Produção de banana ganha espaço em Itamarandiba

Abr 10, 2015 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Texto e fotos: Ernane Frois

 

Com produção anual de sete milhões de toneladas, dados IBGE 2014, o Brasil se destaca como o quinto maior produtor de banana do mundo. O Estado de Minas Gerais contribui com 10,2% da produção nacional, o que lhe confere a terceira colocação no ranking dos maiores produtores da fruta no Brasil, sendo a região norte o grande produtor no estado mineiro.

De olho nesse grande mercado alguns produtores de Itamarandiba têm investido na bananicultura. Com produtividade estimada em 1.000 caixas/hectares/ano, a Fazenda Sobradinho é a que mais se destaca na produção da fruta no município. Seus proprietários reservaram 10 hectares, dos aproximadamente 1.500 existentes na fazenda, e deram início ao cultivo desta que é a segunda fruta mais consumida pelos brasileiros.

Na gleba destinada à bananicultura foram plantadas aproximadamente 12 mil pés do tipo banana prata anã, os quais são irrigados por meio do sistema microaspersão. A produção foi iniciada em 2014 e a 1ª colheita, realizada na segunda quinzena de março de 2015, rendeu cerca de 10,5 toneladas da fruta. Toda a produção foi colhida e vendida às Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa/MG).

 

Lucratividade

Satisfeito com a rentabilidade por área e tempo de produção, o gerente da Fazenda Sobradinho, Sr. Amável Fernandes, popular Branco, não descarta a possibilidade de aumentar consideravelmente a área de plantio. Exemplificando que enquanto o eucalipto leva 07 anos para o corte primário e a banana em 01 ano já se pode realizar a colheita, o gerente informou que essa produção inicial serviu como parâmetro para futuros investimentos no cultivo da fruta. “A fazenda tem na comercialização do leite e plantio do café e eucalipto sua principal fonte de renda; agora a bananicultura veio com força para se juntar a eles. Já estamos estudando a possibilidade de aumentarmos a área de plantio para pelo menos 100 hectares. Espaço e água são o que não falta.”, diz.

Produzida praticamente o ano inteiro, o cultivo da banana é uma das mais fortes atividades do país. Devido a essa alta produtividade, na Fazenda Sobradinho a produção ganhou moldes que possibilitou resultados promissores no que se refere à conservação e manutenção da qualidade da fruta vendida. De acordo com, o agora bananicultor, Branco, o trabalho e o zelo com a lavoura são maiores, contudo ele assegura que todo o esforço vale à pena. “A bananicultura é de boa lucratividade. Mas, a lavoura requer muita dedicação e o que não faltou aqui foi cuidado. Graças a Deus não tivemos problemas.”, relatou.

 

Geração de emprego e apoio

O secretário municipal de agricultura de Itamarandiba, Sr. João de Assis, e o engenheiro agrônomo da Emater/MG, Sr. João Batista Couto, a convite do gerente Sr. Branco estiveram na Fazenda Sobradinho para um momento de troca de experiências e demonstração de apoio, por parte dos dois órgãos, para com o produtor.

Confiante na evolução da lavoura de banana no município, o secretário João de Assis, destacou a importância do processo de produção da fruta e na geração de emprego que o plantio pode gerar para as famílias itamarandibanas. Segundo ele, durante todo o processo evolutivo no cultivo da banana (plantio, manejo da lavoura e colheita), a Fazenda Sobradinho gerou cerca de 2 mil empregos/ano.

“Quando comparada com outras lavouras, a bananicultura é uma das que mais exige mão de obra. Nesse sentido, caso a atividade se prospere em nosso município é natural que novos empregos surgirão. Estamos confiantes e aptos a dar o apoio necessário para todos aqueles que queiram embarcar nessa nova tendência que bate as portas de Itamarandiba.”, comentou o secretário.

Já o engenheiro agrônomo, João Couto, ressaltou e demonstrou a relevância de o bananicultor entender que é preciso promover avaliação das técnicas e procedimentos utilizados desde a produção até o pós-colheita da fruta, inclusive levando em consideração toda a logística de escoamento.

Segundo ele, o bananicultor que conseguir diminuir custos de produção de acordo com técnicas para o preparo de área, podas de plantio e adubação; no final terá uma lucratividade que pode chegar a 50% a mais se comparada com os métodos convencionais. “A produtividade pode ser maior se utilizada técnicas disponíveis para a cultura com a fertilização, controle de pragas e doenças, desbastes e outras.”, afirmou. 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da RegiãoProdução de banana ganha espaço em Itamarandiba