Educadores da E.E. Coronel Jonas Câmara realizam visita a Aperam BioEnergia e constatam a preocupação com desenvolvimento sustentável por parte da empresa

Ago 21, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Conhecer os processos sustentáveis de produção do carvão vegetal feito no Vale do Jequitinhonha, bem como projetos que promovem o desenvolvimento socioambiental da região. Esses são os objetivos do projeto “Conhecendo a Aperam BioEnergia”, que recebeu, neste mês, outros três grupos de visitantes para visita às unidades da Empresa de Capelinha e Itamarandiba.

Cada etapa do processo produtivo, passando pelo plantio e cultivo das florestas de eucalipto 100% renováveis, além das tecnologias ambientais utilizadas pela Empresa, colheita da madeira, até chegar aos procedimentos das unidades produtivas de energia renovável, onde é realizado o processo final do carvão vegetal foram apresentados aos grupos de visitantes.

O gestor de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, destacou que os processos e tecnologias empregados pela Empresa são fundamentais para a cadeia produtiva do Aço Verde. “Tivemos grande receptividade dos nossos visitantes quando apresentamos nossas práticas sustentáveis e inovadoras utilizadas no processo de produção do carvão vegetal, bem como o potencial de crescimento da BioEnergia no Vale do Jequitinhonha. Visitas como estas também nos permitem estreitar os laços com moradores e representantes da região”, reforça Raimundo.

Meio Ambiente

No dia 3 de agosto, 10 moradores da comunidade de Forquilha, de Minas Novas, visitaram processos de preservação ambiental, como uma área degradada em recuperação e a represa de Samambaia. Também foram detalhadas as boas práticas ambientais da Aperam BioEnergia, incluindo ações realizadas para mitigar impactos, menor utilização de água e o cultivo mínimo do solo.

O ponto alto da visita foi a parada na Unidade de Produção de Energia Renovável (UPER) Lagoa. No local, os visitantes viram de perto o queimador de gases, que reduz a emissão de fumaça na atmosfera, tecnologia recém-inaugurada pela Empresa.

Diálogo aberto

Na última quinta-feira (17/08), uma comitiva formada por 10 Vereadores, Advogado e Servidor da Câmara Municipal de Minas Novas, também foi recepcionada na UPER Lagoa. Os representantes do Legislativo também conheceram o processo de produção de carvão e o queimador de gases, visitaram a colheita Florestal e uma área degradada em recuperação.

Para a presidente da Câmara de Vereadores de Minas Novas, Fátima de Lourdes Martins Almeida, a visita permitiu estreitar os laços da Empresa com os representantes do Legislativo. “A Aperam BioEnergia, como sempre, está de portas abertas para a comunidade. Conhecemos os projetos sociais, ambientais e tecnologias inovadoras inauguradas pela Empresa. Aproveitamos a oportunidade para ampliar o nosso diálogo e esclarecer nossas dúvidas. Vimos que tudo é feito com muita responsabilidade, que há um controle rigoroso. E todos os nossos questionamentos foram respondidos com muita transparência e clareza”, enfatizou a vereadora Fátima.

Mão de obra local

Na manhã do último sábado (18/08), foi a vez de 29 representantes da equipe técnica da Escola Estadual Coronel Jonas Câmara, de Itamarandiba, conhecerem os processos produtivos da unidade da Aperam BioEnergia localizada no município. Os visitantes passaram pela área técnica de Melhoramento Genético, pelo Viveiro de Mudas, Laboratório Entomológico (onde são criados os insetos para o Controle Biológico de Pragas) e acompanharam o processo de colheita no talhão 137.

A última parada da visita foi na UPER São Bento, onde a diretora da Escola E. E. Coronel Jonas Câmara, Deise Gonçalves do Santos Sampaio, mais se surpreendeu. “Saí encantada com a tecnologia do queimador de gases e a com a preocupação da Empresa referente a questão ambiental. Isso é muito forte na Aperam BioEnergia. Outro ponto importante da nossa visita foi reencontrar meus ex-alunos trabalhando na Empresa. Muito me alegra saber que a Aperam acolhe mão de obra do nosso município”, conta a diretora.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da RegiãoGOLPE PIX: Como recuperar os valores transferidos mediante fraude?