Setembro Amarelo: Prefeitura de Itamarandiba promove ações de prevenção ao suicídio

Set 13, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, morrem pelo menos 800 mil pessoas vítimas de suicídio; sendo que no Brasil este é a quarta causa de mortes entre a população na faixa etária dos 15 a 29 anos. Com intuito de levar à população mais conhecimento acerca de preocupante tema, a Prefeitura de Itamarandiba, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento e Assistência Social, em consonância ao “Setembro Amarelo”, que alerta para a “prevenção do suicídio”, promoverá, ao longo do mês, uma série de ações que buscam mobilizar e despertar na sociedade a necessidade de debater acerca do autoextermínio. Dentre as atividades estão palestras que terão como público alvo os jovens itamarandibanos; para tanto, haverá encontros nas Escolas Estaduais: Mestre João Silvério (dias 14/09 às 10:00 horas e 18/09 às 15:30 horas), Mestra Bezinha Gandra (dias: 17/09 às 15:30 horas e 21/09 às 10:00 horas) e Maria Raimunda Andrade Neves, distrito de Santa Joana (dia 21/09 às 15:30 horas).

Os trabalhos já começaram e no último dia 11, por exemplo, cerca de 150 alunos da Escola Estadual São João Batista participaram, no Plenário da Câmara Municipal, da palestra “Setembro Amarelo: Uma campanha pela valorização da vida e prevenção do suicídio.”, ministrada pelo psicólogo, Nilberto Antônio Gonçalves.

Abordando o assunto de maneira direta e segura, o psicólogo reforçou ser extremamente necessário debater o tema suicídio, o qual, segundo ele, é um tabu a ser quebrado. Gonçalves destacou, ainda, que o suicídio não é uma escolha individual do sujeito, visto que ninguém escolhe morrer porque acha legal. “O autoextermínio é um recurso que o sujeito encontra por não suportar mais viver em meio a tanto sofrimento. Sendo que esta angústia está associada a alguma doença mental, sendo a depressão a mais comum. É preciso discutir sobre isso, romper com os preconceitos e assim evitar situações extremas que interrompem a vida de tantas pessoas todos os dias.”, explicou.

O movimento “Setembro Amarelo” é de abrangência mundial e acontece no Brasil desde 2014. Em Itamarandiba, além de palestras, outras ações que buscam a conscientização acerca de relevante problema serão desenvolvidas e contarão com o apoio do CAPS, CRAS’s, CREAS, NASF, ACS’s, Escolas Estaduais e de profissionais especializados.

Fonte: Ernane Frois Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba   

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeNotícias da RegiãoSetembro Amarelo: Prefeitura de Itamarandiba promove ações de prevenção ao suicídio