Imprimir esta página

Surto de dengue: Casos aumentam 1000% e Minas Gerais decreta situação de emergência, em Itamarandiba há casos confirmados

Abr 23, 2019 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

O Governo de Minas decretou situação de emergência por conta do aumento do número de casos de dengue no Estado. A medida foi assinada pelo governador Romeu Zema (Novo) e publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (23).

De acordo com o decreto, a medida visa aumentar a agilidade na busca de recursos para combater o Aedes aegypti no Estado e estruturação de serviços de atendimento às pessoas infectadas pela doença.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) também destinou R$ 4,1 milhões para municípios de Minas reforçarem o combate ao mosquito. Neste primeiro momento, 93 cidades com alta incidência de dengue receberão os recursos. A próxima resolução da SES deverá contemplar 46 municípios, no montante de R$ 1,8 milhão.

1000% de aumento

Segundo o Boletim Epidemiológico da secretaria, até a segunda-feira (22), 140,7 mil casos prováveis de dengue foram registrados em Minas – incluindo os suspeitos e os confirmados -, em 2019.

No ano passado, neste mesmo recorte, o número era de 14,7 mil casos. Um aumento de 1000% no se compararmos os períodos.

Em 2019, 14 óbitos já foram confirmados por conta da doença e 57 mortes seguem em investigação. Em 2018, o número era de três mortes confirmadas e nove em investigação.

Em relação à Febre Chikungunya, Minas Gerais registrou 1.301 casos prováveis da doença em 2019. Até o momento, não houve registro de óbitos suspeitos da doença.

Já em relação à Zika, foram registrados 497 casos prováveis da doença em 2019, até a data de atualização do boletim. Fonte: BHAZ

Em Itamarandiba há casos confirmados de dengue, além de focos espalhados por regiões da cidade. Para que um surto não aconteça em Itamarandiba é necessário a participação da população, em manter os quintais limpos e denunciar lotes sujos e abandonados.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação