Senar-MG, Aperam BioEnergia e mobilizadores locais promovem as capacitações Recuperação de Nascentes, Horta Caseira, Reaproveitamento de Materiais Recicláveis e Equitação

Jul 09, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Durante o mês de junho, cerca de 50 moradores dos municípios de Minas Novas, Veredinha e Itamarandiba tiveram a oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento com cursos de capacitação realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), em parceria com a Aperam BioEnergia, Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, Associação Comunitária de Promoção e Incentivo aos Grupos de Produção Alternativa de Minas Novas (Ascopi) e Clube do Galope, de Veredinha.

De acordo com o gestor de Relações com as Comunidades, Raimundo Lima, os cursos visam desenvolver as habilidades dos moradores. “O objetivo é proporcionar aos moradores de Capelinha, Itamarandiba, Veredinha, Turmalina e Minas Novas diversas oportunidades de ampliar o conhecimento em atividades de subsistência. As demandas que recebemos das comunidades, em sua maioria, são de capacitações em ofícios já realizados no dia a dia dos moradores, mas que aprenderam apenas com a prática. E com as técnicas dos cursos, eles conseguem potencializar as atividades”, frisa Raimundo.

Em Minas Novas, mais uma turma de 12 moradores pôde aprender a resgatar, fazer manutenção e proteger fontes de recursos hídricos no curso de “Recuperação de Nascentes”. A capacitação foi realizada na comunidade de Ribeirão dos Santos, entre os dias 18 e 20 de junho, com carga horária de 24 horas de duração.

Já a comunidade de Atoleiro, localizada em Veredinha, recebeu o curso de “Horta Caseira”. Em três dias, de 25 a 27 de junho, outros 12 moradores aprenderam as técnicas para o cultivo de verduras, legumes, raízes, bulbos, tubérculos e frutos, produção de mudas e substratos, no próprio quintal. Como fazer planejamento de hortas, o calendário de plantio e rotação de cultura também estão entre as técnicas ensinadas no curso.

Aperfeiçoamento

Na primeira semana de junho, os moradores de Itamarandiba receberam os cursos de “Equitação”, na comunidade de Contrato, e de “Reciclagem de garrafas PET”, em Santa Joana. Com a participação de 12 integrantes em cada curso, ambas as modalidades foram ministradas em 40 horas de capacitação. Mesmo praticando a montaria, com o curso de “Equitação”, os participantes aprenderam técnicas para lidar com os cavalos que os auxiliam no trabalho rural, especialmente, no manejo do gado. O curso voltado para cavaleiros também prepara os animais para receber comandos.

Reutilizar

Em Santa Joana, nove moradores aprenderam a transformar em vassouras as garrafas PET que antes iam para o lixo. O curso de “Reciclagem de garrafa PET” ministrado na comunidade integra as ações do projeto “Dê Alças à Reciclagem”, capitaneado pela Aperam BioEnergia. O objetivo do projeto é reaproveitar materiais frequentemente consumidos e descartados para reduzir a geração de resíduos e dar um nova utilidade para materiais que poderiam prejudicar o meio ambiente.

O curso ensina a fazer desde um maquinário artesanal para corte das garrafas PET, as vassouras, até produtos para aproveitar inteiramente cada garrafa. Depois de selecionar as tiras para fazer as vassouras, as sobras são reaproveitadas e viram móbiles e as tampas fuxicos.

Novos cursos

O calendário de cursos do Senar-MG, realizados em parceria com a Aperam BioEnergia, prevê novas turmas de capacitações até setembro deste ano. Serão realizados os cursos de Operação e Manutenção de Motosserra, Operação e Manutenção de Roçadeira , Criação de Galinha Caipira e Corte e Costura de Peças Íntimas em Itamarandiba; Apicultura em Capelinha; Piscicultura e Recuperação de Nascentes em Minas Novas.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeNotícias da RegiãoSenar-MG, Aperam BioEnergia e mobilizadores locais promovem as capacitações Recuperação de Nascentes, Horta Caseira, Reaproveitamento de Materiais Recicláveis e Equitação