadores aqui presentes.”, diz.

Já o secretário de administração, Sr. Gabriel de Fátima Santos, lembrou que o prefeito Luiz Fernando tem se empenhado ao máximo na concretização de políticas públicas de valorização dos jovens e fez questão de destacar algumas ações realizadas em prol da juventude itamarandibana. “O programa de estágio, a expansão da oferta de cursos técnicos profissionalizantes e de nível superior, a revitalização em curso dos equipamentos desportivos do município, o resgate e valorização do esporte são alguns exemplos indicadores de que a Administração Municipal acredita veemente que o futuro e desenvolvimento do município passa pelo investimento em nossos jovens.”.

Para a secretária municipal de educação, Sra. Lourdes Monteiro, o Executivo Municipal foi extremamente feliz ao pensar e implementar um programa com as dimensões do PPEE. Ela afirma ser gratificante ver o empenho e a dedicação dos estagiários que, hoje, prestam atividades relevantes ao aperfeiçoamento do serviço público municipal. “Ao mesmo tempo em que eles têm a oportunidade de acessar uma bolsa de estágio remunerada, também estão a promover o direito de outros cidadãos, especialmente aqueles que prestam as atividades de estágio em sala de aula ajudando na inclusão de outros estudantes.”, finalizou.

Os novos estagiários aproveitaram o momento para realizarem uma visita técnica às novas instalações da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Polo Itamarandiba, recentemente inauguradas em amplo espaço no bairro Florestal. Os jovens foram conduzidos pela coordenadora da instituição, Glaucia Santos; que demonstrou grande alegria ao saber que muitos dos estagiários já são alunos do Polo em cursos de nível técnico e superior. Santos ratificou, ainda, quão surpresos ficaram alguns estudantes ao comprovarem a vasta quantidade de cursos disponibilizados pelo Polo UAB/Itamarandiba, em especial de cursos técnicos. Nesse contexto, a coordenadora enalteceu a relevância da visita técnica e explicou que a instituição está apta a receber a todos. “Essa grata constatação prova que estamos no caminho certo! Saber que são bolsistas do programa de estágio remunerado da Prefeitura e, ao mesmo tempo, beneficiários de cursos gratuitos e de qualidade no Polo UAB é extremamente motivante. Mais que isso! É a garantia de que estamos fazendo de maneira correta o nosso para casa.”, diz.  

Fonte: Ernane Frois Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba   

 

Avalie este item
(0 votos)
Reforço da frota municipal. Por meio de recurso próprio, emendas parlamentares e repasse da Câmara; Administração 2017/2020 adquire veículos e maquinários para o município de Itamarandiba. Investimento beira os R$ 2,5 milhões

Com objetivo de apresentar à população o reforço da frota veicular do município de Itamarandiba, a Prefeitura Municipal expôs, sábado (05/05), na Praça dos Agricultores, região central da cidade, todos os carros e maquinários adquiridos pela administração 2017/2020. Ao total de R$ 2.447,621,45 (dois milhões, quatrocentos e quarenta e sete mil, seiscentos e vinte e um reais e quarenta e cinco centavos), tais conquistas têm garantido, nos últimos 18 meses, agilidade nos trabalhos prestados à população nos setores do transporte das áreas sociais, saúde, educação e esporte, bem como tem assegurado serviços de qualidade aos moradores da sede municipal, dos distritos e comunidades da zona rural.

A grande aglomeração de veículos e equipamentos chamou atenção de muitas pessoas; as quais fizeram questão de testemunharem de perto as aquisições. Além da população e lideranças políticas da região, várias autoridades municipais e estaduais estiveram na Praça dos Agricultores durante o evento, dentre elas: o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, vice-prefeito, Lete Monteiro, presidente da Câmara Municipal, Lourdes Vieira, deputado estadual, Durval Ângelo, deputado federal, Luiz Tibé, Com. da Polícia Militar de Itamarandiba, Ten. José Cláudio de Assis, vereadores e secretários municipais. 

Ao destacar que a renovação da frota trouxe considerável economia aos cofres públicos, visto que houve diminuição nos gastos com a manutenção de equipamentos antigos e locação de máquinas, o prefeito Luiz Fernando argumentou que as aquisições foram de grande relevância para o desenvolvimento de Itamarandiba. “A modernização da frota de máquinas vai melhorar a malha viária do município e será de grande utilidade no apoio ao produtor rural. Por outro lado, a chegada de veículos novos trouxe àqueles, em especial pacientes e suas famílias, mais agilidade e dignidade; pois todos passaram a ter significativa melhoria no atendimento e nas condições das viagens intermunicipais.”, exemplificou o prefeito.

Durante a exposição da nova frota, o chefe do Executivo Municipal, Luiz Fernando, repassou ao presidente da Associação Amar e Renascer (AAMAR), Sr. Gilberto Araujo, um veículo Renault Sandero, 0 km, adquirido pela prefeitura com recurso próprio. Para o prefeito, tal doação demonstra o interesse da atual gestão municipal em colaborar com a instituição que acerca de 13 anos presta notável trabalho social em Itamarandiba. “Reconhecemos a importância que a AAMAR tem na vida de muitos de nossos conterrâneos e de tantos outros que procuraram apoio para se livrar do mal das drogas. Ofertamos esse carro como forma de agradecimento e almejando que seja de grande serventia para a entidade.”, diz.

Além da entrega do veículo à AAMAR, o ato solene serviu para que prefeito, deputados e vereadores fizessem a entrega oficial de um trator agrícola ao distrito de Contrato e de uma viatura Fiat Palio Adventure à Polícia Militar, destacamento Itamarandiba. 

Ao custo de aproximadamente 2,5 milhões de reais, a frota da Prefeitura Municipal de Itamarandiba foi reforçada com a aquisição de novos veículos e maquinários; sendo eles:

  • 01 Chevrolet Spin, Minivan 07 lugares (R$ 70.850,00; indicação deputado estadual André Quintão)
  • 01 Pick-up Chevrolet Montana, 1.4 (R$ 49.000,00; adquirida com recurso próprio da Prefeitura Municipal)
  • 01 Fiat Ducato - Ambulância tipo "B", apta a UTI móvel (R$ 109.700,00; indicação deputado estadual, Durval Ângelo)
  • 01 Fiat Doblô, Minivan 07 lugares (R$ 71.000,00; indicação deputado federal Reginaldo Lopes)
  • 03 Renault Sandero, 1.0 (R$ 41.000,00 cada um; total = R$ 123.000,00; adquiridos com recurso próprio da Prefeitura Municipal)
  • 01 ônibus rodoviário modelo/marca Volvo Comil Campione R, 44 lugares (R$ 198.290,00; recurso repasse devolutivo da Câmara Municipal de Itamarandiba)
  • 06 ônibus escolares modelo Iveco GranClass, de 42 lugares (R$ 227.871,00 cada um; total = 1.367.226,00; indicações deputados federais, Luis Tibé e Adelmo Leão)
  • 01 escavadeira hidráulica sobre esteira, New Holland, (R$ 291.699,00; adquirida com recurso próprio da Prefeitura Municipal)
  • 01 trator agrícola, 75 cavalos, 4x4, + grade aradora 14 discos + carreta agrícola (R$ 96.411,45; indicação deputado estadual, Durval Ângelo)

Fonte:  Ernane Frois Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Avalie este item
(0 votos)
Vereadores vão ao Ministério do Desenvolvimento Social e INSS em Brasília para solicitar um Perito Médico Previdenciário para a agência do INSS em Itamarandiba

No mês de março, estiveram em Brasília, capital, os vereadores Márcio Daniel Moraes, Douglas Messias Gandra e Eduardo César Moreira, para cobrar uma importante demanda para o Município de Itamarandiba.

Na oportunidade, os vereadores se reuniram no gabinete do Sr. Alberto Beltrame, hoje Ministro do Desenvolvimento Social, para tratar do assunto e foram acompanhados pelo deputado federal Marcelo Álvaro Antônio.

Há mais de dois anos os vereadores alegam que tem recebido denúncias e reclamações acerca da não realização de perícias médicas na Agência de Itamarandiba. Segundo ofício encaminhado,é de conhecimento dos vereadores que há um servidor lotado em Itamarandiba para realização das perícias, mas eleteria sido transferido e nenhum outro profissional assumiu sua função.

Hoje são mais de 300 cidadãos que mensalmente estão se deslocando do município para a cidade de Diamantina, para a realização das perícias, fato que vem causando grandes transtornos financeiros, emocionais e sociais para a população, afirmaram os vereadores.  

Em resposta, o Ministério do Desenvolvimento Social, por meio do gabinete do Sr. Alberto Beltrame, disse que adotará as providências para buscar um servidor, médico perito que possa atender, ainda que periodicamente, na agência local.

Durante a estadia em Brasília os vereadores também estiveram em audiência no Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e Comunicações – MCTIC  e Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, onde o assunto em pauta foi a cobrança da agilização para a implantação da Rádio Legislativa – RÁDIO FM CÂMARA, para finalização dos últimos procedimentos para que elapossa funcionar o mais rápido possível. 

Pagina 1 de 61

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomePolítica