Parceria entre Aperam BioEnergia e Senar viabiliza cursos de Horta Caseira, Avicultura, Recuperação de Nascentes e Operação e Manutenção de Equipamentos

Mai 09, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Gerar conhecimento transforma o cotidiano e ajuda a planejar o futuro. Por isso, a Aperam BioEnergia aposta nos bons resultados dos cursos promovidos por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG) com a Empresa. Durante a segunda quinzena de abril, o Programa de Cursos e Capacitações da Aperam BioEnergia contemplou moradores das comunidades de Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas e Veredinha. Foram realizados cursos de Horta Caseira, Recuperação de Nascentes, Avicultura, Operação e Manutenção de Motosserra, Operação e Manutenção de Roçadeira, e Doma de Cavalos. Os cursos do mês de abril tiveram uma carga horária total de 304 horas, que envolveram atividades teóricas e práticas.

O gestor de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, ressalta o caráter transformador dos cursos. “A parceria da Empresa com o Senar tem permitido levar aprendizado sobre técnicas e procedimentos que transformam a realidade dos participantes. As pessoas aprendem técnicas, interagem, se capacitam e levam adiante o conhecimento adquirido, transformando o cotidiano. Ficamos bastante satisfeitos com a conclusão de mais uma etapa dos cursos”, avalia Raimundo.

Horta Caseira

O curso de Trabalhador Agrícola na Oleicultura Convencional/ Implantação, conhecido como Horta Caseira, foi promovido para um total de 48 moradores das comunidades de Minas Novas (Palmital, Cruzinha, Lagoa Grande e Bem Posta). Uma das participantes, Patrícia Paula dos Santos Souza, de Lagoa Grande, revela que o curso apresentou boas técnicas de cultivo de orgânicos, entre elas, produção de mudas, planejamento da horta, calendário de plantio e rotação de cultura.

“Foi muito interessante e de grande importância. Eu achava que sabia cuidar de hortas, mas vi que não era bem assim. O curso ensinou muito e consegui aprender boas técnicas, principalmente para combater as pragas”, analisa Patrícia, que possui uma horta em seu quintal. A iniciativa é capacitar moradores a produzirem alimentos em hortas caseiras, como forma de estimular a alimentação saudável e a geração de renda.

Recuperação de Nascentes

Já o curso de Recuperação de Nascentes, responsável por contribuir com a preservação da água no Vale do Jequitinhonha, contemplou 36 participantes entre as comunidades de Capelinha (Santo Antoninho e Bateria do Riacho) e de Veredinha (comunidade de Atoleiro). A iniciativa ensina procedimentos para proteção das nascentes, tais como controle da erosão, plantio de espécies nativas e técnicas para limpar e cercar áreas, entre outros.

Avicultura

Duas turmas de comunidades de Capelinha (Santo Antoninho e Bateria do Riacho), um total de 24 pessoas, concluíram o curso de Avicultura. As técnicas ensinadas pelo Senar incluem práticas adequadas de manejo para criação de frangos, cuidados com meio ambiente e controle sanitário, coleta e seleção de ovos, dicas de higiene pessoal, além dos métodos de planejamento e gestão.

Operação e Manutenção

Na comunidade de Santa Joana, em Itamarandiba, 12 moradores participaram do curso sobre Operação e Manutenção de Motosserra e outros 12 sobre Operação e Manutenção de Roçadeira. Entre teoria e prática, as aulas detalharam os componentes técnicos dos equipamentos, apresentaram orientações sobre cuidados, manutenção, uso correto, além de regras de segurança e legislação.

Doma de Cavalos

Ainda em Itamarandiba, 12 moradores da comunidade de Contrato completaram o curso de Doma de Cavalos. As atividades incluíram noções de relacionamento e aproximação com os animais, de saúde e segurança do trabalho e sobre instalação de equipamentos para montaria. Postura pessoal e profissional, cuidados com o meio ambiente, encabrestamento, como montar e desmontar do animal, entre outros temas, fizeram parte da grade do curso.

Desenvolvimento

Somente no mês de abril, 132 moradores de comunidades foram contemplados com aulas do Programa de Cursos e Capacitações. Ao longo do ano, a Aperam BioEnergia dará prosseguimento ao calendário deste projeto. Essa iniciativa da área de Relacionamento com as Comunidades é um dos trabalhos que a Empresa realiza com foco no desenvolvimento social da região do Vale do Jequitinhonha. A próxima etapa dos cursos terá início em junho. Até o final do ano, a expectativa é capacitar cerca de 300 moradores de comunidades da região.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeNotícias da RegiãoParceria entre Aperam BioEnergia e Senar viabiliza cursos de Horta Caseira, Avicultura, Recuperação de Nascentes e Operação e Manutenção de Equipamentos