Imprimir esta página

Clínica Odontológica Karine Chaves: Em que consiste o tratamento de Canal?

Abr 05, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Muitas pessoas no momento em que serão submetidas ao tratamento endodôntico (ou tratamento de canal) nos questionam em que consiste o tratamento ou como será feito. Algumas pessoas já possuem a idéia de que o tratamento de canal é simplesmente “matar a raiz do dente”, mas o tratamento endodôntico é algo muito mais complexo.

O dente é formado pela coroa (a parte visível na boca) e a raiz, que fica dentro do osso abaixo da gengiva. No interior da raiz existe o canal que é como se fosse um condutor e este, por sua vez, abriga a polpa (popularmente conhecida como “o nervo do dente”). A polpa dentária é um tecido mole que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo que se estende da coroa à ponta da raiz dentária.

O tratamento endodôntico é a remoção dessa polpa dentária através de manobras cirúrgicas avançadas que garantem mais rapidez e bem estar aos nossos clientes. Essa remoção é realizada quando existe alguma patologia pulpar, seja ela provocada por cárie, traumatismos ou outros fatores. Ao mesmo tempo em que ocorre a remoção, promovemos também a desinfecção ou esterilização do canal através da irrigação com soluções antimicrobianas e do uso das limas endodônticas, sendo esse processo chamado de preparo biomecânico. Após essa etapa, procedemos à obturação do canal ou do sistema de canais radiculares com material que impede a proliferação microbiana.

Assim, dor ao frio ou ao quente, dor ao toque ou à mastigação, dor espontânea, presença de abcesso ou fístula (bolsa na gengiva), são todos sinais e sintomas que requerem o tratamento especializado do endodontista, permitindo salvar dentes naturais, preservando-os do ponto de vista estético e funcional, que de outra forma seriam extraídos. A maioria dos casos são realizados em uma ou duas consultas. Alguns casos mais raros e complexos podem necessitar de mais tempo.

Para proporcionar um trabalho de excelência, nós da Clínica Odontológica Karine Chaves, recorremos às mais recentes tecnologias, como o uso de sistemas rotatórios, laserterapia, uso de localizadores apicais, obturação termoplática, entre outros.

Liliane A. Mascarenhas Maia

CRO-MG:33.663

 

Cirurgião Dentista/ Especialista em Canais

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação