Senar-MG com apoio da Aperam BioEnergia preparam profissionais de Minas Novas, Turmalina e Itamarandiba

Mai 14, 2019 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Para atender às demandas do mercado e trabalhar pelo desenvolvimento das suas comunidades, cerca de 60 moradores de Minas Novas, Turmalina e Itamarandiba participaram de cursos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), com o apoio da Aperam BioEnergia. As capacitações foram realizadas durante o mês de abril e somaram uma carga horária de mais de 100 horas.

Minas Novas recebeu o curso de Horta Caseira, entre os dias 11 a 13 de abril, ministrado para 10 moradores da comunidade de Forquilha.

O curso ensinou, na prática, todas as etapas para o cultivo de horta de verduras, legumes, raízes, bulbos, tubérculos e frutos. As famílias participantes aprenderam técnicas e informações sobre produção de mudas e substratos, planejamento da horta, calendário de plantio e rotação de cultura e propagação vegetativa.

Entre 8 a 10 de abril, o curso de Recuperação de Áreas Degradadas reuniu 12 participantes de Minas Novas. Foram apresentadas aos participantes as normas ambientais e conceitos sobre áreas degradadas e alteradas, diagnóstico da área, identificação de espécies de árvores da região, seleção de mudas para plantio, além de recursos e transporte de materiais.

Na avaliação do vereador de Minas Novas Willer Lemos, que também participou do curso, a troca de conhecimentos foi um dos pontos mais importantes e trouxe maior incentivo para o manejo correto do solo. “O curso serviu para sensibilizar ainda mais os moradores, pois ofereceu informações adicionais sobre boas práticas de manejo ecológico. Agora, cada participante poderá aplicar o conhecimento adquirido em sua comunidade com ações efetivas, e devem contar com as parcerias dos seus familiares, vizinhos, empresas e/ou poder público”, enfatizou.

Construção Civil

Em Turmalina, o curso de Pedreiro, realizado de 22 a 26 de abril, ensinou todos os passos de uma construção civil, começando pela fundação, demarcação de área, técnicas de desenho arquitetônico até a parte de alvenaria como base, fixação de tijolos, demonstração de como chapiscar e rebocar as paredes.

Os participantes também aprenderam a reconhecer os materiais, bem como preparar o canteiro de obras.

Promovido de 29 de abril a 3 de maio, o curso de Carpinteiro preparou os moradores de Turmalina para construção de telhados com madeira roliça. A capacitação ensinou técnicas básicas, específicas e gerenciais de carpintaria.

Os participantes também aprenderam desde a postura adequada para o exercício da função, tipos de madeira, esquadrejamento, planejamento, seleção da madeira, fixação dos caibros, fixação das ripas, colocação das telhas e proteção das madeiras até o reaproveitamento e descarte dos resíduos da madeira, entre outras habilidades do ofício.

A ambientalista de Turmalina, Suzan Synclar Castro, participou dos cursos de Carpinteiro e de Pedreiro. “Me interessei pelos cursos, pois pretendo construir uma estufa e meu próprio viveiro de alvenaria, já que trabalho com produção de mudas. Aprendi a forma prática e rápida de construir com segurança. Levarei esse conhecimento para o meu dia a dia e vou passar adiante”, detalha Susan.

Itamarandiba

Com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, a Aperam BioEnergia e Senar-MG capacitaram cerca de 22 produtores de eucalipto do município pelo curso Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIPD).

As comunidades de Areião e Contrato receberam o treinamento entre os dias 8 e 9 de abril. Outra turma com 12 produtores rurais participaram nos dias 10 e 11 de abril, no Centro de Itamarandiba.

Visão de futuro

O gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, ressalta que as capacitações do Senar-MG, apoiadas pela Empresa, ampliam as oportunidades para moradores das comunidades. “Todo aprendizado contribui com o desenvolvimento das famílias e comunidades. As capacitações atendem as demandas profissionais do mercado e, por isso, possibilitam melhor visão de futuro”, enfatiza o gestor. 

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeNotícias da RegiãoSenar-MG com apoio da Aperam BioEnergia preparam profissionais de Minas Novas, Turmalina e Itamarandiba