Itamarandiba registra aumento nos casos de diarreia e Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para prevenção

Abr 26, 2019 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Nas últimas semanas, Itamarandiba registrou grande aumento nos casos de diarreia no município. Somente entre os dias 14 e 20 de abril, as Unidades de Saúde da cidade atenderam mais de 120 pacientes queixando do mal.

O assunto, inclusive, foi pauta central durante a Reunião do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses; realizada na tarde de hoje (26/04) na sede da Vigilância Sanitária. O encontro, que abordou, também, as ações que estão em curso para evitar a proliferação do Aedes Aegypti no município itamarandibano, contou com a presença dos secretários municipais de Saúde e Obras, Antônio Andrade e Eurípedes Mendes, respectivamente, coordenadora da Vigilância em Saúde, Danielle Lima, coordenadora da Vigilância Ambiental, Juciele Rodrigues, enfermeiros, agentes de  combate a endemias, presidentes de Associações Comunitárias e representantes dos 02 hospitais existentes no município.      

De acordo com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o surto de diarreia atingiu, na sua maioria, pessoas com idade compreendida entre 01 e 04 anos, e de 09 a 19 anos; sendo: Fazendinha, São Geraldo e Primeiro de Maio os bairros com os maiores números de casos.

Entre alguns prováveis causadores de diarreia está a água consumida pela população. Nesse sentido, de imediato a SMS, por meio da Vigilância em Saúde e Atenção Primária a Saúde, autorizou a realização da análise da água coletada em alguns pontos da cidade, inclusive na própria Estação de Tratamento que abastece Itamarandiba. Feita a apreciação, por laboratório especializado, os resultados foram satisfatórios; descartando assim a hipótese de que a epidemia estivesse relacionada ao consumo da água disponibilizada no município.

Apesar disso, como medida emergencial a SMS está disponibilizando frascos de solução de hipoclorito de sódio. O produto, que serve para desinfetar a água para consumo humano e para higienização de legumes e hortaliças, pode ser retirado no setor da Vigilância em Saúde, situado à Rua Coronel Gentil Fernandes, 108, no centro.

O secretário municipal de Saúde, Antônio Andrade, explicou que com a comprovação de o problema não estar relacionado à água, uma nova linha de verificação foi aberta levando-se em conta pontos em comum entre os pacientes; como consumo de alimentos, locais frequentados, endereço e condições higiênico-sanitárias. “Esse aumento repentino de diarreia tem nos preocupado! De imediato fomos a campo para tentar descobrir o que originou esse surto. Foi feita análise da água e nada de anormal foi constatado. Agora estamos coletando amostras de fezes que serão enviadas para o Laboratório referência do Estado para análise de vírus e bactérias. A conclusão desse procedimento vai nos permitir investigar uma possível virose.”, diz.

Ante a possível propagação do surto, a Secretaria Municipal de Saúde, além de tomar algumas medidas emergenciais, tem alertado a população quanto a necessidade e importância de se precaver. Sendo assim, pede-se aos itamarandibanos para:

  • Ingerir mais líquido que o normal; evitando assim a desidratação;
  • Manter a alimentação, evitando assim a desnutrição;
  • Lavar as mãos com sabão frequentemente, principalmente antes das refeições, após ir ao banheiro, antes de cozinhar e depois de assuar o nariz;
  • Consumir apenas água potável e lavar bem as frutas e vegetais;
  • Evitar compartilhar toalhas, copos e talheres;
  • Redobrar os cuidados com a higiene, principalmente se houver alguém doente em casa.

 

Ernane Frois

 

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da RegiãoTatuador Marcelo BBOY tem cerca de 80% do corpo tatuado e está atendendo nas cidades de Carbonita e Itamarandiba